45931 - NETO-Pesquisa em Odontologia: Orientação, Elaboração e Apresentação do TCC |
Período da turma: | 02/08/2011 a 08/08/2012
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Descrição: | Ementa:
A pesquisa é um fundamental instrumento de trabalho do Assistente Social, bem como condição fundamental para a construção de conhecimento científico, assim sendo, a disciplina se torna fundamental para a capacitação do aluno como profissional crítico e compromissado com construção e alargamento da teoria das ciências sociais. Objetivo: Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico. Conteúdo Programático: 1 - O projeto de pesquisa 1.1 – A escolha do tema 1.2 - Justificativa e Fundamentação Teórica 1.3 - Objetivos (geral e específicos) 1.4 – Metodologia: Universo, Amostra e Instrumental 1.5 – Forma de análise dos dados 1.6 – Cronograma 1.7 – Referências 2 - Tipologia da Pesquisa 2.1 - Pesquisa Qualitativa 2.2 - Pesquisa Quantitativa 3 - Instrumentos de coleta de Dados 3.1 – Observação 3.2 – Entrevista 3.3 – Questionário 3.4 – Formulário 3.5 – Depoimento 3.6 – História de Vida 3.7 – Grupo Focal 3.8 – Análise Documental 4 - Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados 5 - Pré- teste 6 - Aplicação dos Instrumentos 7- Sistematização de Dados 8 - A Compreensão dos Dados 9 - Análise de Conteúdo 10 - Relatório de Pesquisa Bibliografia BARBIER RA Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3). BARROS AJP, LEHFELD, NAS. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990. CHIZZOTTI A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p. COSTA FS. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7). DEMO P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8). FERNANDES H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p.148-160, 1991. FILHO JM, LEHFELD NAS. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p. FLICK U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.39-49. FRANCO MLPB. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6). GATTI BA. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1). GRIGOLLI AAG. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p. LAKATOS EM, MARCONI MA. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989. MARTINELLI ML(org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. MOROZ M, GIANFALDONI MHTA. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2a.ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2). SEVERINO AJ. Metodologia do trabalho científico. 23ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p. |
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Carga Horária: |
204 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 9 | ||||
Ministrantes: |
Gisele da Silva Dalben |
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