Atividade

68570 - Políticas, Gestão e Estratégias educacionais na atuação cardiovascular

Período da turma: 02/03/2015 a 28/02/2017

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Descrição: Apresenta e discute o processo saúde – doença; a evolução dos conceitos em Saúde; o desenvolvimento da atenção à Saúde; o histórico e o desenvolvimento do SUS, sua organização e estrutura; os fundamentos de atenção à Saúde; a legislação em Saúde e as Normas Operacionais; os programas e ações de saúde; caracteriza os sistemas de Saúde; a humanização; acolhimento e inclusão; a educação para a saúde. Apresenta e discute os conceitos fundamentais de Gestão em Saúde; os indicadores em saúde; os conceitos e fundamentos de qualidade em saúde e os programas de qualidade; as características do HC FMUSP e sua inserção no SUS. Apresenta e analisa criticamente as Políticas Públicas de Saúde; a Saúde Complementar; o financiamento e a Emenda Constitucional 29. Aborda aspectos relacionados ao processo pedagógico, ações educativas como instrumento do processo de trabalho dos profissionais da saúde e elementos constitutivos do processo educativo.

Conteúdo Programático:
• Processo saúde – doença
• Evolução dos conceitos em Saúde
• Desenvolvimento da atenção à Saúde
• Sistemas de Saúde
• Conceitos fundamentais de Gestão em Saúde
• Organização e Estrutura do SUS
• Fundamentos de atenção à Saúde
• A Saúde na Constituição Federal de 1988
• Princípios e Diretrizes do SUS
• Legislação e Normas Operacionais
• Programas e ações de Saúde
• Educação para a Saúde
• A organização hospitalar e características da rede
• Características do HCFMUSP
• Modelo de Gestão do HCFMUSP
• Indicadores em Saúde
• Processo educativo como processo de trabalho dos profissionais da saúde
• Conceito e aplicação da educação em saúde no referencial do SUS
• Planejamento como instrumento da ação educativa
• Objetivos educacionais
• Estratégia pedagógica na educação em saúde
• Processo de avaliação nos programas de educação em saúde

Metodologia: Aulas expositivas, seminários, visitas
Recursos Audiovisuais: data show

Bibliografia:
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra,1996 (Coleção leitura).
Oliveira MA de C. Educação em saúde: uma estratégia no processo ensino aprendizagem. Rev.Bras em Saúde. V.3, n.1/4. p. 130-34,1994.
Parra N. Técnicas áudio visuais de educação. São Paulo, Edibell, 1972.
Peduzzi M. Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde. Trabalho, Educação e Saúde. V1, n1,p75-91,2003.
Sancho JM. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, ArtMed,1998.
Vasconcelos EM. Educação popular nos serviços de saúde. São Paulo, Hucitec 1989.
Veiga PA (org.) Técnicas de ensino: por que não. Campinas, Papirus, 1996.
Takahashi RT, Fernandes M de FP. Plano de aula: conceito e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem, v.17 ,p.113-19, 2004.
Anastasiou GC, Alves LP. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.7 ed. Joinville, SC: UNIVILLE,2006.
Chiesa AM, Nascimento DDG do, Bracialli LAD, Oliveira MAC de, Ciampone MHT. A formação de profissionais de saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enfermagem (UFPR), v.12, p.236-240,2007.
Libâneo JC. Didática. São Paulo, Cortez,1994.
Masetto MT Didática: a aula como centro. São Paulo FTD, 1994.
Amorim MCS, Perillo EBF. Para entender a saúde no Brasil 3, LCTE Editora, 2009.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil – 1988.
BRASIL, Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
Cohn A, Elias PE. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo, Cortez, 2001.
CQH - Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar: www.cqh.org.br.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Rumo à Excelência. Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional – Ciclo 2008. São Paulo: FNQ; 2008. Disponível em: www.fnq.org.br.
Gonçalves EL. Gestão Hospitalar: Administrando o Hospital Moderno. São Paulo: Saraiva, 2006. 327 p.
Goulart FA. Cenários Epidemiológicos, Demográficos e Institucionais para os Modelos de Atenção à Saúde. Informe Epidemiológico do SUS; Volume 8, n.º 2, abr/jun 1999.
PNGS – Prêmio Nacional de Gestão em Saúde www.cqh.org.br/pngs.
The World Health Report 2002 - Reducing risks, promoting healthy life.
The World Health Report 2008 - Primary health care: now more than ever.
WHO. The World Health Reports: Making a Difference, 1999 (www.who.int).

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 9
 
Ministrantes: Jurema da Silva Herbas Palomo


 
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