Atividade

56041 - Educação em Saúde

Período da turma: 28/04/2014 a 09/05/2014

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Descrição: EMENTA:


Capacitar o aluno da residência os conceitos dos processos educativos para o trabalho dos profissionais da saúde.
OBJETIVOS:
Apresentar subsídios ao aluno para o planejamento como instrumento da ação educativa no trabalho dos profissionais na área da saúde.
1. Conteúdo programático:
- Processos educativos para o trabalho da saúde;
- Planejamento como instrumento da ação educativa;
- Estratégias pedagógicas na educação em saúde;
- Processos de avaliação nos programas de educação e saúde.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Aula expositivo-dialogada;
- Exposição de filme e contextualização;
- Debates e estudo de caso.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
A avaliação se dará pela análise de discussão de caso e trabalhos, cuja confecção pode ser realizada em grupo, de modo individual ou prova de conhecimentos com notas de 0 a 10.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Minayo, MSC. “Fase de trabalho de campo”. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo Rio de Janeiro HUCITEC-ABRASCO, 2006.
Minayo, MSC. (org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo populacional 2004. [citado em 2010 jun. 22]. Disponível em http://www.ibge.gov.br.
Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação Permanente no contexto da Enfermagem e da saúde. Ver. Bras. Enferm. 2004; Set-Out; 606-10.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
Rolim MA. As representações sociais acerca do doente mental atendido em emergências psiquiátricas [tese]. São Paulo: Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico, Universidade de São Paulo; 1993.

Carga Horária:

63 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Francisco Lotufo Neto


 
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