Atividade

80692 - Prática Clínica em Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso I

Período da turma: 01/03/2018 a 29/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento: UBS- Conhecer a estrutura física e a dinâmica de trabalho, conhecer todos os programas do Ministério da Saúde desenvolvidos no local, com enfase na ESF, desenvolver atividades teóricos-práticas referentes ao processo de enfermagem relacionado ao adulto e à pessoa idosa, participação nos diversos grupos de trabalho, prestar assistência de enfermagem relacionada à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos e diagnósticos precoce e tratamento de problemas de saúde na UBS e no domicílio. Intervir e monitorar os problemas e necessidades do adulto, idoso e família na atenção primária, visando a atenção integral e humanizada ãs necessidades de saúde do usuário (pessoas, famílias e grupos) em unidades básicas de saúde.
HU- Unidade de Internação Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, Pronto Socorro Adulto, Ambulatório.
Prestar assistência de enfermagem ao adulto e idoso com afecções cirúrgicas, médicas e ortopédicas; avaliação física, funcional, nutricional e psicossocial do adulto e idoso; avaliação estrutural e de desenvolvimento de famílias para a identificação de necessidades para a intervenção de enfermagem no processo saúde doença; introdução ao raciocínio clínico; acessar o sistema de documentação eletrônica do processo de enfermagem (PROCENF -USP).

Referências:
Bulechek GM, Dochterman J, Butcher H. Classificação das intervenções de enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 944p.

Fischbach F, Duning III MB. Manual de Enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2013.

Guyton AC, Hall JE. Tratado de fisiologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2006.

Johnson M et al. Liga..es entre NANDA, NOC e NIC : diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Moorhead S, Johnson M, Maas ML, Swanson E. Classificação dos resultados de enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 936p.

NANDA Internacional. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2012-2014. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2009.

Springhouse. As melhores práticas de enfermagem: procedimentos baseados em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. 640p.

Wright, LM, Leahey, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5.ed. São Paulo: Roca; 2012.365p.

Carga Horária:

1152 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Adriana Nori
Ana Claudia Tavares de Melo Rosa
Ana Lucia Mendes Lopes
Ariane Oliveira Tartarotti
Carla Moraes
Claudia Moraes
Cleide Maria Caetano Baptista
Cristiane de Lion Botero Couto Lopes
Daniel Malisani Martins
Elisabete Finzch Sportello
Elza Tiemi Kaminaga Oshikata
Fatima Aline de Oliveira Leal
Felícia Hiromi Nomura
Fernanda Ayache Nishi
Flavia de Oliveira Motta Maia
Helena Isuzu Horibe
Isa Rodrigues da Silveira Cabral de Menezes
Juliana Rizzo Gnatta Damato
Karina Sichieri
Marcia de Souza Campos
Marcia Regina Guedes Silva
Maria Filomena Mourao Zotelli
Maria Lúcia Habib Paschoal
Maria Olivia Morassato de Oliveira
Nadia Nasser Follador
Nivia Giacomini Fontoura Faria
Paulo Carlos Garcia
Regiane Faria Machado
Rosângela Tsukamoto
Sandra Mayumi Osawa Fuzii
Talita Raquel dos Santos Cacique
Tatiana de Sá Novato
Tatiane Martins de Matos
Terezinha Hiroko Fujiki Hashimoto
Thaís Batoni Gonçalves de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP