Atividade

52565 - NETO-Pesquisa em Odontologia: Orientação, Elaboração e Apresentação do TCC

Período da turma: 01/03/2013 a 28/02/2014

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Descrição: Ementa:
A pesquisa é um fundamental instrumento de trabalho do Assistente Social, bem como condição fundamental para a construção de conhecimento científico, assim sendo, a disciplina se torna fundamental para a capacitação do aluno como profissional crítico e compromissado com construção e alargamento da teoria das ciências sociais.

Objetivo:
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico.

Conteúdo Programático:
1 - O projeto de pesquisa
1.1 – A escolha do tema
1.2 - Justificativa e Fundamentação Teórica
1.3 - Objetivos (geral e específicos)
1.4 – Metodologia: Universo, Amostra e Instrumental
1.5 – Forma de análise dos dados
1.6 – Cronograma
1.7 – Referências
2 - Tipologia da Pesquisa
2.1 - Pesquisa Qualitativa
2.2 - Pesquisa Quantitativa
3 - Instrumentos de coleta de Dados
3.1 – Observação
3.2 – Entrevista
3.3 – Questionário
3.4 – Formulário
3.5 – Depoimento
3.6 – História de Vida
3.7 – Grupo Focal
3.8 – Análise Documental
4 - Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados
5 - Pré- teste
6 - Aplicação dos Instrumentos
7- Sistematização de Dados
8 - A Compreensão dos Dados
9 - Análise de Conteúdo
10 - Relatório de Pesquisa


Bibliografia

BARBIER RA Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3).
BARROS AJP, LEHFELD, NAS. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
CHIZZOTTI A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p.
COSTA FS. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).

DEMO P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FERNANDES H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.148-160, 1991.
FILHO JM, LEHFELD NAS. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p.
FLICK U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.39-49.
FRANCO MLPB. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI BA. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GRIGOLLI AAG. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p.
LAKATOS EM, MARCONI MA. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989.
MARTINELLI ML(org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MOROZ M, GIANFALDONI MHTA. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2a.ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
SEVERINO AJ. Metodologia do trabalho científico. 23ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.

Carga Horária:

204 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Gisele da Silva Dalben


 
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