75742 - Qualidade Total |
Período da turma: | 29/01/2019 a 23/04/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados.
Programa: •Histórico e Conceitos Básicos •Dimensões e Definições de Qualidade •Qualidade do Produto, do Processo e da Organização •Clientes Internos e Externos •Estratégia da Empresa e a Qualidade Total •Qualidade e Produtividade •Nova Missão da Administração •Expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.) •Visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade •Prêmios da Qualidade. Bibliografia : - Apostila elaborada pelos Profs.; - Critérios de Excelência, FPNQ, 2003; - Estudo de Caso “iBio”, FPNQ,2003; - Garvin, D.A. O que realmente significa “Qualidade do Produto”. Harvard Business Review, Harvard University, 1986; - Ishikawa, K. Introduction to Quality Control. 3 Ed. Tokyo, 3A Corporation, 1990; - Juran, J.M. Juran na Liderança pela Qualidade. São Paulo, Editora Pioneira, 1990; - Juran, J.M. Qualidade desde o Projeto. São Paulo, Editora Pioneira, 1994; - Kondo, Y. Motivação Humana : Um fator-chave para o Gerenciamento. São Paulo. Ed. Gente, 1994; - Miyake, D.Y. Programas de Melhoria da Produtividade e Qualidade: Um Estudo Comparativo dos Modelos “Just-in-Time”(JIT), “Total Quality Control”(TQC) e “Total Productive Maintenance”(TPM). Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo,1993; - Tomita, A. Gestão Participativa e suas Implicações para a Qualidade Total: A Experiência das Empresas. In Gestão participativa para Qualidade e Produtividade: Estratégias de Recursos Humanos para o ano 2000. São Paulo. EPUSP. 1993; |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Adherbal Caminada Netto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |