77187 - Política e Gestão em Saúde |
Período da turma: | 01/08/2017 a 01/12/2017
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Descrição: | Detalhamento: Os serviços de saúde pública ou privada demandam profissionais competentes na área da gestão e do gerenciamento com visão integrativa e interdisciplinar e humanizada sobre as questões da saúde e dos usuários dos sistemas de saúde. As ferramentas de gestão devem ser apropriadas por todas as áreas técnicas que compõem a assistência, o ensino e a pesquisa, sob a perspectiva interdisciplinar, respeitadas as peculiaridades de cada uma dessas instâncias. É preciso desenvolver gestão em saúde na perspectiva tecnológica e de recursos humanos capacitados. Conceitos como medicina baseada em evidências, gerenciamento de casos, negociações de protocolos, eficiência e eficácia nos métodos de controle, estabelecimento de metas e gerenciamento de indicadores em saúde, são conceitos implícitos na gestão e no gerenciamento competente. Esta disciplina objetiva capacitar o aluno para gerenciar ou desenvolver processos de gestão com eficiência e eficácia, baseados em métodos científicos, instrumental e técnicas focados na excelência dos serviços de saúde.
Conteúdo Programático: - Conceitos e fundamentos de Gestão em Saúde - Saúde Pública - Saúde Privada - Planejamento estratégico - Estrutura organizacional - Métodos e Processos em Administração em Saúde - Organização, Sistema e Métodos - Gerenciamento de projetos - Processos de comunicação - Gestão e políticas públicas em reabilitação - Métodos de criação e controle de indicadores em saúde e rabilitação - Certificações e Acreditação em serviços de Saúde e de Reabilitação -Administração financeira Bibliografia: Gitman, LJ. Princípios de Administração Financeira. São Paulo, Habra, 2005. Paim JS & Teixeira CF. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço de estado da arte. Rev Saúde Pública, SP, 40 (NEsp): 73-8, 2006. Rivera JU, Artmann E. Planejamento e gestão em saúde: flexibilidade metodológica e agir comunicativo. Ciência & Saúde Coletiva, 4(2): 355-365, 1999. Oliveira DPR. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. ed, São Paulo: Atlas, 2005. Antunes MTP. Controladoria e o capital intelectual: um estudo empírico sobre sua gestão. In: Revista de Contabilidade Financeira, n. 41 p. 21-37, USP, São Paulo, 2006. Albertini AL, Albertini RMM. Aspectos e contribuições do uso de tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006. Potter RE, Turban E, Rainer Jr RK. Adminsitração de Tecnologia da Informação. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. Albuquerque A, Rocha P. Sincronismo Organizacional: Como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007. França F, Leite G. A comunicação como estratégia de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualimark, 2007. Borges LO. Os profissionais de saúde e seu trabalho. São Paulo: Casa do psicólogo, 2005. Siqueira MMM (Org). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. Campos GWS, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para a gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de janeiro, v. 23, nº 2, Fev. 2007. Maximiano ACA. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2004. Puccini PT, Cecílio LCO. A humanização dos serviços e o direito à saúde. Cad. Saúde Pública, v. 20, n.5, 2004. Brasil. Ministério da Saúde. 2004. Política Nacional de Humanização. Deslandes S (Org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. Ministério da Saúde. A Humanização como política transversal na rede de atenção e gestão em saúde: novo momento da Política Nacional de Humanização. Projeto- PNH/2005-2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 9 | ||||
Ministrantes: |
Jurema da Silva Herbas Palomo |
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