Atividade

76893 - Intervenção nutricional educativa

Período da turma: 03/03/2017 a 02/03/2019

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Descrição: Ementa: O ato de educar faz parte do cotidiano de todo profissional que trabalha na área da saúde. A forma como é praticado pode implicar no sucesso ou fracasso de todo um projeto. As atividades educativas (formais ou planejadas) junto aos atores sociais envolvidos no processo de modificar o modo como uma dada sociedade vê, sente, concebe a nutrição devem estar em conformidade com os princípios da ciência da Nutrição e de outras áreas afins. Desta forma, esta disciplina tem como propósito ressaltar e analisar os aspectos teóricos da educação nutricional em diferentes práticas onde a alimentação e a nutrição correspondem ao conteúdo primordial. Ao final das disciplinas os alunos reconhecer os aspectos teóricos das práticas educativas abordadas.

Conteúdo Programático:
-Educação nutricional e a promoção da saúde;
-Representações sociais da dieta, do comer e da comida;
-Teorias e modelos na Educação nutricional;
-Nutrição na escola promotora de saúde;
-Educação e segurança alimentar e nutricional;
-Oficinas de nutrição e atividades em grupo;
-Aconselhamento nutricional: o indivíduo em questão.
Metodologia: Aulas expositivas, seminários em sala de aula.
Recursos Audiovisuais: data show

Bibliografia:
Bogg, M.C.F. (1997).Educação nutricional: passado, presente, futuro. R. Nutr PUCCAMP, Campinas;10 (1): 5-19.
Contento, I. R. C. (2008). Nutrition education : linking research , theory , and practice. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 17, 176-179.
Diez-Garcia, R. W. (2003). Reflexos da globalização na cultura alimentar : considerações sobre as mudanças na alimentação urbana. Revista de Nutrição, 16(4), 483-492.
Diez-Garcia, R. W. & Cervato-Mancuso A. M. (Eds.) (2011). Mudanças alimentares e Educação Nutricional (1st ed., pp. 87-91). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Iuliano, B. A., Cervato-Mancuso, A. M., & Gambardella, A. M. D. (2009). Educação nutricional em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos-SP. O mundo da saúde, São Paulo, 33(3), 264-272.
Morténius, H., Fridlund, B., Marklund, B., Palm, L., & Baigi, A. (2012). Utilization of strategic communication to create willingness to change work practices among primary care staff: a long-term follow-up study. Primary health care research & development, 13(2), 130-41.
Moutinho, A. E., & Cervato-Mancuso, A. M. (2009). Representações sociais na manutenção do peso corporal : o que o discurso revela. Nutrição Brasil, 8(1), 42-51.
Osahug A. (1997). Evaluation of nutrition education programmes: Implications for programme planners and evaluators. FAO. Disponivel em http://www.fao.org/docrep/W3733E/w3733e06.htm
Park, Y., Song, M., Cho, B, Lim, J, Song, W., Kim, S. (2011). The effects of an integrated health education and exercise program in community-dwelling older adults with hypertension : A randomized controlled trial. Patient Education and Counseling, 82, 133-137.
Shah, P., Misra, A., Gupta, N., Hazra, D. K., Gupta, R., Seth, P., Agarwal, A., et al. (2010). Improvement in nutrition-related knowledge and behavior of urban Asian Indian school children. British Journal of Nutrition, 1-10.
Silva, M.M.S., Campos, M.T.F. (2003). Segurança alimentar e nutricional na atenção básica em saúde. Viçosa: UFV.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Ana Maria Dianezi Gambardella


 
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