68836 - Sistema de Saúde no Brasil |
Período da turma: | 01/03/2016 a 28/02/2018
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Descrição: | Ementa:
A disciplina propõe a apresentação e discussão crítica do processo saúde-doença, bem como analisar a evolução dos conceitos em Saúde e sobre o desenvolvimento da atenção em Saúde, de modo a possibilitar a reflexão sobre a criação de serviços de assistência, como resultado do desenvolvimento das políticas sociais e de saúde, em particular no sistema público. Busca apresentar o desenvolvimento, organização e estruturação do Sistema Único de Saúde no Brasil, por meio da colocação dos níveis de atenção, os equipamentos disponíveis no sistema, os princípios e diretrizes do SUS. Visa discutir a legislação em Saúde e as Normas Operacionais. Discute a caracterização da organização hospitalar e propriedades da rede de atenção, analisando criticamente os sistemas de Saúde, a Política Nacional de Humanização como formas de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão na Saúde, a partir da reforma sanitária. Visa estudar as principais características do quadro sanitário brasileiro e adequar conhecimentos epidemiológicos necessários para a avaliação do diagnóstico, prognóstico e tomada de decisão na assistência à saúde. Conteúdo Programático: Processo Saúde – Doença A política de saúde como parte das políticas sociais no Brasil: história, conceitos, desenho e abrangência assistencial. Reforma Sanitária Histórico e desenvolvimento do SUS: a Saúde na Constituição Federal de 1988 Organização e Estrutura do SUS: Princípios e Diretrizes do SUS Legislação e Normas Operacionais Programas e ações de Saúde Política Nacional de Humanização Níveis de Atenção e a hierarquização das ações e serviços de assistência médica: Níveis de atenção à saúde: atenção básica, de média e de alta complexidades. Intersetorialidade em saúde e na atenção da pessoa com deficiência. Rede de referência e contra referência em saúde e na atenção da pessoa com deficiência. Políticas Públicas de Saúde e Pactos pela Saúde A Saúde Complementar e Suplementar Financiamento e Emenda Constitucional 29 Aspectos epidemiológicos: Epidemiologia Clínica e Medicina Baseada em Evidências Indicadores em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde Caracterização das tendências em Saúde: Inovação e incorporação tecnológica em Saúde Metodologia de ensino: Exposição dialogada. Exercícios. Discussão e atividades em grupo. Leitura e análise crítica de material bibliográfico. Recursos Audiovisuais: Multimídia / Lousa Referências Bibliográficas: • Amorim MCS, Perillo EBF. Para entender a saúde no Brasil 3, LCTE Editora, 2009. • BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. • BRASIL, Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. • Cohn A, Elias PE. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo, Cortez, 2001. • CAMPOS, G.W.S. Reforma Política e Sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão? Ciência e Saúde Coletiva v. 12 n.2 p. 301-306, 2007. • CQH - Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar: www.cqh.org.br. • FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Rumo à Excelência. Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional – Ciclo 2008. São Paulo: FNQ; 2008. Disponível em: www.fnq.org.br. • Goulart FA. Cenários Epidemiológicos, Demográficos e Institucionais para os Modelos de Atenção à Saúde. Informe Epidemiológico do SUS, 8: n.º 2, abr/jun 1999. • GIOVANELLA, L. et al (orgs) Políticas e Sistema de Saúde. RJ/SP: Fiocruz/CEBES, 2009. • PNGS – Prêmio Nacional de Gestão em Saúde www.cqh.org.br/pngs. • OLIVER, F.C. Saúde mental e saúde da pessoa com deficiência: estudo do processo de incorporação da assistência pelos serviços municipais de saúde numa região de São Paulo (1989-1995). São Paulo, 1998. Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP. • RADIS Comunicação em Saúde. História da Saúde Pública – Epidemias. n.24, p.14-28, 2004. www.ensp.fiocruz.br/radis. • The World Health Report 2002 - Reducing risks, promoting healthy life. • The World Health Report 2008 - Primary health care: now more than ever. • WHO. The World Health Reports: Making a Difference, 1999 (www.who.int). |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 11 | ||||
Ministrantes: |
Linamara Rizzo Battistella |
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