Atividade

44106 - 2oENC.USP-ESCOLA - Projetos interdisciplinares na Escola Pública

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

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Descrição: Trata-se de importante curso referencial para professores do ensino básico que pretendam trabalhar o tema na escola, conforme recomendações contidas na Proposta Curricular do Estado – 2º Semestre do 1º ano do Ensino Médio.
O Encontro faz parte do Programa Novos Talentos, apoiado pela CAPES.

IV. Objetivos
Preparar o professor para trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos para a educação básica.

V. Público Alvo:
Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio.

VI. Conteúdo:
- Projetos e a sua importância na aprendizagem dentro da escola pública.
- Estrutura de um projeto.
- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na escola pública.
- Avaliação de projetos como indicadores de aprendizagem.
- Oficinas de materiais norteadores de projetos em Ciências.
1- Móbile de equilíbrio estático com sólidos geométricos.
2- Montanha-Russa de papel.
3- Atividades de astronomia.
4- Instrumentos musicais - som e música.
5- Confecção de pôsteres para exposições.
6- Holograma feito à mão.
7- Usinas de transformação de energia elétrica e suatentabilidade energética.
8- Modelos didáticos de moléculas 3D.
9- Modelo mecânico do experimento de Rutherford.

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Bibliografia:

Hecht, E. Optica. Ed. Calouste Gulbekian. Lisboa, PT. 2001.
O texto mais completo sobre Óptica, tanto do ponto de vista conceitual como sob o ponto de vista formal.

Hewitt, P. Física Conceitual. Ed Bookman. Porto Alegre, RS. 2008.
O texto apresenta os principais conceitos da Física, numa linguagem clara, simples e precisa e procurando relacionar com o cotidiano.

Perrenoud, P. Pedagogia diferenciada. Ed Artmed. Porto Alegre, RS. 2000.
Trata de várias teorias que norteiam as estratégias interdisciplinares dos projetos.

Hoffmann, J. Avaliar para promover. Ed. Mediação. Porto Alegre, RS.2001.
Trata das teorias de avaliações diagnósticas e formativas, que permeiam os projetos interdisciplinares.

Oliveira, R. J. A escola e o ensino de Ciências. Ed. Unisinos. São Leopoldo, RS. 2001.
Trabalha as pesquisas em ensino de ciências na escola, como uma forma de levar os resultados das pesquisas para dentro da sala de aula.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Jonny Nelson Teixeira


 
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