Atividade

68829 - Intervenção da Equipe Interdisciplinar na Reabilitação

Período da turma: 01/03/2016 a 28/02/2018

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Descrição: Ementa:
Desenvolver a reflexão crítica e analítica sobre os conceitos de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade na perspectiva da saúde e reabilitação no âmbito de ensino e pesquisa. Refletir sobre a natureza da interdisciplinaridade nas bases do conhecimento para o exercício clínico em reabilitação, tanto na prática profissional, quanto na produção de novos conhecimentos. Desenvolver a reflexão sobre os paradigmas da saúde, considerando os conceitos e a necessidade do trabalho em equipes integradas e articuladas com foco em paradigmas universais sobre a concepção humana e sobre a concepção do binômio saúde e doença. Identificar as possibilidades de integração profissional e articulação dos saberes e fazeres para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde, especialmente no âmbito da reabilitação.
Serão focados nos processos de reabilitação conceitos teóricos e práticos sobre: medicina em reabilitação, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e condicionamento físico.

Conteúdo Programático:
1. Bases epistemológicas do conhecimento interdisciplinar

2. Relações do trabalho interdisciplinar e características das relações profissionais

3. Serviço Social na Reabilitação
Atuação do assistente social na equipe interdisciplinar em regime ambulatorial e internação.
Aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no processo e na adesão do paciente/família frente ao programa de reabilitação.
Conceitos quanto às mudanças sociais decorrentes à instalação da deficiência;
Ações educativas de abordagens individuais e em grupos.

4. Medicina em Reabilitação

5. Psicologia na Reabilitação
A apresenta as diversas possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar na área de Reabilitação e sua interface com a equipe multidisciplinar. Tendo como foco o adoecer e a instalação da deficiência e o consequente sofrimento emocional gerado no paciente e família, frente as alterações físicas, psíquicas e sociais advindas deste processo

6. Fisioterapia na Reabilitação
• A disciplina estuda aspectos da atuação Fisioterapêutica em diferentes cenários da Reabilitação. Pretende desenvolver uma visão abrangente e multidimensional em relação à atuação do Fisioterapeuta na reabilitação da pessoa com deficiência.
• Apresentação dos Aspectos Relevantes da gestão do Serviço de Fisioterapia na Assistência de Reabilitacão em regime ambulatorial e de internação.
• Atualização Metodológica e Tecnológica na área. Atuação do Fisioterapeuta na Equipe Multiprofissional.

7. Terapia Ocupacional na Reabilitação
• Atuação do terapeuta ocupacional na equipe multiprofissional: ambulatorial e internação
• Conceitos em Atividades de Vida Diária: atividades básicas e instrumentais
• Fundamentos sobre análise de atividade: a atividade como instrumento do terapeuta ocupacional
• Conceitos Básicos em Tecnologia Assistiva: Dispositivos Auxiliares, Órteses de MMSS e adaptações (indicação, elaboração e confecção)
• Adequação Postural e Indicação de Cadeira de rodas
• Papel da Terapia Ocupacional em Oficinas Terapêuticas
• Recursos e avanços tecnológicos na reabilitação: Terapia Robótica e seus efeitos no controle motor de Membros Superiores e a utilização da Realidade Virtual como Instrumento de Intervenção da Terapia Ocupacional

8. Nutrição na Reabilitação
Introdução – Componentes da avaliação nutricional;
Composição corporal – Dobras cutâneas, antropométria e circunferências;
Parâmetros bioquímicos;
Consumo alimentar – Métodos e softwares;
Atualidades em avaliação nutricional;
Aplicabilidade em Reabilitação;
Cálculo das necessidades nutricionais;
Planejamento dietético individual – Bases teóricas e práticas


9. Fonoaudiologia na Reabilitação
Compreender a inserção do fonoaudiólogo na Reabilitação;
Conhecer o Serviço de Fonoaudiologia do IMREA – RLM;
Compreender o papel do fonoaudiólogo na equipe interdisciplinar de Reabilitação da pessoa com deficiência nas áreas de comunicação e disfagia


10. Enfermagem na Reabilitação
• Necessidades Humanas Básicas Afetadas no Autocuidado (Conceito)
• Enfermeiro na Equipe Multiprofissional
• Atuação do Enfermeiro na Amputados
• Atuação do Enfermeiro na Lesão Medular
• Atuação do Enfermeiro na Lesão Encefálica
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Ulcera por Pressão
• Atuação do Enfermeiro na Eletroestimulação e Bioffedback
• Atuação do Enfermeiro na Equipe Geral.
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Fibromialgia
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Acolhimento
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Orientação
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Bloqueio Químico Neuromuscular
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Síndrome de Down
• Atuação do Enfermeiro na Escola de Postura

11. Condicionamento Físico na Reabilitação:
Tem como objetivo esclarecer os conceitos básicos e fundamentais da Educação Física e sua aplicação no programa de reabilitação física visando o aperfeiçoamento, manutenção e ou reabilitação da saúde do corpo e mente do paciente.



Metodologia de ensino: Exposição dialogada. Exercícios. Discussão e atividades em grupo. Leitura e análise crítica de material bibliográfico. Estudos de casos. Trabalho em grupos e individuais.
Recursos Audiovisuais: Multimídia / Lousa

Referências Bibliográficas:

GREVE, J M D tratado de Medicina de Reabilitação. Roca, 2007.
DELISA, J A. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Praticas. Manole, São Paulo, 2002.
SMELTER , S C. BRUNNER E SUDAARTH , Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 1 e 2.
YASBEK P J; SABBAG L M; et all Tratado de Reabilitação: Diretrizes nas Afecções cardiovasculares, São Paulo ED Phorte, 2010.
SILVA, S M C; Tratado de Alimentação, Nutrição e dietoterapia: Rocca, SP, 2007.
LIANZA S. Medicina de reabilitação. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
POTTER , P A. Fundamentos de enfermagem 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SOARES, E. Fenomenologia do diálogo familiar como um caminho possível para a construção da cidadania. Franca: Unesp-FHDSS, 2006.
MARTINELLI i, M L . O uno e o múltiplo nas relações entre áreas do saber. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 172 p.
BRAVO, M I et al. Saúde e Serviço Social . 3a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Simões C. Curso de Direito do Serviço Social, SP, Cortez. 2007.
BRAGHIROLLI, E.M. Psicologia Geral São Paulo: Vozes, 1998.

Carga Horária:

352 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes: Arlete Camargo de Melo Salimene
Gracinda Rodrigues Tsukimoto
Linamara Rizzo Battistella
Maria Cecilia dos Santos Moreira
Paulo Yazbek Junior
Renata Maria Ortiz de Silva
Rosana Aparecida de Freitas
Vera Lucia Rodrigues Alves


 
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