Atividade

7773 - Psicanálise, Educação e Inclusão Escolar

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Experiências educacionais com crianças psicóticas: a Escola de Bonneuil. Psicanálise e Educação. Educação terapêutica. Psicanálise e Instituições. O desenvolvimento cognitivo da criança psicótica. A escolarização da criança psicótica. Inclusão escolar de crianças psicóticas. Os quatro discursos no trabalho com grupos: bases para a escuta de professores. Escuta de professores inclusivos. O trabalho do Grupo Ponte – LV. Acompanhamento terapêutico escolar. Escrita e alfabetização. Apresentação de um tratamento pela alfabetização.
Programa:
07/05/07 - Experiências educacionais com crianças psicóticas: a Escola de Bonneuil
Renata Petri

28/05/07 - Psicanálise e Educação
Renata Petri

04/06/07 – Educação Terapêutica
Maria Cristina Machado Kupfer

18/06/07 – Psicanálise e Instituições
Maria Cristina Machado Kupfer

25/06/07 – O desenvolvimento cognitivo da criança psicótica
Valéria Amâncio

06/08/07 - A escolarização da criança psicótica
Ilana Katz

20/08/07 – A inclusão escolar de crianças psicóticas
Fernando Anthero Galvão Colli

27/08/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida
Fernando Anthero Galvão Colli

03/09/07 – Os quatro discursos no trabalho com grupos: bases para a escuta de professores
Rinaldo Voltolini

17/09/07 - Escuta de professores inclusivos
Marise Bartolozzi Bastos

24/09/07 – O trabalho do Grupo Ponte
Fernando Anthero Galvão Colli

01/10/07 – Acompanhamento terapêutico escolar
Fernando Anthero Galvão Colli

15/10/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida
Marise Bartolozzi Bastos

22/10/07 – Escrita e alfabetização
Maria Cristina Machado Kupfer

29/10/07 – Apresentação de um tratamento pela alfabetização
Maria Cristina Machado Kupfer

05/11/07 – Apresentação de monografias
Marize Lucila Guglielmetti

19/11/07 – Apresentação e discussão clínico-pedagógica de crianças atendidas no Lugar de Vida
Marise Bartolozzi Bastos

26/11/07 – Apresentação de monografias
Cristina Keiko Inafuku

10/12/07 - Apresentação de monografias/encerramento
Carina Arantes Faria

Bibliografia:
BARONE, Leda M. C. De ler o desejo ao desejo de ler. Petrópolis, Editora Vozes, 1993.
- BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa, Edições 70, 1987.
- CALLIGARIS, C. A Escuta do sintoma social. Anuário Brasileiro de Psicanálise. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1992.
- CALLIGARIS, Contardo. Educa-se uma criança? Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1993.
- CIFALI, Mireille. Freud pedagogue? Paris, Intereditions, 1982.
- CORDIÉ, Annie. Los retrasados no existen. Psicoanalisis de niños com fracaso escolar. Buenos Aires, Nueva Visión, 1994. ( Edição traduzida: Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1996).
- DOLTO, F. La etica del Psicoanalisis en niños en instituición. Actas de la Escuela Freudiana de Paris. Barcelona, Petrel, 1980.
- DORAY, R. Le desir de savoir. Paris, Denoel, 1989.
- Dossiê: Psicanálise e Educação. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com problemas. Ano 2, n. 2. São Paulo, IPUSP, 1997
- Dossiê: Educação e inclusão escolar. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. Ano 5, n.9. São Paulo, IPUSP, 2000.
- FERNANDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.
- FILIDORO, Norma. Desarollo cognitivo y aprendizaje en niños psicoticos. Escritos de la infancia. F.E.P.I. AnoII – número 3 – 1994.
- FREIRE COSTA, Jurandir. Psicanálise e Contexto Cultural. Rio de Janeiro, Campus, 1989.
- FREIRE COSTA. Jurandir. Saúde mental: produto da educação? In: Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro, Graal, 1984.
- FREUD, Anna. Introdución a la psicoanalisis para educadores. Buenos Aires, Paidós, 1976.
- Fundamentos de la pratica en Hospital de Dia. Jornadas Institucionales de Hospital de Dia. Buenos Aires, novembro de 1990.
- HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo, Pensamento, 1975.
- KUPFER, M.C.M. Desejo de saber. Tese de Doutorado apresentada ao IPUSP.
- KUPFER, M.C.M. Relação professor-aluno: uma leitura psicanalítica. Tese de Mestrado apresentada ao IPUSP.
- KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação. São Paulo, Scipione, 1988.
- KUPFER, M.C.M. Contribuição da Psicanálise aos estudos sobre a família e educação. São Paulo, Revista Psicologia-USP, volume 3, n.1/2, p. 77-82, 1992.
- KUPFER, M.C.M. Psicanálise na Escola? Apostila.
- KUPFER, M.C.M. El alcance social del Psicoanalisis : reflexiones a partir de una experiencia en Lugar de Vida. Buenos Aires, Psicoanalisis y el Hospital. Ano 3, n. 6 p. 143-149, dezembro de 1994.
- KUPFER, M.C.M. A presença da psicanálise na Escola de Bonneuil. São Paulo, Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 15, n. 38, p. 42-47, 1996.
- KUPFER, M.C.M. Psicologia e Psicanálise: um ponto de vista lacaniano. Natal, Revista Estudos de Psicologia, v.1, n. 2, p. 287-298, 1996.
- KUPFER, M.C.M. Apresentação da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida. São Paulo, Revista Estilos da Clínica, ano 1, n. 1, p. 8-17, 2º semestre de 1996.
- KUPFER, M.C.M. A Educação Terapêutica. São Paulo, Revista Estilos da Clínica, IPUSP. Ano 1, n. 2, 1º semestre de 1997.
- KUPFER M.C.M. O que toca a/à Psicologia Escolar? In: Marcondes, Adriana e Souza, Marilene, R. (org.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.
- KUPFER, M.C.M. Apresentação. In: Psicologia na Escola: um pouco de História e algumas histórias. Assis, Arte e Ciência, Faculdade de Ciência e Letras da UNESP, p. 7-10, 1997.
- KUPFER, M.C.M.;Oliveira, L.G.M.; Guglielmetti, M.L. Lugar de Vida: dez anos depois. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas. São Paulo, IPUSP, Ano 5, número 9, 1998.
- KUPFER, M.C.M. Afetividade e cognição: uma dicotomia em discussão. Idéias, São Paulo, Revista da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE ( no prelo).
- KUPFER, M.C.M. Educação para o futuro. Psicanálise e educação. São Paulo, Escuta, 2000.
- LAJONQUIERE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. Petrópolis, Vozes, 1993.
- LUZURIAGA, Isabel. La inteligencia contra si misma. Buenos Aires, Psique, 1976.
- MANNONI, Maud. Educação Impossível. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.
- MARCONDES MACHADO, Adriana (org.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.
- MILLOT, C. Freud anti-pedagogo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1977.
- PATTO, Maria Helena S. Psicologia e Ideologia. São Paulo, Queiroz, 1982.
- Primer Congresso Nacional de Practicas Institucionales com Niños e Adolescentes. Encontro y repetición. Buenos Aires, maio de 1992.

Carga Horária:

57 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Cristina Keiko Inafuku de Merletti
Fernando Anthero Galvao Colli
Ilana Katz Zagury
Maria Cristina Machado Kupfer
Marise Bartolozzi Bastos
Marize Lucila Guglielmetti
Rinaldo Voltolini
Valeria Amancio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP