Atividade

66825 - Comunicação Interpessoal e Administração de Conflitos

Período da turma: 15/02/2016 a 15/08/2018

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Descrição: Ementa:
1. Processo de comunicação: o gestor e a equipe;
2. Características do comunicador eficaz;
3. Adaptação aos diferentes receptores: empatia;
4. Técnicas de convencimento;
5. Técnicas de persuasão;
6. Comunicação verbal e não-verbal: oratória;
7. Situações conflituosas: os diálogos concomitantes - o da interpretação dos acontecimentos, o dos sentimentos e o da identidade;
8. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos;
9. Estilos de comportamento: a passividade, a agressividade e a assertividade;
10. Estilos preferenciais na administração de conflitos. Autoavaliação;
11. O papel do terceiro na resolução de conflitos.

Bibliografia:
• Cialdoni, R.B. O poder da persuasão. Rio de Janeiro. Elsevier. 2006.
• Cooper, R.K. Inteligência emocional na empresa. Rio de Janeiro. Campus, 1997.
• Fisher, R.; Brown, S. Como chegar a um acordo: a construção de um relacionamento que leva ao sim. Rio de Janeiro. Imago, 1997.
• Harvard Business Review Book (coletânea) – Comunicação eficaz na empresa: como melhorar o fluxo de informações para tomar decisões correta. Rio de Janeiro. Campus. 1999.
• Hersey, P. Psicologia para administradores de empresas: a utilização de recursos humanos. São Paulo. EPU. 1986.
• Pimenta, M.A. Comunicação empresarial. Campinas. Alínea. 2002.
• Stemme, F. O poder das emoções: a descoberta da inteligência emocional. São Paulo. Cultrix. 2001.
• Stone, D. Conversas difíceis. Rio de Janeiro. Campus. 2004.
• Ury, W. Chegando à paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Rio de Janeiro. Campus. 2000.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 46
 
Ministrantes: Iliada Silva Alves de Castro
Ricardo Rodrigues Buonanni


 
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