52488 - NETP-Orientação, Elaboração e Apresentação do TCC |
Período da turma: | 01/03/2012 a 28/02/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Elaboração e construção do projeto de pesquisa. Discussão da estrutura básicas de projeto e esclarecimento da organização do trabalho monográfico de conclusão de curso, desde os critérios de seleção do tema, da problemática, do percurso metodológico e bibliográfico. Objetivo: Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico. Conteúdo Programático: Unidade I - Planejamento de Pesquisa 1.1 - O projeto de pesquisa 1.1.1 – A escolha do tema 1.1.2 - Justificativa e Fundamentação Teórica 1.1.3 - Objetivos (geral e específicos) 1.1.4 – Metodologia: Universo, Amostra e Instrumental 1.1.5 – Forma de análise dos dados 1.1.6 – Cronograma 1.1.7 – Referências 1.2 - Tipologia da Pesquisa 1.2.1 - Pesquisa Qualitativa 1.2.2 - Pesquisa Quantitativa 1.3 - Instrumentos de coleta de Dados 1.3.1 – Observação 1.3.2 – Entrevista 1.3.3 – Questionário 1.3.4 – Formulário 1.3.5 – Depoimento 1.3.6 – História de Vida 1.3.7 – Grupo Focal 1.3.8 – Análise Documental Unidade II - Coleta de Dados 2.1 - Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados 2.2 - Pré- teste 2.3 - Aplicação dos Instrumentos Unidade III - Análise de dados 3.1 - Sistematização de Dados 3.2 - A Compreensão dos Dados 3.3 - Análise de Conteúdo 3.4 - Relatório de Pesquisa Metodologia: Orientação, elaboração e apresentação do TCC. Bibliografia: ALCOFORADO, M.G. Elaboração de projetos de pesquisa. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. v.1. p.719-738. ALCOFORADO, M.G. Monografia Final. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. v.1. p.741-760. BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3). BARROS, A.J.P. e LEHFELD, N.A.S. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990. BASTID, R. Introdução a Dois Estudos Sobre a Técnica das Histórias de Vida Sociológica. São Paulo: 1953. BOURGUIGNON, J.A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. São Paulo: Veras ed. 2008. 232p. CHIZZOTTI, A. Pesquisas Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 142p. CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p. COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7). DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8). FERNANDES, H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.148-160, 1991. FILHO, J.M.; LEHFELD N.A .S. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p. FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.39-49. FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6). GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1). GATTI, B.A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro. 2005. 77p. (Série Pesquisa em Educação, v.10). GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1991. _______. Como elaborar projetos de pesquisa .São Paulo: Atlas, 1989. GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p. LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989. LEFEVRE, F., LEFEVRE, A.M. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Ed. 2005. 97p. (Série Pesquisa, v.12). MARSIGLIA, R.M.G. O projeto de pesquisa em Serviço Social. In: Capacitação em Serviço Social: Mód. 5 – Intervenção e Pesquisa em Serviço Social. Brasília: UnB Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância, 2001. p.19-44. MARTINELLI, M.L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social. In: O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social: Um instigante desafio. Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social. PUCSP – NEPI. 2ed. n.1. 1994. p.11-18. _______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MARTINELLI, M.L.(org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. MARTINS, H.H.T.S. Técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.161-165, 1991. MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _______. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 7 ed. Petrópolis: Vozes. 1994. p. 9-29 (Temas sociais). MINAYO, M.C.S. A pesquisa qualitativa. Desafios da pesquisa em Saúde. In: SIMPÓSIO DE SERVIÇO SOCIAL DE SAÚDE/1998. São Paulo. Tv Med. 1998. [1 vídeo cassete]. MINAYO, M.C.S.(org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 7ed. 1994. 80p. MOROZ, M. E GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2a.ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2). QUEIROZ, M. I. P. Variações Sobre a Técnica de Gravador no Registro da Informação Viva. São Paulo: CERU, 1983. QUEIROZ, M.L. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: LANG, A.B.S.G.(org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1992. p.13-29 (Textos CERU, 2, n.3). RODRIGUES, M.L. Refletindo sobre análise e interpretação de dados em pesquisa. In: _______. Cultivando a Pesquisa: reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas. Franca: UNESP, 1998. 63p. p.53-63. RODRIGUES, M.L., NEVES, P.N. (orgs.) Cultivando a Pesquisa: reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas. Franca: Unesp, 1998. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p. SZYMANSKI, H.(org.). A entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Ed. 2004. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.4). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Guia de orientação para elaboração de monografia, dissertação e tese. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2003. VIANNA, H.M. Pesquisa em Educação a observação. Brasília: Líber Livro. 2007. 108p. (Série Pesquisa, v.5). |
||||
Carga Horária: |
156 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Liliam D'Aquino Tavano Márcia Regina Ferro Maria de Lourdes Merighi Tabaquim |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |