7773 - Psicanálise, Educação e Inclusão Escolar |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Experiências educacionais com crianças psicóticas: a Escola de Bonneuil. Psicanálise e Educação. Educação terapêutica. Psicanálise e Instituições. O desenvolvimento cognitivo da criança psicótica. A escolarização da criança psicótica. Inclusão escolar de crianças psicóticas. Os quatro discursos no trabalho com grupos: bases para a escuta de professores. Escuta de professores inclusivos. O trabalho do Grupo Ponte – LV. Acompanhamento terapêutico escolar. Escrita e alfabetização. Apresentação de um tratamento pela alfabetização. Programa: 07/05/07 - Experiências educacionais com crianças psicóticas: a Escola de Bonneuil Renata Petri 28/05/07 - Psicanálise e Educação Renata Petri 04/06/07 – Educação Terapêutica Maria Cristina Machado Kupfer 18/06/07 – Psicanálise e Instituições Maria Cristina Machado Kupfer 25/06/07 – O desenvolvimento cognitivo da criança psicótica Valéria Amâncio 06/08/07 - A escolarização da criança psicótica Ilana Katz 20/08/07 – A inclusão escolar de crianças psicóticas Fernando Anthero Galvão Colli 27/08/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida Fernando Anthero Galvão Colli 03/09/07 – Os quatro discursos no trabalho com grupos: bases para a escuta de professores Rinaldo Voltolini 17/09/07 - Escuta de professores inclusivos Marise Bartolozzi Bastos 24/09/07 – O trabalho do Grupo Ponte Fernando Anthero Galvão Colli 01/10/07 – Acompanhamento terapêutico escolar Fernando Anthero Galvão Colli 15/10/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida Marise Bartolozzi Bastos 22/10/07 – Escrita e alfabetização Maria Cristina Machado Kupfer 29/10/07 – Apresentação de um tratamento pela alfabetização Maria Cristina Machado Kupfer 05/11/07 – Apresentação de monografias Marize Lucila Guglielmetti 19/11/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida Marise Bartolozzi Bastos 26/11/07 – Apresentação de monografias Cristina Keiko Inafuku 10/12/07 - Apresentação de monografias/encerramento Carina Arantes Faria Bibliografia: BARONE, Leda M. C. De ler o desejo ao desejo de ler. Petrópolis, Editora Vozes, 1993. - BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa, Edições 70, 1987. - CALLIGARIS, C. A Escuta do sintoma social. Anuário Brasileiro de Psicanálise. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1992. - CALLIGARIS, Contardo. Educa-se uma criança? Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1993. - CIFALI, Mireille. Freud pedagogue? Paris, Intereditions, 1982. - CORDIÉ, Annie. Los retrasados no existen. Psicoanalisis de niños com fracaso escolar. Buenos Aires, Nueva Visión, 1994. ( Edição traduzida: Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1996). - DOLTO, F. La etica del Psicoanalisis en niños en instituición. Actas de la Escuela Freudiana de Paris. Barcelona, Petrel, 1980. - DORAY, R. Le desir de savoir. Paris, Denoel, 1989. - Dossiê: Psicanálise e Educação. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com problemas. Ano 2, n. 2. São Paulo, IPUSP, 1997 - Dossiê: Educação e inclusão escolar. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 5, n.9. São Paulo, IPUSP, 2000. - FERNANDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991. - FILIDORO, Norma. Desarollo cognitivo y aprendizaje en niños psicoticos. Escritos de la infancia. F.E.P.I. AnoII – número 3 – 1994. - FREIRE COSTA, Jurandir. Psicanálise e Contexto Cultural. Rio de Janeiro, Campus, 1989. - FREIRE COSTA. Jurandir. Saúde mental: produto da educação? In: Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro, Graal, 1984. - FREUD, Anna. Introdución a la psicoanalisis para educadores. Buenos Aires, Paidós, 1976. - Fundamentos de la pratica en Hospital de Dia. Jornadas Institucionales de Hospital de Dia. Buenos Aires, novembro de 1990. - HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo, Pensamento, 1975. - KUPFER, M.C.M. Desejo de saber. Tese de Doutorado apresentada ao IPUSP. - KUPFER, M.C.M. Relação professor-aluno: uma leitura psicanalítica. Tese de Mestrado apresentada ao IPUSP. - KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação. São Paulo, Scipione, 1988. - KUPFER, M.C.M. Contribuição da Psicanálise aos estudos sobre a família e educação. São Paulo, Revista Psicologia-USP, volume 3, n.1/2, p. 77-82, 1992. - KUPFER, M.C.M. Psicanálise na Escola? Apostila. - KUPFER, M.C.M. El alcance social del Psicoanalisis : reflexiones a partir de una experiencia en Lugar de Vida. Buenos Aires, Psicoanalisis y el Hospital. Ano 3, n. 6 p. 143-149, dezembro de 1994. - KUPFER, M.C.M. A presença da psicanálise na Escola de Bonneuil. São Paulo, Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 15, n. 38, p. 42-47, 1996. - KUPFER, M.C.M. Psicologia e Psicanálise: um ponto de vista lacaniano. Natal, Revista Estudos de Psicologia, v.1, n. 2, p. 287-298, 1996. - KUPFER, M.C.M. Apresentação da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida. São Paulo, Revista Estilos da Clínica, ano 1, n. 1, p. 8-17, 2º semestre de 1996. - KUPFER, M.C.M. A Educação Terapêutica. São Paulo, Revista Estilos da Clínica, IPUSP. Ano 1, n. 2, 1º semestre de 1997. - KUPFER M.C.M. O que toca a/à Psicologia Escolar? In: Marcondes, Adriana e Souza, Marilene, R. (org.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997. - KUPFER, M.C.M. Apresentação. In: Psicologia na Escola: um pouco de História e algumas histórias. Assis, Arte e Ciência, Faculdade de Ciência e Letras da UNESP, p. 7-10, 1997. - KUPFER, M.C.M.;Oliveira, L.G.M.; Guglielmetti, M.L. Lugar de Vida: dez anos depois. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. São Paulo, IPUSP, Ano 5, número 9, 1998. - KUPFER, M.C.M. Afetividade e cognição: uma dicotomia em discussão. Idéias, São Paulo, Revista da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE ( no prelo). - KUPFER, M.C.M. Educação para o futuro. Psicanálise e educação. São Paulo, Escuta, 2000. - LAJONQUIERE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. Petrópolis, Vozes, 1993. - LUZURIAGA, Isabel. La inteligencia contra si misma. Buenos Aires, Psique, 1976. - MANNONI, Maud. Educação Impossível. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977. - MARCONDES MACHADO, Adriana (org.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997. - MILLOT, C. Freud anti-pedagogo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1977. - PATTO, Maria Helena S. Psicologia e Ideologia. São Paulo, Queiroz, 1982. - Primer Congresso Nacional de Practicas Institucionales com Niños e Adolescentes. Encontro y repetición. Buenos Aires, maio de 1992. |
||||
Carga Horária: |
57 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Cristina Keiko Inafuku de Merletti Fernando Anthero Galvao Colli Ilana Katz Zagury Maria Cristina Machado Kupfer Marise Bartolozzi Bastos Marize Lucila Guglielmetti Rinaldo Voltolini Valeria Amancio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |