78232 - Gestão de Redes e Serviços em Saúde Mental |
Período da turma: | 06/03/2017 a 28/02/2019
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Descrição: | Objetivos:
1 - Conhecer, em linhas gerais, os dados epidemiológicos existentes entre os diferentes grupos populacionais e contextos loco-regionais. 2 - Discutir a complexidade da questão dos transtornos mentais a partir da concepção biopsicossocial na atenção aos sujeitos e a importância da intersetorialidade na proposição de ações nesse campo Conteúdo programático: 1- Múltiplas Dimensões do Cuidado nas Redes de Atenção à Saúde/RAPS 2- Saúde e Sociedade: a integralidade da assistência no contexto da RAPS 3- O território e a articulação dos itinerários terapêuticos e formativos na RAPS a partir da análise das necessidades sociais e de saúde da população 4- O uso das tecnologias em saúde nas diferentes dimensões do cuidado na RAPS 5- A gestão dos serviços de saúde mental: os dispositivos, ferramentas e arranjos organizacionais como elementos norteadores da organização da produção do cuidado e produção pedagógica na RAPS; 6- O financiamento na Saúde Mental 7- O dimensionamento de estrutura, a composição de equipes, e o planejamento das ofertas e a avaliação nos serviços na RAPS Bibliografia básica: Rivera FJ, Artmann E. Planejamento e gestão em saúde: flexibilidade metodológica e agir comunicativo. Cien. Saúde Colet; 1999; 4(2):355-365. Artmann E, Azevedo CS, Sá MC 1997. Possibilidades de aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. Rio de Janeiro; 1997. Mendes EV. As redes de atenção à saúde no SUS. Belo Horizonte: ESP-MG; 2009. Silva SF, organizador. Redes de Atenção à Saúde no SUS. Campinas: Idisa/ Conasems; 2008. Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 4ª ed. Rio de Janeiro: Uerj/IMS, Abrasco; 2006. p. 39-64. Hartz ZMA, Contandriopoulos A. integralidade da atenção e integração de serviços de saúde: desafios para avaliar a implantação de um "sistema sem muros". Cad Saúde Pública; 2004; 20(2):331-336. Brasil. Secretaria de Atenção à Saúde. HumanizaSUS: acolhimento nas práticas de produção da saúde. 2. ed. Brasília; 2008. (Série B. Textos básicos de Saúde). Brasil. HumanizaSUS: Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular. 2. ed. Brasília; 2008a. (Série B. Textos básicos de saúde). Campos GWS. Clínica e saúde coletiva compartilhadas: teoria paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. In: Campos, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; 2006. Cap.2. Campos GWS. Um método para análise e cogestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições; o método da roda: São Paulo: Hucitec; 2000. Franco TB, Magalhães Jr. H. A Integralidade e as Linhas de Cuidado; in Merhy E.E. et. Al, O Trabalho em Saúde: Olhando e Experienciando o SUS no Cotidiano: São Paulo: Hucitec; 2003. Franco TB, Merhy EE. A produção Imaginária da Demanda e o Processo de trabalho em saúde. In: Pinheiro, R; Mattos, R.A (Org.) Construção Social da Demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPES/UERJ: ABRASCO; 2005. Merhy EE. O uso do fluxograma descritor e projetos terapêuticos para análise de serviços de saúde, em apoio ao planejamento: o caso de Luz (MG). In: Merhy EE. et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano: o debate no campo da saúde coletiva. 3 ed. São Paulo: Huncitec; 2006. p.162. Onocko CRT, Furtado JP, Passos E, Benevides R. Pesquisa Avaliativa em Saúde Mental: desenho participativo e efeitos da narratividade. 1. ed. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores; 2008. v. 1. 420 p. Vecina NG, Malik AM. Gestão em saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. Cecílio LCO. Apontamentos teórico-conceituais sobre processos avaliativos considerando as múltiplas dimensões da gestão do cuidado em saúde. Botucatu: Interface; 2011; 15 (37), pp. 589-599. Franco TB. Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do Sistema de Saúde no Brasil. Comunicação, Saúde, Educação, v.11, n.23, p. 427-438, set/dez; 2007. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
Elisabete Ferreira Mângia |
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