Atividade

52561 - NETF-Orientação e Desenvolvimento do TCC

Período da turma: 01/03/2013 a 28/02/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: A prática baseada em evidencia é necessária para a fundamentação do tratamento e requer a revisão sistemática dos resultados. A construção de conhecimento científico, portanto, é essencial para a capacitação do aluno como profissional crítico e compromissado com o desenvolvimento de políticas públicas de saúde voltadas para um gerenciamento adequado das anomalias craniofaciais e síndromes.

Objetivo: Esta disciplina tem como objetivo capacitar o aluno para a realização de projetos voltados tanto para a produção de conhecimentos quanto a atuação de fonoaudiologia nas anomalias e síndromes quanto para desenvolvimento de materiais e programas que favoreçam a capacitação de colegas e demais profissionais da área da saúde e educação.

Conteúdo Programático:
• O projeto
o Pesquisa
o Inovação
• O tema de interesse
o Justificativa e Fundamentação Teórica
• Objetivos
• Metodologia
• Forma de análise dos dados
o Sistematização de Dados
• Compreensão dos Dados
o Análise de Conteúdo
o Relatório de Pesquisa

Metodologia: Orientação e Elaboração do TCC

Bibliografia
BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3).
BARROS, A.J.P. e LEHFELD, N.A.S. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FERNANDES, H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.148-160, 1991.
FILHO, J.M.; LEHFELD N.A .S. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p.
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989.
QUEIROZ, M.L. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: LANG, A.B.S.G.(org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1992. p.13-29 (Textos CERU, 2, n.3).
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.
SZYMANSKI, H.(org.). A entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Ed. 2004. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.4).
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Guia de orientação para elaboração de monografia, dissertação e tese. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2003.

Carga Horária:

144 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Ana Paula Fukushiro
Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
Melina Evangelista Whitaker Siécola
Rosana Prado de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP