61797 - RMS Atenção Integral - Prática em serviço de atividades de atenção à saúde específica da área profissional de Fonoaudiologia no nível primário - I |
Período da turma: | 01/03/2013 a 28/02/2014
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Descrição: | Rastreamento de problemas de linguagem, voz e motricidade orafacial; Atendimento e orientações coletivas e individuais do usurário, cuidador e familiares; Avaliação do usuário por meio de registro padronizado.
Referência Bibliográfica: ALVARENGA, K. F.; CORTELETTI, L. C. B. J. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São Paulo: Pulso, 2006. ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia Preventiva. Ed. Lovise, 1996. ANDRADE, C. R. F.; MARCONDES, E. Fonoaudiologia em Pediatria. São Paulo: Sarvier, 2003. 181p. BASSETTO, M. C. A.; BROCK, R.; WAJNSZTEJN, R. Neonatologia: um convite à atuação fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, 1998, p. 255-293. BOTTINO, C. M. C.; LAKS,J.; BLAY, S. L. Demência e transtornos cognitivos em idosos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 4ªed.São Paulo: Memnon, 2004. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Código de Ética da Fonoaudiologia, 2004. In: www.fonoaudiologia.org.br FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. 1076p. GIROTO, C. R. M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 2002. HAGE, S. R. V. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade: estudos psicolinguísticos. Bauru: EDUSC, 1997. JACINTO, I. Conhecimentos essenciais para atender bem em fonoaudiologia hospitalar. São José dos Campos: Pulso, 2003. JORGE, T. M. et al. Educação em saúde na infância. In: BASTOS, J. R. M.; SALES-PERES, S. H. C.; CALDANA, M. L. (Org.). Educação em saúde com enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007, p. 43-56. JUNQUÉ, C.; BRUNA, O.; MATARÓ, M. Traumatismos cranioencefálicos: uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. São Paulo: Editora Santos, 2001. MANSUR, L. L. Terapia de afásicos: desafios do novo século. In: LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia Informação para a formação - Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.91-101, 2003. PENTEADO, R. Z.; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em Saúde Pública/Coletiva: Compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, 2004 abril; 16 (1): 107-116. SANTOS, T. M. M.; RUSSO, I. C. P. Prática da Audiologia Clínica. São Paulo: Cortez Editora, 2005. SANTOS, U. P. (org.). Ruído: riscos e prevenção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. SCHOCHAT, E. Processamento Auditivo. São Paulo: Lovise, 1996. SIMÃO, A. L. F.; CHUN, R. Y. S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I. Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I. C. D.; ZORZI, J. L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M. M.; ÁVILA, C. R. B.; PEREIRA, L. D. (org). Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2. ed. rev. e ampl. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. VILHENA, F. V. et al. Escola e professor: agentes promotores de educação em saúde. In: BASTOS, J. R. M.; SALES-PERES, S. H. C.; CALDANA, M. L. (Org.). Educação em Saúde com enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007, p. 67-78. ZORZI, J. L. Aquisição da linguagem infantil. São Paulo: Pancast, 1993. |
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Carga Horária: |
1036 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 2 | ||||
Ministrantes: |
Tatiane Martins Jorge |
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