5128 - Contribuições da Psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno: a indiscipl |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | INSTITUTO DE PSICOLOGIA – USP Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida Curso de Extensão Universitária 2005 – Atualização "Contribuições da psicanálise para o entendimento da relação entre o professor e o aluno: a indisciplina, o fracasso escolar e a inclusão" Módulo II Aulas formais: Horário: 4ªs feiras das 2ª19h00 às 21h00 (aulas formais) Duração: De 03 de agosto a 30 de novembro de 2005 CRONOGRAMA Data Título da Aula Professor 03/08 Psicanálise e Educação M. C. Kupfer (debate c/ M. H. S. Patto) 10/08 Psicanálise e Educação Marise Bastos 17/08 Apresentação de caso Ana Beatriz Coutinho 24/08 Apresentação de caso - alunos Valéria Amâncio 31/08 A inclusão escolar e o direito Rinaldo Voltolini (debate c/ promotor) 14/09 A lei e a inclusão Valéria Amâncio 21/09 Apresentação de caso Andréia Assali 28/09 Apresentação de caso - alunos Maria Eugenia C. de Toledo 05/10 Inclusão escolar e filosofia Prof. José Sérgio de Carvalho (debate c/ Marise Bastos) 19/10 Psicanálise, filosofia e inclusão Fernando Colli 26/10 Apresentação de Caso Maria Eugenia C. de Toledo 09/11 Apresentação de caso - aluno Marise Bastos 16/11 O Estrangeiro na Escola Catherine Koltai 23/11 Apresentação de caso - alunos Fernando Colli 30/11 Encerramento e avaliação Fernando Colli (debate c/ equipe do Grupo Ponte) Seminários: 4 seminários – 8 horas – 2ªs feiras das 14h00 às 16h00 Seminários com Alfredo Jerusalinsky – Tema: “O orgânico e o psíquico: acerca das novas confusões enetre o sujeito e seu cérebro – dias: 08/8 – 05/9 – 03/10 – 07/11. Bibliografia: EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Escuta, 2000. FREUD E A EDUCAÇÃO. Kupfer, Maria Cristina. Editora Scipione, 1989. OS ATRASADOS NÃO EXISTEM. Cordié, A.. Artes médicas, 1996. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: NOVOS OPERADORES DE LEITURA. Leny Magalhães Mrech. Editora Pioneira. SIGMUND FREUD OBRAS PSICOLÓGICAS. Peter Gay. Editora Imago. CURSO E DISCURSO DA OBRA DE JACQUES LACAN. Antonio Godino Cabas.Biblioteca Freudiana Brasileira. Editora Moraes. A DINÂMICA DA TRANSFERÊNCIA . Edição Standard Brasileira das Obras Psicológica Completas de Sigmund Freud. Vol.12. Editora Imago. PSICANÁLISE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Jerusalinski, Alfredo. Artes e Ofícios,1999. EDUCAÇÃO IMPOSSÍVEL. Mannoni, M.. Ed. Francisco Alves,1977. A CRIANÇA, SUA DOENÇA E OS OUTROS. Mannoni, M.. Zahar,1980. EDUCA-SE UMA CRIANÇA?. Calligaris, C. et alli.. Artes e Ofícios, 1994. DE PIAGET A FREUD: PARA REPENSAR AS APRENDIZAGENS. Lajonquière, L..Vozes, 1993. INFÂNCIA E ILUSÃO (PSICO)PEDAGÓGICA. Lajonquière, L.. Vozes, 1999. A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Patto, M. H.. Queiróz,1990. ESTILOS DA CLÍNICA. REVISTA SOBRE A INFÂNCIA COM PROBLEMAS. Vols.4 e 9. FREUD ANTI-PEDAGOGO. Millot, C. – Zahar, 1987. |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Fontes Melo do Rego Barros Alfredo Néstor Jerusalinsky Fernando Anthero Galvao Colli Leandro de Lajonquière Maria Cristina Machado Kupfer Maria Helena Souza Patto Mariana de Mello Beisiegel Marise Bartolozzi Bastos Marize Lucila Guglielmetti Rogerio Lerner Valeria Amancio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |