45810 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Um Universo Silencioso |
Período da turma: | 20/02/2012 a 05/12/2012
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1:fev/2012
- Apresentação do curso; - Alfabeto manual da LIBRAS; - Expressão facial. - Cultura Surda Aula 2: mar/2012 - Alfabeto manual da LIBRAS - Datilologia; - Números em LIBRAS. - Atividade em grupo. Aula 3: mar/2012 - Pronomes Pessoais/ Interrogativos/ Demonstrativos; - Advérbios de lugar; - Cumprimento, Saudações e Expressões; - Família. - Atividade em grupo; - Tarefa 1 (Apresentação pessoal para a sala) Aula 4: mar/2012 - Dias da semana; - Meses do ano; - Tempo; - Cores. - Atividade em grupo; - Tarefa 2 (Apresentação da composição familiar) Aula 5: abril/2012 - Orientações Geográficas; - Estados Brasileiros; - Continentes; - Países; - Atividade em grupo; - Tarefa 3 (Apresentação pessoal para a sala) Aula 6: abril/2012 1º Avaliação - Individual Aula 7: abril/2012 - Sistema de transcrição para LIBRAS; - Participação: intérprete em LIBRAS (OUVINTE) e (SURDOS); - Verbos I; Adjetivos. - Atividade em grupo; - Tarefa 4 (Apresentação em grupo de atividades) - LEGISLAÇÃO. Aula 8: maio/2012 - Aula Externa – EACH - Atividade em grupo; Aula 9: maio/2012 - Classificadores; - Sinais em contexto; - Atividade em grupo; - Tarefa 5 (Apresentação de Verbos para a sala ) Aula 10: maio/2012 - Profissões; - Atividade em grupo; - Tarefa 6 (Atividades em grupo abordando apresentação pessoal e verbos) Aula 11: jun/2012 - Verbos II; - Sinais em contexto. - Atividade em grupo - Tarefa 7 (Atividades em grupos – focando as profissões) Aula 12: set/2012 - Numerais para assuntos financeiros; - Pesos e medidas. - Atividade em grupo (conversação em Libras) Aula 13: out/2012 - Sinais em Contexto - Atividade em grupo Aula 14: nov/2012 2º Avaliação - Individual Aula 15: nov/2012 - Sinais em Contexto - Atividade em grupo Aula 16: dez/2012 Encerramento do Curso - Avaliação do CURSO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. AUSUBEL,D.P. A Aprendizagem Significativa: a Teoria de David Ausubel.1982. São Paulo: Moraes. BOGDAN, R. C.; BIKLEIN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, Carlos Henrique et al. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da educação Especial. Portaria nº 1679 de 02/12/1999. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seesp/port1679.shtm Acesso em: 30/10/2010. FELTRINI, Gisele Morisson et al. Aplicando modelos de raciocínio qualitativo ao ensino de ciências de estudantes surdos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7; 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Florianópolis, 2009. p.1-12. FERNANDES, E. Problemas Linguísticos e cognitivos do Surdo. Editora Artmed 2003.Rio de Janeiro. FERNANDES, S.M.M. A Proposta de Educação Especial: do Município do Rio de Janeiro. Editora Espaço,1997 4:55-61 FONSECA, V. da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 GOLDFELD,Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus,1997. LACERDA, C.B.F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno Cedes. Campinas-SP. v.19 n. 46 p. 68-80,1998 LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MAZZOTTA,M.J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas . 5º ed. São Paulo: Cortez,1999. QUADROS,R.M. Educação de surdos: efeitos de modalidade e práticas pedagógicas. In: MENDES,E.G.;ALMEIDA,M.A;WILLIAMS,L.C. de A . (org). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EduFSCar, 2009 SILVA, Rafael Dias. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Um Universo Silencioso. III Congresso Brasileiro de Educação – UNESP – Campus Bauru – 2011 Disponível: http://www.librasnaciencia.com.br/artigo_unesp2011.pdf; SILVA, Tomaz.T. da. A produção Social da identidade e da diferença. In SILVA, T.T. da (Org) Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes,2000. SOUZA, Regina Maria; SILVESTRE, Nuria. Educação de Surdos: Pontos e Contrapontos. In: ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Inclusão escolar. São Paulo, Summus,2007. VYGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes,2001. LINKS http://www.librasnaciencia.com.br/bibliografias.html http://www.librasnaciencia.com.br/legislacao.html http://www.iptv.usp.br:80/portal/Id.do?instance=0&id=usp0p-gpdYH-uaTndNOqoI8moC6HSxP8v3Jfbz85wEcz98.&type=video |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 240 | ||||
Ministrantes: |
Thomás Augusto Santoro Haddad |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |