Atividade

5128 - Contribuições da Psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno: a indiscipl

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: INSTITUTO DE PSICOLOGIA – USP
Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida
Curso de Extensão Universitária 2005 – Atualização

"Contribuições da psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno: a indisciplina, o fracasso escolar e a inclusão" Módulo II

Aulas formais:
Horário: 4ªs feiras das 2ª19h00 às 21h00 (aulas formais)
Duração: De 03 de agosto a 30 de novembro de 2005

CRONOGRAMA
Data Título da Aula Professor
03/08 Psicanálise e Educação M. C. Kupfer (debate c/ M. H. S. Patto)
10/08 Psicanálise e Educação Marise Bastos
17/08 Apresentação de caso Ana Beatriz Coutinho
24/08 Apresentação de caso - alunos Valéria Amâncio
31/08 A inclusão escolar e o direito Rinaldo Voltolini (debate c/ promotor)
14/09 A lei e a inclusão Valéria Amâncio
21/09 Apresentação de caso Andréia Assali
28/09 Apresentação de caso - alunos Maria Eugenia C. de Toledo
05/10 Inclusão escolar e filosofia Prof. José Sérgio de Carvalho (debate c/ Marise Bastos)
19/10 Psicanálise, filosofia e inclusão Fernando Colli
26/10 Apresentação de Caso Maria Eugenia C. de Toledo
09/11 Apresentação de caso - aluno Marise Bastos
16/11 O Estrangeiro na Escola Catherine Koltai
23/11 Apresentação de caso - alunos Fernando Colli
30/11 Encerramento e avaliação Fernando Colli (debate c/ equipe do Grupo Ponte)



Seminários:
4 seminários – 8 horas – 2ªs feiras das 14h00 às 16h00
Seminários com Alfredo Jerusalinsky – Tema: “O orgânico e o psíquico: acerca das novas confusões enetre o sujeito e seu cérebro – dias: 08/8 – 05/9 – 03/10 – 07/11.

Bibliografia:
EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Escuta, 2000.
FREUD E A EDUCAÇÃO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Scipione, 1989.
OS ATRASADOS NÃO EXISTEM. Cordié, A.. Artes médicas, 1996.
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: NOVOS OPERADORES DE LEITURA. Leny
Magalhães Mrech. Editora Pioneira.
SIGMUND FREUD OBRAS PSICOLÓGICAS. Peter Gay. Editora Imago.
CURSO E DISCURSO DA OBRA DE JACQUES LACAN. Antonio Godino
Cabas.Biblioteca Freudiana Brasileira. Editora Moraes.
A DINÂMICA DA TRANSFERÊNCIA . Edição Standard Brasileira das Obras
Psicológica Completas de Sigmund Freud. Vol.12. Editora Imago.
PSICANÁLISE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Jerusalinski, Alfredo. Artes e
Ofícios,1999.
EDUCAÇÃO IMPOSSÍVEL. Mannoni, M.. Ed. Francisco Alves,1977.
A CRIANÇA, SUA DOENÇA E OS OUTROS. Mannoni, M.. Zahar,1980.
EDUCA-SE UMA CRIANÇA?. Calligaris, C. et alli.. Artes e Ofícios, 1994.
DE PIAGET A FREUD: PARA REPENSAR AS APRENDIZAGENS. Lajonquière, L..Vozes,
1993.
INFÂNCIA E ILUSÃO (PSICO)PEDAGÓGICA. Lajonquière, L.. Vozes, 1999.
A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Patto, M. H.. Queiróz,1990.
ESTILOS DA CLÍNICA. REVISTA SOBRE A INFÂNCIA COM PROBLEMAS.
Vols.4 e 9.
FREUD ANTI-PEDAGOGO. Millot, C. – Zahar, 1987.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Adriana Fontes Melo do Rego Barros
Alfredo Néstor Jerusalinsky
Fernando Anthero Galvao Colli
Leandro de Lajonquière
Maria Cristina Machado Kupfer
Maria Helena Souza Patto
Mariana de Mello Beisiegel
Marise Bartolozzi Bastos
Marize Lucila Guglielmetti
Rogerio Lerner
Valeria Amancio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP