Atividade

4453 - Tratamento e inclusão escolar de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA COMPLETO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Período do Curso: 06 de março a 11 de dezembro de 2006

Aulas teóricas: segunda-feira das 19h00 às 21h00


Módulo I: Introdução à teoria psicanalítica.

06/03 – Introdução ao insconsciente
Maria Cristina M. Kupfer
Freud (1912) Algumas observações sobre o conceito de inconsciente em
psicanálise.

13/03 – O falo e a organização genital infantil
Rogério Lerner
Freud (1923) Organização genital infantil

27/03 – Sexualidade Infantil em Freud
Rogério Lerner
Freud (1905) II Ensaio sobre a sexualidade infantil.

03/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função materna (SS e PA)
Rogério Lerner
Clínica de bebês (apostila)

10/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função Materna (ED e FP)
Maria Eugênia Pesaro
Clínica de bebês (apostila)

17/04 – O estádio do espelho
Walkiria Helena Grant
Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise

24/04 – Sexualidade Feminina e Função Materna
Walkíria Helena Grant
Freud (1931) A sexualidade feminina.

08/05 – Apresentação de caso com inclusão escolar
Marise Bartolozzi Bastos

15/05 – Introdução ao narcisismo
Rogério Lerner
Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise

22/05 – Édipo em Freud
Renata L. Guarido
Freud (1900) Sonhos com a morte de pessoas queridas

29/05 – Apresentação e discussão de caso clínico com inclusão escolar
Renata L. Guarido

05/06 – Os três tempos do Édipo
Marise Bartolozzi Bastos
Bleichmar. Introdução ao estudo das perversões.

12/06 – O pequeno Hans
Christian Dunker
Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos.

19/06 – A educação psicanaliticamente orientada do pequeno Hans
Maria Cristina Machado Kupfer
Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos.

26/06 – Função Paterna
Fernando Anthero Galvão Colli
Joel Dor, O pai e sua função em psicanálise.

Módulo II – Diagnóstico dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento.

07/08 – Introdução histórica à clínica da psicose infantil
Maria Cristina Machado Kupfer
Postel e Quetel, História da Psiquiatria

14/08 – Psicoses na infância
Maria Cristina Machado Kupfer
A. Jerusalinsky, Psicose e autismo, uma questão de linguagem (Appoa n.10)

21/08 – A escuta dos pais no tratamento das psicoses na infância
Lina G. Martins de Oliveira
Lina Galletti Martins de Oliveira, L. A escuta dos pais no tratamento
psicanalítico e institucional de crianças com DGD.

28/08 – A psicose na Psiquiatria e na Psicanálise (DSM-4 e o diagnóstico
psicanalítico)
Rogério Lerner
M. Ledoux, Concepciones psicoanaliticas de las psicosis infantiles, Buenos
Aires, Nueva Visión, 1978.

04/09 – Apresentação e discussão da história clínica e pedagógica de uma criança
atendida no Lugar de Vida
Lina Galletti Martins de Oliveira

11/09 – Caso de psicose infantil na literatura psicanalítica – Caso Dominique
Carina Arantes Faria

18/09 – Psicose e deficiência mental
Rogério Lerner
Maud Mannoni, A criança retardada e a mãe.

25/09 – Autismo
Maria Cristina Machado Kupfer
M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro.

02/10 – Autismo
Maria Cristina Machado Kupfer
M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro.

Módulo III - Psicanálise e Educação

09/10 – Problemas do encontro da Psicanálse com a Educação.
Rinaldo Voltolini.
M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação

16/10 – A psicanálise e a Aprendizagem da criança com DGD.
Valéria Amâncio
M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação

23/10 – Relação professor-aluno.
Maria Cristina Machado Kupfer.

30/10 – O trabalho no Grupo Ponte
Fernando Anthero Galvão Colli
Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do
Grupo Ponte

06/11 – O trabalho no Grupo Ponte
Fernando Anthero Galvão Colli
Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do
Grupo Ponte

13/11 – O sujeito e a aprendizagem
Marise Bartolozzi Bastos
Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de
operadores da psicanálise.

20/11 – A escuta dos professores
Marise Bartolozzi Bastos
Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de
operadores da psicanálise.

27/11 – Educação terapêutica: uma tentativa de separação da dicotomia ‘tratar e
educar’
Maria Cristina Machado Kupfer

04/12 – Trabalho com grupos de professores.
Yara Sayão

11/12 - Discussão de um caso de inclusão de uma aluna do curso
Maria Cristina machado Kupfer e Marise B. Bastos

35 aulas = 70 horas.

Horário dos seminários: segunda-feira das 14 às 16hs.

Seminários com Alfredo Jerusalinsky (1 mensal)

8 seminários = 16 horas




PROGRAMA COMPLETO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Período do Curso: 06 de março a 11 de dezembro de 2006

Aulas teóricas: segunda-feira das 19h00 às 21h00


Módulo I: Introdução à teoria psicanalítica.

06/03 – Introdução ao insconsciente
Maria Cristina M. Kupfer
Freud (1912) Algumas observações sobre o conceito de inconsciente em
psicanálise.

13/03 – O falo e a organização genital infantil
Rogério Lerner
Freud (1923) Organização genital infantil

27/03 – Sexualidade Infantil em Freud
Rogério Lerner
Freud (1905) II Ensaio sobre a sexualidade infantil.

03/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função materna (SS e PA)
Rogério Lerner
Clínica de bebês (apostila)

10/04 – O primeiro ano de vida: eixos da Função Materna (ED e FP)
Maria Eugênia Pesaro
Clínica de bebês (apostila)

17/04 – O estádio do espelho
Walkiria Helena Grant
Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise

24/04 – Sexualidade Feminina e Função Materna
Walkíria Helena Grant
Freud (1931) A sexualidade feminina.

08/05 – Apresentação de caso com inclusão escolar
Marise Bartolozzi Bastos

15/05 – Introdução ao narcisismo
Rogério Lerner
Nasio, Os sete conceitos cruciais em psicanálise

22/05 – Édipo em Freud
Renata L. Guarido
Freud (1900) Sonhos com a morte de pessoas queridas

29/05 – Apresentação e discussão de caso clínico com inclusão escolar
Renata L. Guarido

05/06 – Os três tempos do Édipo
Marise Bartolozzi Bastos
Bleichmar. Introdução ao estudo das perversões.

12/06 – O pequeno Hans
Christian Dunker
Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos.

19/06 – A educação psicanaliticamente orientada do pequeno Hans
Maria Cristina Machado Kupfer
Freud (1909) História da fobia de um menino de cinco anos.

26/06 – Função Paterna
Fernando Anthero Galvão Colli
Joel Dor, O pai e sua função em psicanálise.

Módulo II – Diagnóstico dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento.

07/08 – Introdução histórica à clínica da psicose infantil
Maria Cristina Machado Kupfer
Postel e Quetel, História da Psiquiatria

14/08 – Psicoses na infância
Maria Cristina Machado Kupfer
A. Jerusalinsky, Psicose e autismo, uma questão de linguagem (Appoa n.10)

21/08 – A escuta dos pais no tratamento das psicoses na infância
Lina G. Martins de Oliveira
Lina Galletti Martins de Oliveira, L. A escuta dos pais no tratamento
psicanalítico e institucional de crianças com DGD.

28/08 – A psicose na Psiquiatria e na Psicanálise (DSM-4 e o diagnóstico
psicanalítico)
Rogério Lerner
M. Ledoux, Concepciones psicoanaliticas de las psicosis infantiles, Buenos
Aires, Nueva Visión, 1978.

04/09 – Apresentação e discussão da história clínica e pedagógica de uma criança
atendida no Lugar de Vida
Lina Galletti Martins de Oliveira

11/09 – Caso de psicose infantil na literatura psicanalítica – Caso Dominique
Carina Arantes Faria

18/09 – Psicose e deficiência mental
Rogério Lerner
Maud Mannoni, A criança retardada e a mãe.

25/09 – Autismo
Maria Cristina Machado Kupfer
M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro.

02/10 – Autismo
Maria Cristina Machado Kupfer
M. C. M. Kupfer, Educação para o futuro.

Módulo III - Psicanálise e Educação

09/10 – Problemas do encontro da Psicanálse com a Educação.
Rinaldo Voltolini.
M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação

16/10 – A psicanálise e a Aprendizagem da criança com DGD.
Valéria Amâncio
M.C.M. Kupfer, Freud e a Educação

23/10 – Relação professor-aluno.
Maria Cristina Machado Kupfer.

30/10 – O trabalho no Grupo Ponte
Fernando Anthero Galvão Colli
Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do
Grupo Ponte

06/11 – O trabalho no Grupo Ponte
Fernando Anthero Galvão Colli
Fernando Colli e M. C. M. Kupfer (orgs.) TRAVESSIAS – a experiência do
Grupo Ponte

13/11 – O sujeito e a aprendizagem
Marise Bartolozzi Bastos
Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de
operadores da psicanálise.

20/11 – A escuta dos professores
Marise Bartolozzi Bastos
Marise Bastos, Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de
operadores da psicanálise.

27/11 – Educação terapêutica: uma tentativa de separação da dicotomia ‘tratar e
educar’
Maria Cristina Machado Kupfer

04/12 – Trabalho com grupos de professores.
Yara Sayão

11/12 - Discussão de um caso de inclusão de uma aluna do curso
Maria Cristina machado Kupfer e Marise B. Bastos

35 aulas = 70 horas.

Horário dos seminários: segunda-feira das 14 às 16hs.

Seminários com Alfredo Jerusalinsky (1 mensal)

8 seminários = 16 horas

Carga Horária:

180 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Carina Arantes Faria
Christian Ingo Lenz Dunker
Fernando Anthero Galvao Colli
Lina Galletti Martins de Oliveira
Maria Cristina Machado Kupfer
Marise Bartolozzi Bastos
Oscar Angel Cesarotto
Rinaldo Voltolini
Rogerio Lerner
Valeria Amancio
Walkiria Helena Grant


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP