68826 - Educação em Saúde |
Período da turma: | 01/03/2016 a 28/02/2018
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Descrição: | Ementa:
Conscientizar sobre a importância do profissional da saúde no desenvolvimento da educação em saúde. Planejar e implementar práticas de Educação em Saúde como agente de mudança e transformação social na busca pela prevenção, promoção, proteção e reabilitação em saúde no nível individual e coletivo. Reconhecer processo de trabalho educativo como inerente aos processos de trabalho desenvolvidos pelo profissional de saúde. Compreender a educação em saúde no referencial da Reabilitação Física. Compreender os elementos constituídos no processo educativo necessário para o desenvolvimento das ações educativas. Discutir a evolução histórica das políticas de educação em saúde. Conteúdo Programático: Saúde como direito. Educação para a saúde. Fatores que interferem na saúde e na doença. Reconhecer os processos de trabalho educativo, desenvolvido pelo profissional de saúde. Concepções de saúde e doença na reabilitação Compreender a educação em saúde no referencial da reabilitação. Compreender os elementos constituídos no processo educativo necessário para o desenvolvimento das ações educativas. Discutir a evolução histórica das políticas de educação em saúde. Metodologia de ensino: Aulas expositivas dialogadas com os recursos audiovisuais; Estudo dirigido; Debates: artigos científicos nacionais e internacionais; Recursos Audiovisuais: Multimídia / Lousa Referências Bibliográficas: • BRASIL, M. S. A Construção do SUS: histórias da reforma sanitária e do processo participativo. Brasília, 2006; • BRASIL, M. S. Atenção Primária e promoção da saúde. Coleção Pro – gestores: Para entender a gestão do SUS. vl. 08, Conselho Nacional de Secretários de Saúde/ CONASS. Brasília, 2007; • BRASIL, Ministério da Saúde.Coordenação de doenças crônico-degenerativas. Orientações básicas sobre atividade física e saúde para profissionais das áreas de Educação e Saúde. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, Ministério da Educação e do Desporto, 1995. 68 p. (Educação à distância). • EYMARD, M. V. Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família. São Paulo: Huitec,1999; • FERRARI, Maria Auxiliadora Cursino. Idade avançada - nova preocupação da saúde pública: contribuição da Educação em saúde e da Terapia Ocupacional. São Paulo: [s.n.], 1981. 117 p. Tese(Doutorado em Saúde Pública)-Universidade São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. • GUIMARÃES, Margaret et al. Saúde Coleção Temas Transversais. São Paulo: ícone,2000. • MINAYO, MSC. (org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1998. • SILVA, Carmem Lúcia. A experiência das famílias com pessoas com necessidades especiais em processo de envelhecimento: uma nova dimensão da desproteção social. Florianópolis: [s.n.], 2004. 129 p. Dissertação(Mestrado em Serviço Social)-Universidade Federal de Santa Catarina. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 11 | ||||
Ministrantes: |
Ana Cristina Mancussi e Faro |
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