Atividade

68927 - Rede de Suporte Social e Cuidados Paliativos: ênfase no cuidado ao idoso e ao paciente com câncer

Período da turma: 02/03/2015 a 28/02/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Avaliação de rede de suporte social mediante teorias vigentes, aspectos sociais do cuidado em rede: proposta, dificuldades e possibilidades. Análise teórica e prática da suficiência e insuficiência das redes de suporte social com ênfase na atenção ao idoso. Análise de instrumentos validados.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno na identificação, estudo e possível mobilização das redes de suporte social. Instrumentalizar o aluno para junto com paciente e família propor a construção de redes de suporte ao cuidado como forma de facilitar ou viabilizar o cuidado ao paciente em cuidados paliativos.
Metodologia de ensino: Aulas teóricas expositivas, aulas dialogadas, atividades em grupo, discussão de casos, organização de seminários sobre temas específicos.
Metodologia de avaliação: Discussão de um caso e entrega de relatório de estudo de caso contendo análise sobre rede de suporte social mediante escolha de um instrumento validado dentre os abordados nas aulas expositivas.

Bibliografia:
Alves, Marta dos Reis et al. Rede de suporte social a pessoas idosas com sintomas depressivos em um município do nordeste brasileiro. Rev. De Pesquisa: Cuidado é fundamental [online]. 2013, 5, n.2, abril/junho, 2013. BIREME.
DOMINGUES, Marisa Accioly; ORDONEZ, Tiago Nascimento; LIMA-SILVA, Thaís Bento; TORRES, Maria Juliana; BARROS, Thabata Cruz; FLORINDO, Alex Antônio.
Redes de relações sociais dos idosos residentes em Ermelino Matarazzo, São Paulo: um estudo epidemiológico. Rev. Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
[online]. 2013, v.01, n.16, janeiro/março, 2013. BIREME.
_________________________. Avaliação social e contexto domiciliar. In DUARTE, Yeda Ap. de Oliveira & DIOGO, Maria José D. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Ed. Atheneu, 2000, p. 180-185.
FREITAS, Rita C. S. Em nome dos filhos, a formação de redes de solidariedade: algumas reflexões a partir do caso Acari. in Serviço Social & Sociedade, ano XXIII, no 71. São Paulo: Cortez, 2002, p.80- 101.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Letícia Andrade da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP