66825 - Comunicação Interpessoal e Administração de Conflitos |
Período da turma: | 15/02/2016 a 15/08/2018
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Descrição: | Ementa:
1. Processo de comunicação: o gestor e a equipe; 2. Características do comunicador eficaz; 3. Adaptação aos diferentes receptores: empatia; 4. Técnicas de convencimento; 5. Técnicas de persuasão; 6. Comunicação verbal e não-verbal: oratória; 7. Situações conflituosas: os diálogos concomitantes - o da interpretação dos acontecimentos, o dos sentimentos e o da identidade; 8. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos; 9. Estilos de comportamento: a passividade, a agressividade e a assertividade; 10. Estilos preferenciais na administração de conflitos. Autoavaliação; 11. O papel do terceiro na resolução de conflitos. Bibliografia: • Cialdoni, R.B. O poder da persuasão. Rio de Janeiro. Elsevier. 2006. • Cooper, R.K. Inteligência emocional na empresa. Rio de Janeiro. Campus, 1997. • Fisher, R.; Brown, S. Como chegar a um acordo: a construção de um relacionamento que leva ao sim. Rio de Janeiro. Imago, 1997. • Harvard Business Review Book (coletânea) – Comunicação eficaz na empresa: como melhorar o fluxo de informações para tomar decisões correta. Rio de Janeiro. Campus. 1999. • Hersey, P. Psicologia para administradores de empresas: a utilização de recursos humanos. São Paulo. EPU. 1986. • Pimenta, M.A. Comunicação empresarial. Campinas. Alínea. 2002. • Stemme, F. O poder das emoções: a descoberta da inteligência emocional. São Paulo. Cultrix. 2001. • Stone, D. Conversas difíceis. Rio de Janeiro. Campus. 2004. • Ury, W. Chegando à paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Rio de Janeiro. Campus. 2000. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 46 | ||||
Ministrantes: |
Iliada Silva Alves de Castro Ricardo Rodrigues Buonanni |
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