45892 - NC- Família e Desenvolvimento Humano |
Período da turma: | 09/08/2010 a 08/08/2012
|
||||
|
|||||
Descrição: | Abrange:
1. Família e Deficiência 2. Desenvolvimento Humano Objetivo: 1. Tem como objetivo dar subsídios aos alunos para que os mesmos possam conhecer e identificar características de famílias com deficiência e seu funcionamento, para reconhecer aspectos relacionados a saúde das mesmas e posteriormente encaminhar para atendimento especializado. 2. Possibilitar o conhecimento do desenvolvimento neurocognitivo, nas diferentes fases do ciclo vital referentes à infância e adolescência. Metodologia:. Aulas expositivas e dialogadas, discussão de textos, atividades práticas, discussão de casos. Programa de atividades: 1. Conceitualização do que é família. Conhecer quais as finalidades da família. Conhecer sobre a importância da família na identidade do indivíduo. Compreender a família como sistema que se desenvolve no tempo e em contexto cultural específico. Conhecer um esquema para avaliar a família. 2. Desenvolvimento, crescimento e os processos de mudança: aspectos biopsicossociais. Períodos do desenvolvimento cognitivo. Teorias do desenvolvimento. Desenvolvimento neurocognitivo na infância Sistema de Avaliação: Freqüência em aula; Interesse e participação; Entrega de trabalhos escritos; Desempenho nas atividades práticas propostas. Construção de Portfólio. Bibliografia: CARTER, B. & MCGOLDRICK, M. (1989). The expanded family life cycle – individual, family, and social perspectives. Needham Heights: Allyn & Bacon. CARTER, B. & MAC GOLDRICK, M. (1995). As mudanças no ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Médicas. CERVENY; C. M. O. (2002). A família como modelo. Campinas: Livro Pleno. CERVENY, C. M. O. & BERTHOUD, C. (2002). Visitando a família em diferentes fases do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo. ELKAIM, M. (1998). Panorama das terapias familiares. São Paulo: Summus. LASCH, C. (1991). Refúgio num mundo sem coração. A família: santuário ou instituição sitiada? Rio de Janeiro: Paz e Terra. MINUCHIN, S. et al. (1999). Trabalhando com famílias pobres. Porto Alegre: Artmed. MINUCHIN, S. & FISHMAN, H. (1995). Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas. BEE, H. A criança em desenvolvimento. SP:Harper & Row, 2003. MOURA-RIBEIRO, M.V.L. e GONÇALVES, V.M.G. Neurologia do Desenvolvimento da Criança. SP:Revinter, 2009. PAPALIA, D.E. Desenvolvimento Humano. P.Alegre:Artmed, 2006 |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 17 | ||||
Ministrantes: |
Liliam D'Aquino Tavano |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |