Atividade

68569 - Metodologia da pesquisa

Período da turma: 02/03/2015 a 28/02/2017

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Descrição: A disciplina descreve as características essenciais do método de pesquisa científica, como é comumente entendido e aceito pela maioria da comunidade científica contemporânea. Além disso, discute as diversas proposições normativas oriundas do debate ético e epistemológico que se desenrola em torno da comunidade científica, fundamentalmente ao longo do século XX. As peculiaridades dessas questões no contexto da pesquisa biomédica são as mais enfocadas em função da natureza da instituição, ou seja, do desenvolvimento de pesquisa voltada para saúde humana.

Conteúdo Programático:
•Diferença entre conhecimento científico e conhecimento não científico.
•Noção da hipótese em contraste com teoria, lei e o conceito amplo de verdade.
•Conceito de pergunta científica.
•Os conceitos relativos à pesquisa pura e pesquisa aplicada.
•Estudos observacionais e estudos experimentais.
•Significado de condições controladas na ciência em geral e na pesquisa biológica.
•A complexidade dos seres vivos como desafio ao conhecimento científico.
•Pesquisa prospectiva e retrospectiva.
•Critérios de objetividade e reprodutibilidade da pesquisa científica. O problema da quantificação de observações e de resultados e as diferenças entre os vários campos.
•Etapas da pesquisa experimental: levantamento bibliográfico, experimento piloto, coleta de dados, análise e publicação.
•As publicações científicas, sua avaliação e quantificação em relação às políticas de avaliação e fomento da pesquisa científica. A bibliometria, o fator de impacto das publicações e outros modos de quantificar sua qualidade.
•Amostras casuais, sistemáticas, estratificadas ou por blocos.
•O condicionamento teórico da observação e a subterminação das teorias pelos fatos.
•Conteúdo empírico e refutabilidade das afirmações científicas.
•Fase da pesquisa clinica e de testes de novos medicamentos. Relação entre modelos animais e humanos.
•Controles “positivos” e “negativos”, placebo e tratamentos convencionais.
•Uso e abuso da estatística: interpretações e equívocos sobre análise estatística.
•Relação entre inferência estatística e a idéia de casualidade.
•Tipos de amostras em estudos retrospectivos e prospectivos.
•Experimentos e seus problemas éticos: animais e seres humanos.
•Os comitês de ética e a regulamentação da pesquisa científica.
•Os limites do desenvolvimento de novas drogas no horizonte histórico.
Metodologia: aulas expositivas em sala de aula
Recursos Audiovisuais: data show

Bibliografia:
Chalmers AF, Hossne WS. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense; 1993.
Vieira S. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Campus; 2002.
Gewandsznajder F. O que é o método científico. São Paulo: Pioneira; 1989.

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 9
 
Ministrantes: Luiz Felipe Pinho Moreira


 
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