61984 - Educação Em Saúde |
Período da turma: | 01/03/2013 a 28/02/2015
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Descrição: | Detalhamento: Ações educativas para saúde. Políticas públicas para educação. Busca o desenvolvimento de competências que conduzem à melhoria da qualidade de vida de pessoas e grupos sociais, necessário aos processos emancipatórios voltados para o fortalecimento dos sujeitos e busca de estilos de vida saudáveis. A autonomia é competência associada à condição de liberdade de escolha e de ação e está relacionada à capacidade de tomar decisões baseadas em valores, expectativas, necessidades, prioridades e crenças.
Referências Bibliográficas: Anastasiou LGC, Alves LP (organizadoras). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7ª edição, Joinville: Univille; 2007. Aranha e Silva AL, Guilherme M, Rocha SSL, Silva MJP. Da. Comunicação e enfermagem em saúde mental – reflexões teóricas. Rev Latino-am de Enf. 2000; 8(5):65–70. Brandão CR. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1995. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Chiesa AM. Veríssimo MLOR. A educação em saúde na prática do PSF. In: IDS; USP; Ministério da Saúde. (Org.). Manual de Enfermagem. Programa de Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2001, p. 34-42. Disponível em: http://www.ee.usp.br/doc/manual_de_enfermagem.pdf Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1997. Leite MMJ, Peres HHC. Informática na assistência e no ensino de enfermagem e Telenfermagem: Avanços tecnológicos na prática profissional. In Kalinowski CE. PROENF. Programa de atualização em enfermagem. Artmed; 2006. Moraes MC. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus; 1999. Moran MM. Como utilizar a internet na educação. Rev. Ciência da Informação. 1997; 26(2):146-53. Oliveira MAC. Educação em saúde: uma estratégia no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras de Saúde. 1994; 3(1/4):130-34. Pichon-Rivière,E. Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Sancho JM. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed; 1998. Saviani D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados; 2003. Stotz EM. Enfoques sobre educação popular e saúde. In: Brasil. Caderno de Educação Popular e Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília-DF; 2007. Disponível online: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/caderno_de_educacao_popular_e_saude.pdf |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 6 | ||||
Ministrantes: |
Claudia Prado |
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