74629 - NETP-Estudo de temas específicos da área |
Período da turma: | 01/03/2018 a 28/02/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
Objetivo: Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos. Possibilitar a transposição de conceitos para a prática profissional a fim de que possam reconhecer seus diferentes aspectos e características. Metodologia: Apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, palestras, seminários, encontros, estudo autodirigido. Conteúdo programático: Conhecimento e avanços sobre o tratamento das deficiências auditivas, fissura labiopalatina e anomalias relacionadas. Estratégias e ferramentas para cuidadores/familiares de pessoas com deficiência auditiva. Habilidades educativas parentais e profissionais. Sistema de Avaliação: Participação nas aulas. Estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. Seminários. Bibliografia: ABRAMIDES, D.V.M. Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem. In: LAMONICA, D.A.C. Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos. São José dos Campos: Pulso, p.29-41, 2008. AGUIAR, E. Desenho livre Infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-papers Serviços editoriais Ltda, 2004. 112 p. ANGERAMI, V.A.(org). Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 158p. BARALDI, D.M.; SILVARES, E.F.M. Treino de HS em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Analise empírica de uma proposta de atendimento. In Del Prette, A.; Del Prette, Z.A.P. (Orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, Avaliação e Intervenção. Campinas: Alínea, p. 235-258, 2003. BERGAMINI, C. Motivação: uma viagem ao centro do conceito. 2002. Disponível em: BEUTLER, L. E.; HARWOOD, T. M. What is and can be attributed to the therapeutic relationship? Journal of Contemporary Psychotherapy, v. 32, p. 25-33, 2002. BISOL, C.A.; SIMIONI,J.,SPERB,T. Contribuições da Psicologia brasileira para o estudo da surdez. Psicol. Reflex. Crit.v.21, n.3. Porto Alegre, 2008. BOLSONI-SILVA, A.T. et al. Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Práticas educativas parentais e educação especial. v.6, n.2, p.265-282, 2010. BOLSONI-SILVA, A,T.; Marturano, E.M.; Silveira, F.F. Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora, 2006. BOSCOLO, C.C.; SANTOS, T.M.M.S. A deficiência auditiva e a família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição. Distúrbios da Comunicação. v.17, n.1, p.69-75, 2005. CERON, Mariana. Habilidades de Comunicação: Abordagem Centrada na Pessoa. Disponível em: DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais. Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001. DEL PRETTE, Z.A.P., BANDEIRA, B., DEL PRETTE, A. (orgs.). Estudo sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo:Casa do Psicólogo, 2011. DEL PRETTE, A.; PEREIRA, C. S. Procedimentos de observação em situações estruturadas para avaliação de habilidades sociais profissionais de adolescentes. Revista Psicolog, n. 1, p. 55-67, 2008. FORGUIERI,Y.C. Aconselhamento terapêutico: origens, fundamentos e prática. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 150p. FUZIKAUA, Alberto Kazuo. O Método Clínico Centrado na Pessoa: um Resumo. Disponível em: GOMIDE, P.I.C. Estilos parentais e comportamentos anti-sociais. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões Conceituais, Avaliação e Intervenção. Campinas: Alínea, p. 21-60, 2003. GRACIANO, M. I. G.; et al.. Ações de intercâmbio técnico-científico da Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatal. Serviço Social & Saúde, v. 6, p. 89-116, 2007. GRACIANO, M. I. G.; TAVANO, L. D.; BACHEGA, M. I. Aspectos psicossociais da reabilitação. In: TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p.311-333. LUTERMAN, D.M.; ROSS, M. When your child is deaf: a guide for parents. Parkton: York Press, 1991. 182p. MARCELLI, D.; COHEN,D. Infância e Psicopatologia.8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 600p. MESQUITA, S. T. ; RUSSO, N. ; CANTEIRO, E.B. . A Empresa e o Terceiro Setor. Serviço Social e Realidade (UNESP/Franca), Ribeirão Preto, v. 12, n.2, p. 145-152, 2003. MILLER, W. R., ROLLNICK, S. Motivational interviewing: preparing people for change. 2. ed. New York:The Guilford Press, 2002. MILLER, W. R.; ROSE, G. S. Motivational Interviewing in Relational Context. American Psychologist, v. 65, n. 4, p. 298-99, 2010. MILLER, W. R., ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Atmed, 2001. PARKES,C.M. Amor e perda: raízes do luto e suas complicações. São Paulo: Summus Editorial, 2009. 446p. PICCINI, C.A.; MORA, M. L.(org.). Observando a interação pais-bebê-criança. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 287p. PROCHASKA, J.O., DiCLEMENTE, C. C. 1982. Transtheoretical therapy: toward a more integrative model of change. Psychother Theor Res Pract., v.19, n.3, p. 276-88. PROCHASKA, J. O. Decision Making in the Transtheoretical Model of Behavior Change. Med Decis Making, v. 28, n. 6, p. 845-49, 2008. RODRIGUES, O.M.P.R. et al. Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença? Revista Pensando Famílias. v.14, n.1, p.141-162, 2010. ROMERO, E. Estações no Caminho da vida. São José dos Campos: Della Bídia Editora, 2010. 201p. ROMERO, E. O Encontro de Si na Trama do Mundo: personalidade, subjetividade e singularidade. São José dos Campos: Della Bídia Editora, 2011. 252p. SILVERMAN, J.; KURTZ, S.; DRAPER, J. Skills for communicating with patients. London:Radcliff Publishing, 2013. STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. 2. ed., Porto Alegre:Artmed, 2010. |
||||
Carga Horária: |
140 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Dagma Venturini Marques Abramides Mariani da Costa Ribas Midori Otake Yamada Salimar Estilac Sandim Demétrio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |