4453 - Tratamento e inclusão escolar de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA COMPLETO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Período do Curso: 06 de março a 11 de dezembro de 2006 Aulas teóricas: segunda-feira das 19h00 às 21h00 Módulo I: Introdução à teoria psicanalítica. 06/03 – Introdução ao insconsciente Maria Cristina M. Kupfer Freud (1912) Algumas observações sobre o conceito de inconsciente em psicanálise. 13/03 – O falo e a organização genital infantil Rogério Lerner Freud (1923) Organização genital infantil 27/03 – Sexualidade Infantil em Freud Rogério Lerner Freud (1905) II Ensaio sobre a sexualidade infantil. 03/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função materna (SS e PA) Rogério Lerner Clínica de bebês (apostila) 10/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função Materna (ED e FP) Maria Eugênia Pesaro Clínica de bebês (apostila) 17/04 – O estádio do espelho Walkiria Helena Grant Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise 24/04 – Sexualidade Feminina e Função Materna Walkíria Helena Grant Freud (1931) A sexualidade feminina. 08/05 – Apresentação de caso com inclusão escolar Marise Bartolozzi Bastos 15/05 – Introdução ao narcisismo Rogério Lerner Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise 22/05 – Édipo em Freud Renata L. Guarido Freud (1900) Sonhos com a morte de pessoas queridas 29/05 – Apresentação e discussão de caso clínico com inclusão escolar Renata L. Guarido 05/06 – Os três tempos do Édipo Marise Bartolozzi Bastos Bleichmar. Introdução ao estudo das perversões. 12/06 – O pequeno Hans Christian Dunker Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos. 19/06 – A educação psicanaliticamente orientada do pequeno Hans Maria Cristina Machado Kupfer Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos. 26/06 – Função Paterna Fernando Anthero Galvão Colli Joel Dor, O pai e sua função em psicanálise. Módulo II – Diagnóstico dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento. 07/08 – Introdução histórica à clínica da psicose infantil Maria Cristina Machado Kupfer Postel e Quetel, História da Psiquiatria 14/08 – Psicoses na infância Maria Cristina Machado Kupfer A. Jerusalinsky, Psicose e autismo, uma questão de linguagem (Appoa n.10) 21/08 – A escuta dos pais no tratamento das psicoses na infância Lina G. Martins de Oliveira Lina Galletti Martins de Oliveira, L. A escuta dos pais no tratamento psicanalítico e institucional de crianças com DGD. 28/08 – A psicose na Psiquiatria e na Psicanálise (DSM-4 e o diagnóstico psicanalítico) Rogério Lerner M. Ledoux, Concepciones psicoanaliticas de las psicosis infantiles, Buenos Aires, Nueva Visión, 1978. 04/09 – Apresentação e discussão da história clínica e pedagógica de uma criança atendida no Lugar de Vida Lina Galletti Martins de Oliveira 11/09 – Caso de psicose infantil na literatura psicanalítica – Caso Dominique Carina Arantes Faria 18/09 – Psicose e deficiência mental Rogério Lerner Maud Mannoni, A criança retardada e a mãe. 25/09 – Autismo Maria Cristina Machado Kupfer M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro. 02/10 – Autismo Maria Cristina Machado Kupfer M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro. Módulo III - Psicanálise e Educação 09/10 – Problemas do encontro da Psicanálse com a Educação. Rinaldo Voltolini. M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação 16/10 – A psicanálise e a Aprendizagem da criança com DGD. Valéria Amâncio M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação 23/10 – Relação professor-aluno. Maria Cristina Machado Kupfer. 30/10 – O trabalho no Grupo Ponte Fernando Anthero Galvão Colli Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do Grupo Ponte 06/11 – O trabalho no Grupo Ponte Fernando Anthero Galvão Colli Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do Grupo Ponte 13/11 – O sujeito e a aprendizagem Marise Bartolozzi Bastos Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. 20/11 – A escuta dos professores Marise Bartolozzi Bastos Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. 27/11 – Educação terapêutica: uma tentativa de separação da dicotomia ‘tratar e educar’ Maria Cristina Machado Kupfer 04/12 – Trabalho com grupos de professores. Yara Sayão 11/12 - Discussão de um caso de inclusão de uma aluna do curso Maria Cristina machado Kupfer e Marise B. Bastos 35 aulas = 70 horas. Horário dos seminários: segunda-feira das 14 às 16hs. Seminários com Alfredo Jerusalinsky (1 mensal) 8 seminários = 16 horas PROGRAMA COMPLETO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Período do Curso: 06 de março a 11 de dezembro de 2006 Aulas teóricas: segunda-feira das 19h00 às 21h00 Módulo I: Introdução à teoria psicanalítica. 06/03 – Introdução ao insconsciente Maria Cristina M. Kupfer Freud (1912) Algumas observações sobre o conceito de inconsciente em psicanálise. 13/03 – O falo e a organização genital infantil Rogério Lerner Freud (1923) Organização genital infantil 27/03 – Sexualidade Infantil em Freud Rogério Lerner Freud (1905) II Ensaio sobre a sexualidade infantil. 03/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função materna (SS e PA) Rogério Lerner Clínica de bebês (apostila) 10/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função Materna (ED e FP) Maria Eugênia Pesaro Clínica de bebês (apostila) 17/04 – O estádio do espelho Walkiria Helena Grant Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise 24/04 – Sexualidade Feminina e Função Materna Walkíria Helena Grant Freud (1931) A sexualidade feminina. 08/05 – Apresentação de caso com inclusão escolar Marise Bartolozzi Bastos 15/05 – Introdução ao narcisismo Rogério Lerner Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise 22/05 – Édipo em Freud Renata L. Guarido Freud (1900) Sonhos com a morte de pessoas queridas 29/05 – Apresentação e discussão de caso clínico com inclusão escolar Renata L. Guarido 05/06 – Os três tempos do Édipo Marise Bartolozzi Bastos Bleichmar. Introdução ao estudo das perversões. 12/06 – O pequeno Hans Christian Dunker Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos. 19/06 – A educação psicanaliticamente orientada do pequeno Hans Maria Cristina Machado Kupfer Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos. 26/06 – Função Paterna Fernando Anthero Galvão Colli Joel Dor, O pai e sua função em psicanálise. Módulo II – Diagnóstico dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento. 07/08 – Introdução histórica à clínica da psicose infantil Maria Cristina Machado Kupfer Postel e Quetel, História da Psiquiatria 14/08 – Psicoses na infância Maria Cristina Machado Kupfer A. Jerusalinsky, Psicose e autismo, uma questão de linguagem (Appoa n.10) 21/08 – A escuta dos pais no tratamento das psicoses na infância Lina G. Martins de Oliveira Lina Galletti Martins de Oliveira, L. A escuta dos pais no tratamento psicanalítico e institucional de crianças com DGD. 28/08 – A psicose na Psiquiatria e na Psicanálise (DSM-4 e o diagnóstico psicanalítico) Rogério Lerner M. Ledoux, Concepciones psicoanaliticas de las psicosis infantiles, Buenos Aires, Nueva Visión, 1978. 04/09 – Apresentação e discussão da história clínica e pedagógica de uma criança atendida no Lugar de Vida Lina Galletti Martins de Oliveira 11/09 – Caso de psicose infantil na literatura psicanalítica – Caso Dominique Carina Arantes Faria 18/09 – Psicose e deficiência mental Rogério Lerner Maud Mannoni, A criança retardada e a mãe. 25/09 – Autismo Maria Cristina Machado Kupfer M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro. 02/10 – Autismo Maria Cristina Machado Kupfer M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro. Módulo III - Psicanálise e Educação 09/10 – Problemas do encontro da Psicanálse com a Educação. Rinaldo Voltolini. M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação 16/10 – A psicanálise e a Aprendizagem da criança com DGD. Valéria Amâncio M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação 23/10 – Relação professor-aluno. Maria Cristina Machado Kupfer. 30/10 – O trabalho no Grupo Ponte Fernando Anthero Galvão Colli Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do Grupo Ponte 06/11 – O trabalho no Grupo Ponte Fernando Anthero Galvão Colli Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do Grupo Ponte 13/11 – O sujeito e a aprendizagem Marise Bartolozzi Bastos Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. 20/11 – A escuta dos professores Marise Bartolozzi Bastos Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. 27/11 – Educação terapêutica: uma tentativa de separação da dicotomia ‘tratar e educar’ Maria Cristina Machado Kupfer 04/12 – Trabalho com grupos de professores. Yara Sayão 11/12 - Discussão de um caso de inclusão de uma aluna do curso Maria Cristina machado Kupfer e Marise B. Bastos 35 aulas = 70 horas. Horário dos seminários: segunda-feira das 14 às 16hs. Seminários com Alfredo Jerusalinsky (1 mensal) 8 seminários = 16 horas |
||||
Carga Horária: |
180 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Carina Arantes Faria Christian Ingo Lenz Dunker Fernando Anthero Galvao Colli Lina Galletti Martins de Oliveira Maria Cristina Machado Kupfer Marise Bartolozzi Bastos Oscar Angel Cesarotto Rinaldo Voltolini Rogerio Lerner Valeria Amancio Walkiria Helena Grant |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |