53748 - Módulo 3 – Formação e Educação do Trabalhador em Saúde |
Período da turma: | 08/05/2015 a 25/07/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Justificativa – Conhecer os problemas prioritários sobre a formação e capacitação dos profissionais da área de saúde.
Objetivos – Que ao final da disciplina os alunos sejam capazes de desenvolver competências específicas que os tornem capazes de identificar os principais componentes teóricos e instrumentos operacionais da área de formação e desenvolvimento de recursos humanos para o campo da saúde, considerados tais componentes no contexto do mundo globalizado e da chamada sociedade da informação. Conteúdo Programático Características da Sociedade Contemporânea como Sociedade da Informação Educação em Saúde na Perspectiva da Promoção, Prevenção e Assistência A Organização do Sistema Educacional Brasileiro e a Formação na Área da Saúde Educação e Trabalho em Saúde: Perspectivas sob os Marcos Legais da Educação Profissional Alguns Fatores Pedagógicos do Processo Ensino e Aprendizagem Seminário: “O Quadrilátero da Formação para a área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social” Seminário: “Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: Caminhos da Educação Permanente em Saúde” Seminário: “Aspectos Conceituais sobre Educação Continuada e Educação Permanente em Saúde” Seminário: “Aprendizagem e Gestão do Conhecimento” Seminário: “O Desenvolvimento das Pessoas e a Educação Corporativa” Elaboração de Projetos de Capacitação de RH Desenvolvimento de Pessoas segundo Abordagem da Gestão por Competências Abordagem Andragógica na Construção de Competências Apresentação dos Projetos de Formação e Capacitação de Recursos Humanos BIBLIOGRAFIA AMARAL, AE. E. H.B. Amaral, Apostilas para cursos de Formação de Gestão. 2003. ASSIS M. Ideias de Canário. Faculdade de Saúde Pública, 2000 (mímeo). BARTOLOMEIS, F. Avaliação e Orientação: objetivos, instrumentos e métodos . São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Série Idéias, no. 8, 1990. BORDENAVE, J D, e outro. Estratégias de Ensino Aprendizagem, Petrópolis, Editora Vozes, 1995. BRANDÃO, Azia (org.). A crise dos paradigmas e a educação, São Paulo, 2007. ____________________. Pensar a Prática, São Paulo, Coleção 2006. CECCIM RB. Educação permanente em saúde: desafio ambiscioso e necessário. Interface´Comunicação, Saúde, Educação. 2005; 9(16) . Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php. (acessado em 11/06/2006). CHIAVENATO I. Teoria Geral da Administração. Atlas. 2004. EBOLI M. O desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa. São Paulo; 2006. Formadores para a Administração Pública e para o 3º. Setor. LEFÈVRE F, LEFÈVRE AMC. Princípios organizadores das sociedades contemporâneas: algumas notas preliminares. São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, São Paulo. 2006 (mímeo). LEFÈVRE F, LEFÈVRE AMC. Saúde/doença e triangulação: postos de vista e interrelações. A saúde em debate na educação física. Blumenau: Nova Letra; 2006. LEFÈVRE F. Promoção de saúde, informação e tomada de decisão. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública; 2006. (mímeo). LEITE, CFF, O Comprometimento Organizacional na Gestão Pública: Um Estudo de Caso em uma Universidade. Encontro ANPAD, 2007. MARIN AJ. Educação continuada:introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Sedes. São Paulo; 1995; 36. p. 13-35. MEDEIROS, CA; ALBUQUERQUE, LG, Comprometimento Organizacional: O estado da arte e da pesquisa no Brasil, Rev Ad Contemporanea RAC out/dez, 2003. NOGUEIRA, RP, Trabalho e Qualidade em Serviços de Saúde. Universidade Brasilia, 2004. PANDINI ALR, VELLOZO CM, FLORY AV. Gestão por competências; o papel das pessoas e o papel das empresas. São Paulo. UniABC. mímeo. QUINTO N A, A creditação Hospitalar e Gestão de Qualidade Total. Ed. IAHCS, RJ, 2003. SEIXAS PHAS. Os pressupostos para elaboração da política de recursos humanos nos sistemas nacionais de saúde. Política de Recursos Humanos em Saúde. Seminário Internacional.Brasília: Ministério da Saúde; 2002. SILVA, C.M.C; FL MIALHE - Educação em Saúde e suas Práticas ao longo da História Brasileira. In Educação e Promoção da Saúde. Ed. Santos. São Paulo 2012. SOUZA NL. Sociedade global: novas exigências do mercado de trabalho e as necessidades e interesses da vida pessoal dos trabalhadores. São Paulo. [Tese doutorado] : PUC/SP; 2004. STRUCHINER M, ROSCHKE MA, RICCIARDI RMV. Formação permanente, flexível, e a distância pela internet: curso de gestão descentralizada de recursos humanos em saúde. Revista Panamericana de Saúde. 2002; 11 (3).Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php. (acessado em 7/11/2005). VASCONCELOS, E.M. Educação Popular em Saúde: Constituição e Transformação de um Campo de Estudos e Práticas na Saúde Coletiva. In Educação e Promoção da Saúde. Ed. Santos. São Paulo. 2012. |
||||
Carga Horária: |
72 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Gastão Junqueira de Castro Everton Soeiro Fernando Lefevre |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |