52186 - Práticas interprofissionais e em área profissional no âmbito da promoção da saúde e do cuidado às pessoas em contextos hospitalares II |
Período da turma: | 01/03/2014 a 28/02/2015
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Descrição: | Ementa: Possibilitar ao residente, por meio da aprendizagem em serviço, experimentar e refletir sobre a atuação profissional e multiprofissional em programas desenvolvidos no contexto hospitalar, de forma a garantir uma atenção humanizada e integral, conforme os pressupostos do Sistema única de Saúde . Proporcionar ao residente à participação em equipe multiprofissional e a experimentação em projetos interprofissionais de assistência.
Módulo 1 - Práticas interprofissionais e em Farmácia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: estudo direcionado das doenças mais frequentes e características dos pacientes internados nas clínicas e em unidades de cuidados intensivos, de acordo com a faixa etária e a gravidade das enfermidades; triagem e avaliação de prescrição médica; apresentação dos protocolos de utilização de medicamentos do HU-USP; seguimento farmacoterapêutico e apresentação de casos clínicos acompanhados: visitas médicas, consulta a prontuários médicos, entrevista aos pacientes e/ou acompanhantes, pesquisa e interpretação de exames laboratoriais, pesquisa de eventos adversos a medicamentos, pesquisa de literatura científica, acompanhar intervenções farmacêuticas; acesso a medicamentos prescritos e alternativas terapêuticas disponíveis em programas públicos. Módulo 2 - Práticas interprofissionais e em Fisioterapia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e a implicação para o atendimento fisioterapêutico da criança e adolescente. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares, avaliação multidimensional da criança e do adolescente. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pediatria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador. Módulo 3 - Práticas interprofissionais e em Fonoaudiologia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo programático: a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e contra-referência); b) Conhecer os cuidados específicos relacionados ao âmbito das unidades pediátricas ambulatoriais, neonatais e de internação intensiva; c) Conhecer e utilizar procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e orientação familiar; d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos; e) Saúde materno-infantil e amamentação; f) Reconhecimento dos sinais normais e de estresse da criança e do adolescente através da monitoração não invasiva à beira do leito; g) Avaliação fonoaudiológica no âmbito ambulatorial e à beira do leito nas enfermarias; h) Avaliação da audição; triagem auditiva neonatal; i) Transtornos da alimentão/deglutição e patologias correlatas; avaliação clínica fonoaudiológica da deglutição e intervenção; j) Terapia nutricional enteral; k) Alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação e intervenção; l) Alterações de fala e linguagem, avaliação e intervenção. Módulo 4 - Práticas interprofissionais em Terapia Ocupacional em promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo programático: a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, espaços especiais como a brinquedoteca e áreas de lazer, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e contra-referência); b) Conhecer os cuidados específicos relacionados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não- intensiva,, as conseqüências psicossociais e possibilidades de prevenção de complicações secundárias do processo de hospitalização; c) Conhecer e/ou implementar programas terapêutico-ocupacionais no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não- intensiva, e programa de atendimento domiciliar, considerando os procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e orientação familiar; d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos; e) Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil segundo a teoria winnicottiana. Módulo 5 - Práticas interprofissionais e em Farmácia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: estudo direcionado das doenças mais frequentes e características dos pacientes internados nas clínicas e em unidades de cuidados intensivos e a gravidade das enfermidades; triagem e avaliação de prescrição médica; apresentação dos protocolos de utilização de medicamentos do HU-USP; seguimento farmacoterapêutico e apresentação de casos clínicos acompanhados: visitas médicas, consulta a prontuários médicos, entrevista aos pacientes e/ou acompanhantes, pesquisa e interpretação de exames laboratoriais, pesquisa de eventos adversos a medicamentos, pesquisa de literatura científica, acompanhar intervenções farmacêuticas; acesso a medicamentos prescritos e alternativas terapêuticas disponíveis em programas públicos. Módulo 6 - Práticas interprofissionais e em Fisioterapia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e do idoso e a implicação para o atendimento fisioterapêutico. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares. Avaliação multidimensional do adulto, da mulher e do idoso. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador. Módulo 7 - Práticas interprofissionais e em Fonoaudiologia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo programático: a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e contra-referência); b) Conhecer os cuidados específicos relacionados ao âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva; c) Conhecer e utilizar procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e orientação familiar; d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos; UNIDADES DE INTERNAÇÃO: Avaliação fonoaudiológica em beira de leitos de UTI, Pronto Socorro e enfermarias: - pacientes com alteração de deglutição e comunicação decorrentes do envelhecimento e de acidentes vasculares cerebrais e outras afecções neurológicas. Atendimento em enfermaria de neurologia – pacientes com alteração de DEGLUTIÇÃO E COMUNICAÇÃO. Atendimento ambulatorial a pacientes e cuidadores, de pacientes com alteração de LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO decorrentes de acidentes vasculares e quadros degenerativos. Seminários sobre topicos em Linguagem, Comunicação e Deglutição em Neurologia: - métodos e técnicas de avaliação e terapia fonoaudiológica. Reunião com equipe multiprofissional. Visita aos leitos Atendimento a cuidadores de pacientes internados. Seminários sobre topicos em Linguagem, Comunicação e Deglutição em Geriatria: - métodos e técnicas de avaliação e terapia fonoaudiológica. AMBULATÓRIOS: - Avaliação ambulatorial fonoaudiológica de pacientes com afecções neurológicas decorrentes do envelhecimento e de acidentes vasculares encefálicos, quadros degenerativos e outras afecções neurológicas. Orientação a cuidadores e reabilitação de idosos e pacientes com afecções neurológicas decorrentes de acidentes vasculares encefálicos, quadros degenerativos e outras afecções neurológicas. Seminários: – fundamentação das atividades realizadas no ambulatório e sínteses relacionadas às atividades semanas. Módulo 8 - Práticas interprofissionais em Terapia Ocupacional em promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo programático: Condução de avaliações funcionais e de necessidades ocupacionais; estudo das patologias prevalentes em adultos e idosos atendidos ao nível ambulatorial, domicílio, enfermaria e UTI, e de complicações decorrentes dessas patologias; conduzir e amparar intervenções com enfoque reabilitador e emprego de métodos e técnicas voltados ao controle e prevenção de agravamento de incapacidades, confecção e adoção de recursos tecnológicos, promoção do conforto físico, emocional e espiritual e qualidade de vida. Módulo 9 - Práticas em Saúde e Trabalho do Profissional da Saúde II Conteúdo Programático: •Compreensão das práticas profissionais desenvolvidas no campo “saúde e trabalho”; •Processos de adoecimento e afastamento do trabalho; •Métodos de abordagem para o estudo de situações de trabalho; •Relações entre organização e processo de trabalho e seus efeitos sobre a saúde; •Questões médicas, previdenciárias e legais nos processos saúde-doença relacionados ao trabalho; •Aspectos físicos e psicossociais que favorecem e limitam a reabilitação, o retorno e permanência no trabalho, após situação de afastamento por acidente ou doença ocupacional; •Desenvolvimento do programa de retorno ao trabalho no contexto do Hospital Universitário – USP. Metodologia de Ensino: acompanhamento clínicas, participação da visita médica e de multiprofissionais. Metodologia de Avaliação: os residentes receberão avaliação individual de notas, levando em conta: freqüência, interesse, responsabilidade, ética, evolução no conhecimento apresentação de casos clínicos. Quando couber, também avaliação por meio de prova prática. Referências Bibliográficas: Os textos abaixo relacionados selecionados de bancos durante a elaboração como: portal da pesquisa da CAPES (www.“Uptodate® e de outras revistas disponibilizadas “Medline”, “Embase”, “Scielo” etc. BERGER, skills for pharmacists: building relationships, Canada: APhA, 2002. BFN FOR CHILDREN, for clinical use of medicines in children. London: 2009. CIPOLLE, R.J.; STRAND, L.M.; MORLEY, exercício profissional. In: O exercício do p.1-39. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, M.; GINSBURG D. B. Preceptor’s handbook U.S.A.: ASHP; 2009. DADER, M. J.; MUÑOZ, F. M.; Atenção Farmacêutica: conceitos, processos ed. São Paulo: RCN Publishing, 2008. GALT, Practice Skills for Pharmacists. Estados Unidos: GOODMAN e GILMAN. As bases farmacológicas ed. México: McGraw Hill, 1996 HEPLER, Oportunities and responsabilities in pharmaceutical Hosp. Pharm., Washington, v.3, p.533-543, ABBAS, A. K.; FAUSTO, N.(Ed.) Robins basis of disease. 7th ed.Philadelphia: Elsevier.Manual de Prescripción Pediátrica. 16th Edition. Lexi-Comp, 2010 MURPHY, J. E. Clinical Maryland, American Society of Healthy STORPIRTIS, S. (Org.); MORI, A. L. P. (Org.) ; RIBEIRO, E. (Org.) ; PORTA, V. atenção farmacêutica. 1. ed. Rio de Janeiro: 2008. v. 1. 489 p. TIETZE, K. J.;. Clinical patient-focused approach. 2ª ed. U.S. ADAMS,R.D.& Victor, M. Principles of Neurology, 5 ª ed.USA: Ed.Mc-Graw-Hill, 1993. AEHLERT, B. Emergências em cardiologia. Suporte avançado de vida em cardiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. AULER-Jr, J.O.C. & ALMEIDA, S. Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular: rotinas do Instituto do Coração. Porto Alegre: Artmed, 2004. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Barueri: Manole, 1996. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. CORIAT,S.F. Maturação Psicomotora no Primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Moraes, 1991. DIAMENTE, A. & CYPIL, S. - Neurologia Infantil - Lefévre. São Paulo: Ed. Atheneu, 1990 EFFGEN, S.K. Fisioterapia Pediátrica - Atendendo às Necessidades das Crianças, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE, J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2006 NETTER, F.H. Sistema Nervioso - Transtornos neurológicos y neuromusculares. Tomo 1.2. Barcelona: Ed Masson-Salvat, 1993 NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. São Paulo: Santos Maltese, 1991 SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. Barueri: Manole, 2007 SARMENTO, G.J.V.; VEGA, JM; LOPES, N S. Fisioterapia em UTI: Avaliação e procedimentos. São Paulo: Atheneu, 2006 SCANLAN, C. L; WILKINS, R. L., STOLLER, J. K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan., 7a ed. Barueri: Manole, 2000 SHEPHERD, R.B Fisioterapia em Pediatria, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1996. STEPHENSON, R & CONNOR, L. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2ª ed Barueri: Manole, 2004. UNPHRED,D.A..Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Mosby Company/MIR, 1994 Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP. Tratado de Fonoaudiologia Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Editora Roca, São Paulo, 2a ed., 2010 - Musiek FE, Ritelmann WF. Perspectivas atuais em avaliação audiológica. Ed. Manole, São Paulo, 2001 - Bevilacqua MC, Martinez MAN, Balen AS, Pupo AC, Reis ACMB, Frota S. Tratato de Audiologia da Academia Brasileira de Audiologia. Ed. Santos, São Paulo, 2011 Arvedson JC, Brodsky L. Pediatric swallowing and feeding: assessment and management. 2ª ed. Australia: Singular, 2002. - Hall KD. Pediatric dysphagia. Singular Thomson Learning, 2002. - Morris SE, Klein MD. Pre-Feeding Skills – A comprehensive resource for mealtime development. 2nd edition. USA: Therapy Skill Builders, 2000. - periódico Dysphagia. Barichelo atividades lúdicas no processo de revelação que vivem com HIV/AIDS. Cadernos de UFSCAR, v.14, .n.2, 2006, pp.111-119. 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Estados Unidos: GOODMAN e GILMAN. As bases farmacológicas ed. México: McGraw Hill, 1996 HEPLER, Oportunities and responsabilities in pharmaceutical Hosp. Pharm., Washington, v.3, p.533-543, ABBAS, A. K.; FAUSTO, N.(Ed.) Robins basis of disease. 7th ed.Philadelphia: Elsevier.Manual de Prescripción Pediátrica. 16th Edition. Lexi-Comp, 2010 MURPHY, J. E. Clinical Maryland, American Society of Healthy-System STORPIRTIS, S. (Org.); MORI, A. L. P. (Org.) ; RIBEIRO, E. (Org.) ; PORTA, V. atenção farmacêutica. 1. ed. Rio de Janeiro: 2008. v. 1. 489 p. TIETZE, K. J.;. Clinical patient-focused approach. 2ª ed. U.S.A. ADAMS,R.D.& Victor, M. Principles of Neurology, 5 ª ed.USA: Ed.Mc-Graw-Hill, 1993. AEHLERT, B. Emergências em cardiologia. Suporte avançado de vida em cardiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 AULER-Jr, J.O.C. & ALMEIDA, S. Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular: rotinas do Instituto do Coração. Porto Alegre: Artmed, 2004. AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, B. Hemiplegia no Adulto: Avaliação e Tratamento. Barueri: Manole, 1978. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. CARVALHO FILHO, E.T. & PAPALEO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 1994. FREITAS, E. V.; PY, L.; NERI, A. L.; CANÇADO, F. A. X.; GORZONI, M. L.; ROCHA, S. M. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE, J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. GROSSE, D. & SENGLER, J. Reeducação Perineal. Barueri: Manole, 2002. PERRACINI, M & Flo C. Funcionalidade e Envelhecimento. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2009. SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. Barueri: Manole, 2007 SARMENTO, G.J.V.; VEGA, JM; LOPES, N S. Fisioterapia em UTI: Avaliação e procedimentos. São Paulo: Atheneu, 2006 SCANLAN, C. L; WILKINS, R. L., STOLLER, J. K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan., 7a ed. Barueri: Manole, 2000 Lee D. A Cintura Pélvica. Barueri: Manole, 2001. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2006 NETTER, F.H. Sistema Nervioso - Transtornos neurológicos y neuromusculares. Tomo 1.2. Barcelona: Ed Masson-Salvat, 1993 NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. São Paulo: Santos Maltese, 1991. REBELATTO, J. R.; MORELLI, J. G. S. Fisioterapia Geriátrica. A prática da assistência ao idoso. Barueri: Manole,, 2004. STEPHENSON, R & CONNOR, L. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2ª ed Barueri: Manole, 2004. UNPHRED,D.A..Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Mosby Company/MIR, 1994 Hardy E, Robinson NM. Swallowing Disorders Treatment Manual — Second Edition. Pro-Ed Duchan JF, Bing S. Challeging Aphasia Therapies. Ed Psychology Press. 2004 Murdoch BE, Whelan B-M. Speech and Language Disorders Associated with Subcortical Pathology. 2009-292 p. Ed Willey Giannakopoulos P, Hof PR. Dementia in clinical practice. Karger- 2009 - 184 p. ALMEIDA MHM, SILVA SNP, RATIER APP. O Enfoque da Terapia Ocupacional. In: Gerontologia: Os Desafios nos diversos cenários de atenção. Ed: Manole, 2010. P 460-67. ALMEIDA MHM. Elaboração e validação do instrumento CICAc: classificação de idosos quanto à capacidade para o autocuidado. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 15, n. 3, p. 112-20, set./dez., 2004.112 BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. 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Carga Horária: |
2304 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 14 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Claudia Lunardi Alessandra Giannella Samelli Ana Carolina Basso Schmitt Ana Claudia Martinho de Carvalho Ana Paula Pelegrini Ratier Andréia Menandro Ferreira Lemke Anice de Campos Pássaro Barbara do Carmo Martins Monteiro Carla Gentile Matas Celisa Tiemi Nakagawa Sera Celso Ricardo Fernandes de Carvalho Cibele Cristine Berto Marques da Silva Claudia Regina Furquim de Andrade Daniela Regina Molini Avejonas Debora Maria Befi Lopes Eliane Schochat Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira Fabíola Custodio Flabiano Almeida Fátima Aparecida Caromano Fernanda Dreux Miranda Fernandes Haydée Fiszbein Wertzner Isabel de Camargo Neves Sacco Isabela Crivellaro Gonçalves Juliana de Oliveira Barros Karina Elena Cadioli Bernardis Bühler Leticia Lessa Mansur Lilian Aparecida Yoshimura Maria Elisa Pimentel Piemonte Maria Helena Morgani de Almeida Maria Silvia Carnio Mariangela Lopes Bitar Milena Vaz Bonini Pesce Nair Katia Nemr Naomi Kondo Nakagawa Raquel Aparecida Casarotto Renata Hydee Hasue Renata Mota Mamede Carvallo Renata Rodrigues Moreira Rodrigo Cerqueira Borges Rosé Colom Toldrá Sandra Maria Galheigo Selma Lancman Silmara Nicolau Pedro da Silva Silvia Maria Amado João Tatiana de Andrade Jardim Rodriguez Tatiana de Paula Oliveira |
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