Atividade

71189 - Telemedicina

Período da turma: 01/03/2016 a 28/02/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Os alunos terão conhecimento dos recursos tecnológicos existentes para prover serviços mediados por tecnologia, e serão treinados com conhecimentos que facilitarão a avaliação e desenvolvimento projetos envolvendo a aplicação da telemedicina e telessaúde como recurso de educação, assistência e pesquisa multicêntrica à distância. Aspectos éticos, estratégias de implementação e sustentabilidade de processos completarão a formação básica. Os alunos serão habilitados a: 1) estruturar uma aula baseada no modelo de teleducação interativa baseada na Internet, usando o Tutor Eletrônico; 2) elaborar casos clínicos integrados a leituras complementares e referências bibliográficas como aprendizado baseado em problema; 3) usar o sistema de ambulatório virtual e/ou webconferência para fins de segunda opinião formativa baseada na Internet; 4) conhecer as principais estratégias e recursos que propiciem o desenvolvimento de protocolos multicêntricos através da Internet; 5) ter experiência em fazer videoconferência como recurso de interação online à distância; 6) familiarizar-se com as principais opções de tecnologias computacionais portáteis e sistemas de telecomunicação para implementação de unidades móveis de teleassistência; 7) familiarizar-se com opções de banco de dados e conceitos de Datawarehouse e Datamining (gestão de informação); 8) verificar como são feitos os modelos de iconografia didática baseada em modelagem 3D (Projeto Homem Virtual); 9) usar o ambiente interativo para promover treinamento de não médicos em prevenção de doenças; 10) conhecer o projeto de Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde (Telemedicina e Telemática aplicada à Atenção Primária); 11) familiazar-se com Design de Comunicação Educacional.

Conteúdo programático:
Aulas Teóricas - Temas a abordar: "Telemedicina: princípios e tecnologias"; "Internet e Medicina: Presente e Futuro"; "Internet e Educação Médica", "Segurança da informação eletrônica", "Gestão da Informação Médica", "Medicina Baseada em Evidência e teleassistência", "Iconografias educacionais dinâmicas", “Design de Comunicação Educacional” e "Ética de Informação Médica na Internet". Aulas Práticas - serão ministradas: A) Treinamento no uso de lista de discussão para organizar fóruns de debates; B) Treinamento no uso do Ambulatório Virtual e webconferência para implementação do Aprendizado Baseado em Problema e promoção da segunda opinião formativa através da Internet; C) Treinamento em máquina fotográfica e filmadora digital como recurso para documentação clínica; D) Noções básicas para tratamento de fotos e imagens digitais; E) Treinamento em pesquisa de literatura cientifica através da Internet; F) Demonstração prática do uso de videoconferência; G) Familiarização no uso do Tutor Eletrônico para estruturação de um curso interativo baseada na Internet; H) Realização de media training em videoconferência. Programas a serem desenvolvidos pelos alunos em horas de estudos: 1) Aula ou caso clínico, com objetivos bem definidos, disponibilizado na Internet ou Intranet; 2) Auto-avaliação interativa baseada no tema anterior, com testes de múltipla escolha, respostas e referências; 3) Padronização e criação de formulários para envio de casos clínicos pela Internet; 4) Estudo de como desenvolver protocolos científicos baseados na Internet.

Bibliografia:
1Assinatura dos periódicos Journal of Telemedicine and Telecare, Telemedicine Journal and e-Health ambos indexados no Medline, e disponíveis para os alunos durante o curso.
Rashid L. Bashshur, Jay H. Sanders, Gary W. Shannon. Telemedicine: Theory and practice. / Editores:. Editora: Charles C Thomas Publisher Ltda. Springfield – Illinois – USA.
Joe Tidd, John Bessant, Keith Pavitt. Gestão da Inovação, 3ª edição. Editora Bookman, Porto Alegre.
Cadernos de Atenção Básica – Vigilância em Saúde, 2ª edição revisada – Dengue, Esquistossomose, Hanseniase, Malária, Tracoma e Tuberculose. Ministério da Saúde, 2008.
Isabel Amélia Costa Mendes, Emilia Campos Carvalho. Comunicação como meio de promover saúde. 7º SIBRACEN (Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem), FIERP, 2000, Ribeirão Preto.
Eduardo Massad, György Miklós Böhm, Chao Lung Wen, Paulo Sérgio Panse Silveira. O universo da informática e o ensino médico. Educação Médica.
Tsao H, Rogers G, Sobre A. An estimate of the annual direct cost of treating cutaneous melanoma. J. Am. Acad. Dermatol. 1998; 38(5):669-80.
Chao Lung Wen, Paulo S.P. Silveira, György M. Böhm (1999) Telemedicine and Education in Brazil. Journal of Telemedicine and Telecare 5(2):137-8.
Chao Lung Wen, Paulo S.P. Silveira, Raymundo S. Azevedo, György M. Böhm (2000) Internet discussion lists as an educational tool. Journal of Telemedicine and Telecare 6(5):302-4.
Bashshur RL, Reardon TG, Shannon GW. Telemedicine: a new health care delivery system. Annu. Rev. Public. Health 2000; 21:613-37.
Chao Lung Wen. Ambiente computacional de apoio à prática clínica. [tese] apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; São Paulo; 2000.
György Miklós Böhm, Paulo Sérgio Panse Silveira, Raymundo S. Azevedo Neto, Chao Lung Wen. Telemedicina em Emergências. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2001;11(2):499-504.
Kuchenbecker J, Dick HB, Schmitz K. Use of Internet technologies for data acquisition in large clinical trials. Telemed. J. e-Health 2001; 7(1):73-6.
Flavia Rossi, Denise Andreazzi, Chao Lung Wen. Development of a Web site for Clinical Microbiology in Brazil. Journal of Telemedicine and Telecare, 2002; 8(S2):14-17.
Marcela Rocha de Oliveira, Chao Lung Wen, Cyro Festa Neto, Paulo Sérgio Panse Silveira, Evandro A. Rivitti, György Miklós Böhm. Web Site for Training Nonmedical Health-Care Workers to Identify Potentially Malignant Skin Lesions and for Teledermatology. Telemedicine Journal and e-Health, 2002; 8(3):323-332.
Chao Lung Wen, Mauro Y. Enokihara, Paulo Sérgio Panse Silveira, Sandra Rodrigues Gomes, György Miklós Böhm. Telemedicine model for training non-medical persons in the early recognation of melanoma. Journal of Telemedicine and Telecare, 2003;9:S1:4-7.
Chao Lung Wen, Tânia F. Cestari, Lucio Bakos, Marcela Rocha de Oliveira, Hélio A. Miot, György Miklós Böhm. Evaluation of na Internet-based tedermatology system. Journal of Telemedicine and Telecare, 2003; 9:S1:9-12.
Massad E, Marin HC, Azevedo Neto RS, Lira ACO, Rocha AF, Leão BF, Chao LW, Ferreira DP, Zanetta DMT, Böhm GM, Novaes HMD, Moura Jr LA, Amaral MB, Silveira PSP, Furie SS, Levy S, Tachinardi U, Rodrigues RJ. O prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico - Editores Massad E, Marin HC, Azevedo Neto RS, Março 2003.
Chao Lung Wen. Modelo de ambulatório virtual (cyber ambulatório) e tutor eletrônico (cyber tutor) para aplicação na interconsulta médica, e educação à distância mediada por tecnologia. [tese] apresentada à Faculdade deMedicina, Universidade de São Paulo; São Paulo; 2003.
Kavamoto CA, Chao LW, Battistella LR, Böhm GM. A Brazilian model of distance education in physical medicine and rehabilitation based on videoconferencing and internet learning. Journal of Telemedicine and Telecare, 2005; 11:S1:80-82.
Taleb AC, Böhm GM, Avila M, Chao LW. The efficacy of telemedicine for ophthalmology triage by a general practitioner. Journal of Telemedicine and Telecare, 2005; 11:S1:83-85.
Malmström MFV, Marta SN, Böhm GM, Wen LW. Homem Virtual: modelo anatômico 3D dinâmico aplicado para educação em odontologia. Revista da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), Belo Horizonte, 2004; 4(1):87.
Veronezi MC, Sgavioli CAPP, Böhm GM, Wen LW. Cybertutor: educação mediada por tecnologia na odontologia. Revista da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), Belo Horizonte, 2004; 4(1):88.
Miot HA, Paixão MP, Wen CL. Teledermatologia – Passado, presente e futuro. Anais Brasileiro de Dermatologia, 2005; 80(5):523-32.
Chao LW. Telemedicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Telessaúde – um instrumento de Suporte Assistencial e Educação Permanente. Editora UFMG, 247-256, novembro 2006.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Ana Maria Dianezi Gambardella


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP