66728 - Inovação na solução de problemas sociais complexos |
Período da turma: | 06/12/2019 a 07/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Conceito de inovação social: política, processo ou produto. Atributos da inovação social. Dimensões analíticas da inovação social. A dinâmica dos processos de inovação social. A criatividade como um padrão cognitivo. O Design Thinking como metodologia para a sinergia dos raciocínios lógico-analítico e intuitivo, e a criatividade como insumo básico na abordagem e solução de problemas complexos pelo grupo. Passos do Design Thinking: identificação do problema real, geração de alternativas de possíveis soluções, prototipagem dos melhores caminhos e testes.
Objetivos: Incentivar a confiança no processo criativo, que é a base para a inovação; conhecer o conceito, os atributos, as dimensões e a dinâmica dos processos da inovação social; conhecer os passos do design thinking; exercitar a operacionalização das dimensões analíticas da inovação social e os passos do design thinking na realidade da atenção à criança nos municípios. Bibliografia Andre I, Abreu A. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, 2006, XLI(81):121-141. Disponível on line em Bijker W. Of bicycles, bakelites, and bulbs: toward a theory of sociotechnical change. Cambridge: MIT Press, 1995. Boltanski L, Thévenot L. On Justification: On Economies of Worth. Princeton: Princeton University Press. 2006. Brown Tim. Design thinking. Harvard business review 2008; 86(6): 84. Brown Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Design Thinking para educadores. 2010. Versão em Português: Instituto Educadigital. Morgan G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2010.Teece, David J. Competition, cooperation, and innovation: Organizational arrangements for regimes of rapid technological progress. Journal of Economic Behavior & Organization, 1992; 18(1):1-25. Thomas, R. J. What machines can’t do: politics and technology in the industrial enterprise. Berkeley: University of California, 1994. HCD - Human Centered Design. Kit de Ferramentas. 2a Ed. IDEO, 2009. Disponível em |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Verissimo Soule |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |