Atividade

45810 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Um Universo Silencioso

Período da turma: 20/02/2012 a 05/12/2012

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1:fev/2012
- Apresentação do curso;
- Alfabeto manual da LIBRAS;
- Expressão facial.
- Cultura Surda

Aula 2: mar/2012
- Alfabeto manual da LIBRAS
- Datilologia;
- Números em LIBRAS.
- Atividade em grupo.

Aula 3: mar/2012
- Pronomes Pessoais/ Interrogativos/ Demonstrativos;
- Advérbios de lugar;
- Cumprimento, Saudações e Expressões;
- Família.
- Atividade em grupo;
- Tarefa 1 (Apresentação pessoal para a sala)

Aula 4: mar/2012
- Dias da semana;
- Meses do ano;
- Tempo;
- Cores.
- Atividade em grupo;
- Tarefa 2 (Apresentação da composição familiar)

Aula 5: abril/2012
- Orientações Geográficas;
- Estados Brasileiros;
- Continentes;
- Países;
- Atividade em grupo;
- Tarefa 3 (Apresentação pessoal para a sala)

Aula 6: abril/2012
1º Avaliação - Individual

Aula 7: abril/2012
- Sistema de transcrição para LIBRAS;
- Participação: intérprete em LIBRAS (OUVINTE) e (SURDOS);
- Verbos I;
Adjetivos.
- Atividade em grupo;
- Tarefa 4 (Apresentação em grupo de atividades) - LEGISLAÇÃO.

Aula 8: maio/2012
- Aula Externa – EACH
- Atividade em grupo;

Aula 9: maio/2012
- Classificadores;
- Sinais em contexto;
- Atividade em grupo;
- Tarefa 5 (Apresentação de Verbos para a sala )

Aula 10: maio/2012
- Profissões;
- Atividade em grupo;
- Tarefa 6 (Atividades em grupo abordando apresentação pessoal e verbos)

Aula 11: jun/2012
- Verbos II;
- Sinais em contexto.
- Atividade em grupo
- Tarefa 7 (Atividades em grupos – focando as profissões)

Aula 12: set/2012
- Numerais para assuntos financeiros;
- Pesos e medidas.
- Atividade em grupo (conversação em Libras)

Aula 13: out/2012
- Sinais em Contexto
- Atividade em grupo

Aula 14: nov/2012
2º Avaliação - Individual

Aula 15: nov/2012
- Sinais em Contexto
- Atividade em grupo

Aula 16: dez/2012
Encerramento do Curso
- Avaliação do CURSO


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

AUSUBEL,D.P. A Aprendizagem Significativa: a Teoria de David Ausubel.1982. São Paulo: Moraes.

BOGDAN, R. C.; BIKLEIN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Henrique et al. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da educação Especial. Portaria nº 1679 de 02/12/1999. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seesp/port1679.shtm Acesso em: 30/10/2010.
FELTRINI, Gisele Morisson et al. Aplicando modelos de raciocínio qualitativo ao ensino de ciências de estudantes surdos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7; 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Florianópolis, 2009. p.1-12.

FERNANDES, E. Problemas Linguísticos e cognitivos do Surdo. Editora Artmed 2003.Rio de Janeiro.
FERNANDES, S.M.M. A Proposta de Educação Especial: do Município do Rio de Janeiro. Editora Espaço,1997 4:55-61
FONSECA, V. da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

GOLDFELD,Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus,1997.

LACERDA, C.B.F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno Cedes. Campinas-SP. v.19 n. 46 p. 68-80,1998
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAZZOTTA,M.J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas . 5º ed. São Paulo: Cortez,1999.
QUADROS,R.M. Educação de surdos: efeitos de modalidade e práticas pedagógicas. In: MENDES,E.G.;ALMEIDA,M.A;WILLIAMS,L.C. de A . (org). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EduFSCar, 2009

SILVA, Rafael Dias. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Um Universo Silencioso. III Congresso Brasileiro de Educação – UNESP – Campus Bauru – 2011
Disponível: http://www.librasnaciencia.com.br/artigo_unesp2011.pdf;

SILVA, Tomaz.T. da. A produção Social da identidade e da diferença. In SILVA, T.T. da (Org) Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes,2000.

SOUZA, Regina Maria; SILVESTRE, Nuria. Educação de Surdos: Pontos e Contrapontos. In: ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Inclusão escolar. São Paulo, Summus,2007.

VYGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes,2001.

LINKS
http://www.librasnaciencia.com.br/bibliografias.html
http://www.librasnaciencia.com.br/legislacao.html
http://www.iptv.usp.br:80/portal/Id.do?instance=0&id=usp0p-gpdYH-uaTndNOqoI8moC6HSxP8v3Jfbz85wEcz98.&type=video

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 240
 
Ministrantes: Thomás Augusto Santoro Haddad


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP