44107 - 2oENC.USP-ESCOLA - Química - Módulo 2 – Segunda Série do Ensino Médio |
Período da turma: | 18/07/2011 a 22/07/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | Trata-se de importante curso referencial para professores do ensino básico que pretendam lecionar o tema na escola básica, conforme recomendações contidas na Proposta Curricular do Estado – 2º Semestre do 2º ano do Ensino Médio.
Objetivos Atualizar conhecimentos em química para professores do ensino médio, nos tópicos relatados no item VI abaixo. Público Alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio. Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso: Aula1 – água para o Consumo Humano: propriedades, natureza e concentração de materiais dissolvidos, como expressar estas concentrações. Aula2 – Uso e preservação da água no mundo, fontes causadoras da poluição das águas, impurezas presentes na água, métodos de purificação. Aula3 – Modelos sobre a estrutura da matéria. Emprego de medidas de condutividade para melhor entendimento de estruturas de substâncias e de soluções moleculares e eletrolíticas.Conceito de íons e de solvatação. Aula4 – Visão quantitativa das transformações químicas. Exemplos de transformações do dia-a-dia, representação das transformações na forma de equações químicas. Aula5 – Energia envolvida em diferentes transformações químicas. Aula6 – Forças de interação nos diferentes estados físicos da matéria. Ligações fortes e fraca, inter e intra moleculares. Aula7 – Pressão atmosférica e seu efeito sobre a temperatura de ebulição. Aula8 – Transformações químicas de óxido-redução. Exemplos do dia-a-dia e de processos industriais. Corrosão metálica. Aula9 – Pilhas, acumuladores e células a combustível. Cuidados com o meio ambiente. Reciclagem de materiais. Aula10 – Eletrólise em meio aquoso e de sais fundidos. Aplicações a processos industriais. ------------------ Forma de acompanhamento e avaliação dos participantes e do curso: .Discussão em sala de aula e prova sobre o conteúdo no final do curso. Bibliografia de referência comentada: Marcondes, M. E. R.(Coordenação) "Interações e Transformações I, II, III,IV" - Guia do Professor - GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química - Ed.EDUSP, 2005. Estes livros apresentam o conhecimento químico de forma contextualizada, não deixando, entretanto, de abordar os conceitos químicos com precisão e trazem os conteúdos abordados no atual currículo de Química do Estado de São Paulo, com a perspectiva metodológica apontada no currículo e nos PCNs. Mortmer, E.D(Coordenação) "Química:ensino médio" - Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006 - Coleção Explorando o Ensino. Esta coleção traz artigos publicados na Revista Química Nova na Escola referentes ao ensino de conceitos químicos e a atividades de ensino contextualizadas. Marcondes M.E.R. (Coordenação) "Ciências Humanas e suas Tecnologias-Química'- Cadernos do Professor - Séries do Ensino Médio - 2009 -Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Esses cadernos, do conhecimento do professor da rede pública, trazem exemplos de abordagem dos conteúdos químicos de forma contextualizada e com metodologia de ensino apontada no currículo do estado de São Paulo, bem como nos PCNs. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Silvia Maria Leite Agostinho |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |