68834 - Processos de Inclusão e Exclusão Social |
Período da turma: | 01/03/2016 a 28/02/2018
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Descrição: | Ementa: A disciplina objetiva alcançar a compreensão sobre o conceito de inclusão e exclusão social a partir da formação sociocultural brasileira. Estimula discussão e a reflexão quanto à exclusão de pessoas com deficiências físicas incapacitantes na família e na sociedade. Busca promover a compreensão dos valores institucionais pautados no desenvolvimento das potencialidades e da emancipação das pessoas com deficiência. Promove a habilidade dos alunos no sentido de compreender a realidade social e cultural nos processos de exclusão e inclusão social das pessoas com deficiências. Apresenta as políticas públicas de acessibilidade, promoção, inclusão social e direitos constitucionais nas Esferas Federal, Estadual e Municipal. Busca habilitar os alunos para identificar processos de Exclusão Social nos vários setores que compõe o cotidiano da vida em sociedade.
Conteúdo Programático: Aspectos filosóficos, históricos e conceituais dos processos de exclusão e inclusão da pessoa com deficiência A inclusão inserida no contexto das Políticas Públicas Inclusão e acessibilidade Inclusão social e o princípio da diversidade Construção compartilhada de práticas inclusivas Inclusão da pessoa com Deficiência Inclusão e atenção integral à saúde. A pessoa com deficiência e o exercício da cidadania. METODOLOGIA: Atividades Docentes: Aula expositiva com recurso visual, Leitura dirigida, Discussão e síntese. Atividades discentes: Leitura de texto, Debate, levantamento de questões. Avaliação: Trabalho escrito sobre a temática. RECURSOS AUDIOVISUAIS BIBLIOGRAFIA CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998. ______. Da indigência, à exclusão, a desfiliação: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: Saúde e Loucura - Grupos e Coletivos, nº4. São Paulo: Ed. Hucitec, 1994 SASSAKI, Romeu Kazumi. Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro, ed. WVA, 1997. A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com deficiência – CORDE, Secretaria dos Direitos Humanos, 2008. BATTINI, O, SUAS Sistema Único de Assistência Social em debate, CIPEC, CNPq, 2007, SP. CRESS SP. Legislação Brasileira para o Serviço Social: Coletânea de Leis, decretos e regulamentos para instrumentação da (o) Assistente Social. São Paulo, CRESS-SP, 2004. GOUVEIA, R Saúde Pública, Suprema Lei: A nova legislação para a conquista da saúde, São Paulo: Mandacaru, 2000. ______. ______. ______. Educação inclusiva: documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2005b. FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin. Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. São Paulo, SP, ed. Max Limonad, 1997. SAWAIA, B. Introdução: exclusão ou inclusão perversa. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da exclusão - análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2005. LAVRADOR, M.C.C., Processo de Exclusão e Inclusão Social,In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalização. São Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 11 | ||||
Ministrantes: |
Linamara Rizzo Battistella |
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