76874 - Educação em Saúde |
Período da turma: | 02/03/2017 a 01/03/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
- Processo educativo como processo de trabalho dos profissionais da saúde - Conceito e aplicação de educação em saúde no referencial do SUS - Planejamento como instrumento da ação educativa - Objetivos educacionais - Avaliação da aprendizagem Metodologia: exposição dialogada; dramatização; simulação; dinâmica de grupo. Recursos Audiovisuais: multimídia. Referências: Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra,1996 (Coleção leitura). Oliveira MA de C. Educação em saúde: uma estratégia no processo ensino aprendizagem. Rev.Bras em Saúde. V.3, n.1/4. p. 130-34,1994. Parra N. Técnicas áudio visuais de educação. São Paulo, Edibell, 1972. Peduzzi M. Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde. Trabalho, Educação e Saúde. V1, n1,p75-91,2003. Sancho JM. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, Artmed,1998. Vasconcelos EM. Educação popular nos serviços de saúde. São Paulo, Hucitec 1989. Veiga PA (org.) Técnicas de ensino: por que não. Campinas, Papirus, 1996. Takahashi RT, Fernandes M de FP. Plano de aula: conceito e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem, v.17 ,p.114-18,2004. Anastasiou GC, Alves LP. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.7 ed. Joinville, SC: UNIVILLE,2006. Chiesa AM, Nascimento DDG do, Bracialli LAD, Oliveira MAC de, Ciampone MHT. A formação de profissionais de saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enfermagem (UFPR), v.12, p.236-240,2007. Libâneo JC. Didática. São Paulo, Cortez,1994. Masetto MT Didática: a aula como centro. São Paulo FTD, 1994. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 2 | ||||
Ministrantes: |
Maria Paula Siqueira de Melo Peres |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |