49414 - Políticas, Gestão e Estratégias educacionais na atuação cardiovascular |
Período da turma: | 01/03/2013 a 28/02/2015
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Descrição: | Processo saúde – doença; evolução dos conceitos em Saúde; desenvolvimento da atenção à saúde; histórico e o desenvolvimento do SUS, sua organização e estrutura; fundamentos de atenção à Saúde; legislação em saúde e Normas Operacionais; programas e ações de saúde; sistemas de Saúde; humanização, acolhimento e inclusão; educação para a saúde. Conceitos fundamentais de gestão em saúde; os indicadores em saúde; os conceitos e fundamentos de qualidade em saúde e os programas de qualidade; as características do HC-FMUSP e sua inserção no SUS. Análise crítica das políticas públicas de saúde; a saúde complementar; o financiamento e a Emenda Constitucional 29. Processo pedagógico; ações educativas como instrumento do processo de trabalho dos profissionais da saúde e elementos constitutivos do processo educativo.
Bibliografia Básica: * Bordenave JD. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes; 1986. * Cohn A, Elias PE. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo: Cortez, 2001. * Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra,1996 (Coleção leitura). * Gazzinelli MF. Educação em saúde – teoria método e imaginação. Belo Horizonte: UFMG, 2006. * Malik AM, Vecina Neto G. Gestão em saúde. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2011. * Oliveira MAC. Educação em saúde: uma estratégia no processo ensino aprendizagem. Rev. Bras. em Saúde. 3(1/4): 130-34,1994. * Zanetta R, Nobre M. Multiplicadores do estilo de vida saudável – prevenção de doença cardiovascular na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2011. |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Jurema da Silva Herbas Palomo |
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