Atividade

52574 - NETSS-Organização, Gestão de Serviços e Ética em Serviço Social: Organização e Gestão de Serviços e Ética em Serviço Social

Período da turma: 01/03/2013 a 28/02/2014

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Descrição: Ementa:
1. A Gestão Social como ferramenta importante para o Serviço Social, tanto na administração pública como em empresas e organizações de Terceiro Setor.
2. A Ética como elemento fundante na construção teórico-metodológico do Serviço Social, possibilitando uma postura ética e comprometida com os usuários.

Objetivos:
1. Explicitar gestão social caracterizada pela democracia, flexibilidade e envolvimento e comunicação entre os participantes – abordando: processos administrativos para a administração de organizações sociais; à tecnologia de gerencia social; os contextos de gestão privada e pública, suas diferenças, especificidades e interações.
2. Propor subsídios que apontam para uma nova práxis profissional. Estimular uma postura ética comprometida com os usuários diante dos aspectos da política da saúde e reabilitação. Preparar os alunos para o exercício de suas funções na prática profissional com fundamentos na ética profissional do Serviço Social.

Conteúdo Programático
1. Gestão Social e a sua Abrangência: Gestão social e as políticas públicas; Gestão social e a transformação da sociedade. O Assistente Social enquanto gestor no processo de descentralização; Atuação do assistente social em empresas públicas e privadas; O social: Um poderoso articulador; Sistema descentralizado e participativo. Gestão do trabalho em saúde: Política de gestão do trabalho em saúde; Estratégias e modelos de gestão na saúde.
2. Ética Profissional no mundo de hoje: Aspectos fundamentais do Código de Ética do Serviço Social; Ética profissional do Serviço Social; Aspectos do Projeto ético-político do Serviço Social; Ética e prática profissional: Serviço Social e saúde; Estudos sobre os aspectos éticos na prática profissional.


Bibliografia
1. Organização e Gestão de Serviços
BACCARO, Archimedes. Introdução geral á administração ontem e hoje. Petrópolis: Vozes, 1986.
BENÍCIO, J. C. Gestão financeira para organizações da sociedade civil. www.fonte.org.br

BOMFIM, L. Alguns pontos para pensar o planejamento estratégico e sua necessidade às entidades sociais. FOS – Programa de Capacitação de Entidades Sociais. 1999.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel de recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro, Campos, 1999.
CHIAVENATO, I. Introdução á teoria geral da administração. 3º ed. São Paulo: ed. Pearson do Brasil. 2000
CHIAVENATO, I. Teoria, processo e prática. 3º ed. São Paulo: ed. Pearson do Brasil. 2000
COSTA, F.L, SOUZA, T.M. E TENÓRIO,F.G. Revista da administração pública. Formação para gestão social. Rio de Janeiro/RJ nº 32, MAR/ABR.1998
D’ANGELO, H. Introdução à gestão participativa. 2.ed. São Paulo, ed. STS, 1995.
DOWBOR, L. Tendências da gestão social. Artigos On Line, 1999. Disponível em http://pppba.com/id/8 gestão social.asp.htmm Acesso em 19/03/2003.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FINAMOR, A.N. Gestão de pessoas em saúde. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 156p.
LIMA, P.D.B. A excelência em Gestão Pública: a trajetória e a estratégia do GESPÚBLICA. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. 248p.
MAIA, M. Gestão estratégica. Conferencia internacional de gestão social nov.2004. Disponível http://www.sesirs.org.br/conferencia em acessado em 12/07/05

SPILLER, E.S. et al. Gestão dos serviços em saúde. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. 172p.
TENÓRIO, G.F. Gestão social: metodologia e casos. 2ª ed, Rio de Janeiro/RJ. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
TENÓRIO, G.F. Gestão social: uma perspectiva conceitual. Revista de administração pública. Rio de Janeiro/RJ nº 32, Set/Out. 1998
TENÓRIO, G.F. Globalização e gestão social. Revista de administração pública. Rio de Janeiro/RJ. n. 31, mar/abr. 1997.

2. Ética em Serviço Social
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. São Paulo: Cortez, 2001.
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética fundamentos sócio-historicos. São Paulo: Cortez, 2008, 245p.
BONETTI, Dilséa Adeodata.(org.) Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 1996.
Código de Ética dos Assistentes Sociais – Res 273/93
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: Trabalho e formação profissional, São Paulo: Cortez, 1998.
MARCILIO, Maria Luiza e RAMOS, Ernesto Lopes. Ética na virada do século: “Busca do Sentido da Vida”. São Paulo: LTr. 1997.
MARTINELLI, M. Lúcia. Serviço Social: Identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 1989.
SILVEIRA, Ubaldo. A ética Profissional na virada do século. Serviço Social & Realidade, Franca, V. 8, n.2, p. 89-101, 1999.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Silvana Aparecida Maziero Custodio


 
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