Atividade

54251 - Leitura em Língua Italiana - Nível II

Período da turma: 08/08/2013 a 21/11/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: LEITURA EM LÍNGUA ITALIANA - NÍVEL II (Antigo Italiano instrumental II)
1º SEMESTRE DE 2013


PROGRAMA DO CURSO

a) Objetivo geral:

Aperfeiçoar a habilidade da leitura em língua italiana, levando o aluno à compreensão de textos de sua área acadêmica e/ou profissional e à seleção de informações de acordo com o objetivo da leitura estabelecido.

b) Objetivos específicos:

- trabalhar com diferentes tipos de textos (textos orais e escritos);
- trabalhar com os diversos gêneros textuais;
- aprofundar os conhecimentos gramaticais, lexicais e textuais em língua italiana.

c ) Aspectos textuais e discursivos:

1. Estrutura do texto acadêmico
2. Técnicas de resumo
3. Exercícios para à compreensão de textos.


d) Aspectos lingüísticos:
Na perspectiva de gêneros, as regras gramaticais ganhariam seu caráter de funcionalidade , uma vez que seriam apresentadas com as particularidades de cada gênero.


1. Modos e tempos verbais não contemplados no módulo I;

2. Estudo das relações semânticas entre frase, períodos ou parágrafos, tais como as de causa, e efeito, conclusão, oposição, comparação, finalidade, hipótese, e outras, sinalizadas por seus respectivos conectores;

3. Exploração dos diferentes tipos de conectivo (preposições, conjunções, advérbios e respectivas locuções;

4. Normas gerais de apresentação de um resumo;


5. Exploração de expressões que desempenham funções de abertura ou fechamento e de síntese do tema ou de um tópico.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALBONI, P. E. (1999) Parole comuni culture diverse. Venezia: Ed. Marsílio.
BALBONI, P. E. (2002) Le sfide di Babele, Torino: UTET Libreria,
LEFFA, Vilson. (1996) Aspectos de leitura. Uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: DC. Luzzato, p. 45-50.
QUADRO COMUNE EUROPEO DI RIFERIMENTO PER LE LINGUE (2002) Apprendimento, Insegnamento, Valutazione. Oxford: La Nuova Italia.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In Gêneros Textuais e Ensino. 2 ed. Rio de Janeiro. Ed. Lucerna, 2002. PCN ‘S: Ensino Médio. MEC, Secretaria de Educação Media e Tecnologia.
SABATINI, F. La comunicazione e gli usi del linguaggio. Pratica di testi, analisi, logica, storia della lingua. Scuole secondarie superiori. Torino, Loescher, 1991.
VYGOTSKY, L. Pensamiento y Lenguaje. Cognición y desarollo humano. Buenos Aires, Paidós, 1995.


Arquivos eletrônicos

Dizionario dei Modi di Dire. Disponível: WWW.moldrek.com/dizionario_dei-modi_ di_ dire_ a.htm Acessado em data: 20/02/2011 às 17.00h.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Dheisson Ribeiro Figueredo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP