Atividade

73821 - Consumo alimentar de populações

Período da turma: 03/03/2015 a 17/04/2015

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Descrição: Faz parte da avaliação nutricional a avaliação antropométrica, bioquímica e dietética. Avaliar o consumo alimentar de indivíduos e populações é tarefa complexa envolvendo aspectos socioculturais, demográficos e metodológicos. A seleção entre métodos qualitativos e/ou quantitativos depende da população a ser estudada, dos objetivos do estudo e dos recursos humanos e materiais disponíveis. Os resultados dos estudos de avaliação do consumo alimentar são utilizados na predição de riscos nutricionais específicos, para formulação de políticas públicas e proposta multidisciplinar de intervenções nutricionais.

Conteúdo Programático:

1. Importância do estudo do consumo alimentar;
2. Métodos quali-quantitativos de avaliação do consumo alimentar;
3. Determinantes do consumo alimentar; Padrão, estrutura, comportamento e atitudes alimentares;
4. Métodos e instrumentos de apoio para análise de pesquisas de consumo alimentar;
5. Práticas alimentares e aproveitamento dos nutrientes. Efeito da evolução do padrão alimentar de populações: níveis de renda e o poder de compra. Características da alimentação de grupos específicos em função das recomendações e biodisponibilidade dos nutrientes;
6. Avaliação do consumo alimentar nacional e intervenção multidisciplinar em nutrição em Saúde Pública. A indústria de alimentos e mudanças nos padrões alimentares. Perspectivas decorrentes das intervenções nutricionais no controle de deficiências.


Bibliografia:

1. Pereira RA et al. How many 24-hour recalls or food records are required to estimate usual energy and nutrient intake? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(11):2101-2111, nov, 2010.

2. Gigante DP et al. Dietary assessment in the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort study: comparing energy intake with energy expenditure. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(11):2080-2089, nov, 2010.

3. Cardoso MA et al. Assessing the validity of a food frequency questionnaire among low-income women in São Paulo, southeastern Brazil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(11):2059-2067, nov, 2010.

4. Arcan, C; Kubik, MY; Fulkerson, JA; Davey, C; Story, M. Association Between Food Opportunities During the School Day and Selected Dietary Behaviors of Alternative High School Students, Minneapolis/Saint Paul, Minnesota, 2006. Preventing Chronic Disease, Public Health Research, practice and policy 8(1): 1-8, jan, 2011.

5. Dwyer, J. T. Diretrizes dietéticas – Perspectivas americanas. In: SHILS, M.E.; OLSON, J.A.; SHIKE, M. Modern nutrition health and disease. Philadelphia, Lea & Febiger, p. 1796 –1810; 2009.

6. Aquino, RC, Egashira EM, Philippi ST. Análise do consumo alimentar em indivíduos e populações. In: Tirapegui J; Ribeiro SML. Avaliação nutricional: teoria e prática, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2009.

7. Egashira EM, Aquino, RC, Philippi S. Ttécnicas e métodos para a avaliação do consumo alimentar. In: Tirapegui J; Ribeiro SML. Avaliação nutricional: teoria e prática, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2009.

8. Alvarenga M, Philippi ST. Estrutura, padrão, consumo e atitude alimentar: conceitos e aplicações nos transtornos alimentares. In: Alvarenga M, Scagliusi FB, Philippi ST. Nutrição e transtornos alimentares. Barueri, SP: Manole, 2011.

9. BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa nacional de demografia e saúde da criança e da mulher PNDS, 2006: dimensões do processo reprodutivo e da saúde da criança/Ministério da Saúde, CEBRAP, 2009

10. BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. IBGE, 2010

11. Szarfarc, S.C. Políticas públicas para o controle da anemia ferropriva. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2010: 32 (2 supl): 2-7.

12. Philippi, S.T. Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da Nutrição / organizadora Sonia Tucunduva Philippi, Barueri, SP; Manole, 2008.- (guias de nutrição e alimentação).

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 5
 
Ministrantes: Sonia Tucunduva Philippi
Sophia Cornbluth Szarfarc


 
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