Atividade

81526 - Programa de Atendimento na Rede Territorial (assistindo o usuário em Saúde Mental)

Período da turma: 01/09/2018 a 15/12/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
Capacitar o aluno da residência às novas políticas de assistência na rede territorial de assistência à Saúde Mental.

OBJETIVOS:
Instrumentalizar o Enfermeiro às novas políticas segundo as diretrizes do SUS.

1. Conteúdo programático:
- Políticas de Inclusão Social;
- Atendimento nas UBS’s;
- Atendimento no Programa de PSF;
- Atendimentos nos CAPS I, II, III, AD e Infantil;
- Atendimento as Residências terapêuticas no programa “De Volta para Casa”.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Aula expositivo-dialogada;
- Exposição de filme e contextualização;
- Debates e estudo de caso.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
A avaliação se dará pela análise de seminários, cuja confecção pode ser realizada em grupo, de modo individual ou prova de conhecimentos com notas de 0 a 10.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Abbês C, Massaro A. Acolhimento com Classificação de Risco. Associação Beneficiente de Campo Grande. Santa Casa de Campo Grande. Disponível em: http://www.sbcg.org.br/.
Amarante PDC, organizador. Archivos de saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Nau; 2003.
Barros S, Egry EY, O louco, a loucura e a alienação institucional: O ensino de enfermagem psiquiátrica sub judice. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2001.
Brasil. Lei n. 10.216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 09 abr. 2001. Seção 1:3.
Brasil. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [citado em 2009 set. 23]. Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LEI8080.pdf. 1990.
Brasil. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe dobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. [citado em 2009 set. 23] Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8142.htm. 1990.
Brasil. Ministério da Saúde. III Conferência Nacional de Saúde Mental (cuidar sim, excluir não). Efetivando a Reforma Psiquiátrica com acesso, qualidade, humanização e controle social. Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e políticas de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília; 2005.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS. Os centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 a.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Relatório de Gestão 2003-2006: saúde mental no SUS: acesso ao tratamento e mudança do modelo de atenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2009b.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Francisco Lotufo Neto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP