44105 - 2oENC.USP-ESCOLA - Óptica: Conceitos, Exemplos, Contexto e Experimentos |
Período da turma: | 18/07/2011 a 22/07/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
- Luz e visão, energia radiante e ondas eletromagnéticas; - Classificação de fontes de luz: mono e poli-cromática, puntiformes e extensas, primárias e secundárias; - Fenômenos de reflexão (regular e difusa), refração (regular e difusa) e absorção; - Classificação dos meios: opacos, translúcidos e transparentes; - Entendendo as cores; REFLEXÃO DA LUZ - Construção e classificação de imagens em espelhos planos; - campo visual e ângulo visual; - Associação de dois espelhos planos; - Espelhos esféricos: construção e classificação de imagens; REFRAÇÃO DA LUZ - Lei de Snell; - Dioptro plano; - Prisma e dispersão da luz branca; - Reflexão total da luz; - Lentes esféricas delgadas:construção e classificação de imagens; - Olho humano; ÓPTICA FÍSICA - Difração; - Interferência; DISCUSSÕES PROPOSTAS: - Incandescência, fosforescência e fluorescência; - Limite de acuidade visual = 1 minuto de grau; - Cor do céu azul, cor do poente e cor das nuvens; - Dia na Lua e no Everest; - Função do orifício na câmara escura; - O que realmente enxergamos ao observar um feixe de laser; - Caminho (interação)da luz em meios transparentes e opacos; - Enantiomorfismo e associação de espelhos; - Espelhos paralelos; - Ponto cego no espelhinho do carro; - Leis da reflexão em espelhos esféricos e reflexão difusa; - Continuidade óptica e o tetracloro etileno; - Arco-Íris primário e secundário; - Fibra ótica e as miragens; - Condições de nitidez de Gauss e as aberrações; - Entendendo a fórmula do fabricante de lentes; - Acomodação e adaptação visual e analogia entre olho humano e câmera fotográfica; - Dia mais longo e sol achatado pela refração; - Hologramas e imagens 3D; - Ilusões de óptica: ilusão da fronteira e da intensidade de cores, ilusão dos tamanhos e ilusão do paralelismo; - Diferença entre objeto e objeto visto; - Diferença entre liso e áspero e o comprimento de onda incidente; - Cores na bola de sabão (iridescência) EXPERIMENTOS: - Kit com lentes e espelhos: principais propriedades - Câmara escura - Imagem fora do espelho - Mirage e o porquinho - Cuba de reflexão total do laser - Sombra colorida - holograma feito a mão - Sulfite enrolado e buraco na mão - Discos girantes e a ilusão das cores - Casa de Ames ---------------------------------------------------------------- HEWITT: FUNDAMENTOS DA FÍSICA CONCEITUAL - BOOKMAN- 2009 • Traz inúmeros exemplos do dia-a-dia nos quais podem ser observados fenômenos ópticos. Usa uma linguagem bastante acessível e cumpre todo conteúdo programático da óptica do ensino básico. GREF-VOL-2 - EDUSP - 4a ed-1998. • O material didático do GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física ) é produzido por um grupo de professores da rede estadual de ensino de São Paulo coordenados por docentes do Instituto de Física da USP. O objetivo do grupo é elaborar uma proposta de ensino de Física para o ensino médio (2º grau) que esteja vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Danilo Claro Zanardi |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |