Atividade

81867 - Comportamento do Consumidor

Período da turma: 09/03/2019 a 23/03/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos: Ao final o participante deverá estar apto a identificar as diferenças e semelhanças do comportamento do consumidor em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, estabelecer ações de marketing para cada um desses mercados.

Ementa: Influências externas e internas que moldam a decisão de compra do consumidor. Processo de decisão de compra do consumidor.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Introdução ao Comportamento do Consumidor
- Necessidades e Motivações
- Percepção do Consumidor
- Personalidade e Comportamento do Consumidor
- Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor
- Atitudes e Mudança de Atitudes
- Influências Sociais e Culturais
- Processo Decisório Individual
- Difusão de Inovações
- Processo Decisório Grupal e Organizacional

Bibliografia
Básica:
SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor. Comprando, possuindo e sendo. 11a Edição. Porto Alegre: Bookman, 2016.

Bibliografia Complementar:
Blackwell, R. D., Miniard, P., Engel, J. F. Comportamento do Consumidor. Cengage Learning, 2011.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Evandro Luiz Lopes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP