Atividade

44105 - 2oENC.USP-ESCOLA - Óptica: Conceitos, Exemplos, Contexto e Experimentos

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
- Luz e visão, energia radiante e ondas eletromagnéticas;
- Classificação de fontes de luz: mono e poli-cromática, puntiformes e extensas, primárias e secundárias;
- Fenômenos de reflexão (regular e difusa), refração (regular e difusa) e absorção;
- Classificação dos meios: opacos, translúcidos e transparentes;
- Entendendo as cores;
REFLEXÃO DA LUZ
- Construção e classificação de imagens em espelhos planos;
- campo visual e ângulo visual;
- Associação de dois espelhos planos;
- Espelhos esféricos: construção e classificação de imagens;
REFRAÇÃO DA LUZ
- Lei de Snell;
- Dioptro plano;
- Prisma e dispersão da luz branca;
- Reflexão total da luz;
- Lentes esféricas delgadas:construção e classificação de imagens;
- Olho humano;
ÓPTICA FÍSICA
- Difração;
- Interferência;
DISCUSSÕES PROPOSTAS:
- Incandescência, fosforescência e fluorescência;
- Limite de acuidade visual = 1 minuto de grau;
- Cor do céu azul, cor do poente e cor das nuvens;
- Dia na Lua e no Everest;
- Função do orifício na câmara escura;
- O que realmente enxergamos ao observar um feixe de laser;
- Caminho (interação)da luz em meios transparentes e opacos;
- Enantiomorfismo e associação de espelhos;
- Espelhos paralelos;
- Ponto cego no espelhinho do carro;
- Leis da reflexão em espelhos esféricos e reflexão difusa;
- Continuidade óptica e o tetracloro etileno;
- Arco-Íris primário e secundário;
- Fibra ótica e as miragens;
- Condições de nitidez de Gauss e as aberrações;
- Entendendo a fórmula do fabricante de lentes;
- Acomodação e adaptação visual e analogia entre olho humano e câmera fotográfica;
- Dia mais longo e sol achatado pela refração;
- Hologramas e imagens 3D;
- Ilusões de óptica: ilusão da fronteira e da intensidade de cores, ilusão dos tamanhos e ilusão do paralelismo;
- Diferença entre objeto e objeto visto;
- Diferença entre liso e áspero e o comprimento de onda incidente;
- Cores na bola de sabão (iridescência)
EXPERIMENTOS:
- Kit com lentes e espelhos: principais propriedades
- Câmara escura
- Imagem fora do espelho
- Mirage e o porquinho
- Cuba de reflexão total do laser
- Sombra colorida
- holograma feito a mão
- Sulfite enrolado e buraco na mão
- Discos girantes e a ilusão das cores
- Casa de Ames
----------------------------------------------------------------

HEWITT: FUNDAMENTOS DA FÍSICA CONCEITUAL - BOOKMAN- 2009
• Traz inúmeros exemplos do dia-a-dia nos quais podem ser observados fenômenos ópticos. Usa uma linguagem bastante acessível e cumpre todo conteúdo programático da óptica do ensino básico.
GREF-VOL-2 - EDUSP - 4a ed-1998.
• O material didático do GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física ) é produzido por um grupo de professores da rede estadual de ensino de São Paulo coordenados por docentes do Instituto de Física da USP. O objetivo do grupo é elaborar uma proposta de ensino de Física para o ensino médio (2º grau) que esteja vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Danilo Claro Zanardi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP