Atividade

51006 - Educação em Saúde

Período da turma: 18/03/2013 a 21/03/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Educação em saúde. Ações educativas como instrumento do processo de trabalho dos profissionais da saúde. Elementos constitutivos do processo educativo.

Conteúdo Programático:
• Processo educativo como processo de trabalho dos profissionais da saúde
• Conceito e aplicação da educação em saúde no referencial do SUS
• Planejamento como instrumento da ação educativa
• Objetivos educacionais
• Estratégia pedagógica na educação em saúde
• Processo de avaliação nos programas de educação em saúde
• Avaliação da aprendizagem.
Metodologia: exposição dialogada; dramatização; simulação; dinâmica de grupo.
Recursos Audiovisuais: multimídia.

Bibliografia
Freire P.Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra,1996 (Coleção leitura).
Oliveira MA de C. Educação em saúde: uma estratégia no processo ensino aprendizagem. Rev.Bras em Saúde.V.3, n.1/4. p. 130-34,1994.
Parra N. Técnicas áudio visuais de educação. São Paulo, Edibell, 1972.
Peduzzi M. Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde. Trabalho, Educação e Saúde. V1, n1,p75-91,2003.
Sancho JM. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre, ArtMed,1998.
Vasconcelos EM. Educação popular nos serviços de saúde. São Paulo, Hucitec 1989.
Veiga PA (org.) Técnicas de ensino: por que não. Campinas, Papirus, 1996.
Takahashi RT, Fernandes M de FP. Plano de aula: conceito e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem, v.17 ,p.114-18,2004.
Anastasiou GC, Alves LP. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.7 ed. Joinville, SC: UNIVILLE,2006.
Chiesa AM, Nascimento DDG do, Bracialli LAD, Oliveira MAC de, Ciampone MHT. A formação de profissionais de saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enfermagem (UFPR), v.12, p.236-240,2007.
Libâneo JC.Didática. São Paulo, Cortez,1994.
Masetto MT Didática:a aula como centro. São Paulo FTD, 1994

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Cassia Baldini Soares


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP