Atividade

44104 - 2oENC.USP-ESCOLA - Oficina de Edição e Finalização de conteúdo para web

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

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Descrição: O curso faz parte do Programa Geral do II Encontro USP-ESCOLA, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física (CCEx-IFUSP) para início em julho de 2011. Os Encontros reúnem semestralmente cursos de atualização para professores do ensino básico, com temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. Com isso, pretende-se não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na Universidade.
Trata-se de importante curso referencial para professores do ensino básico que pretendam valer-se de instrumentos diferenciais em suas aulas.
IV. Objetivos:
Introduzir os alunos nos princípios práticos da edição audiovisual e da publicação de suas realizações de forma autônoma, incorporando ao cotidiano os meios de produção contemporâneos.
V. Público Alvo:
Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio.
VI. Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
Primeira parte (20 horas): Oficina de edição na qual é apresentado um panorama dos programas de edição não-linear disponíveis na rede. Os alunos editam o exercício produzido na atividade 3 passando por tópicos como a organização do material, a questão do ponto de vista, decupagem, construção de sentidos, montagem interna, o corte em movimento e em continuidade, ritmo, elipses, o corte e seus efeitos nas relações espaciais e temporais, bem como questões básicas de construção sonora. Segunda Parte (20 horas): Oficina de finalização de vídeo para publicação na web. Os alunos aprendem a finalizar e a publicar seus vídeos na internet, criando espaços próprios para a disponibilização de conteúdos futuros, experimentando alternativas de transmissão de streaming de vídeo e áudio, além de tomar contato com ferramentas de geração de conteúdos digitais e web 2.0.
Resultados esperados: que o professor seja capaz de realizar juntos aos seus alunos e a ensinar-lhes, através de uma aproximação com as tecnologias do cotidiano, a produzir, realizar e finalizar produções áudios-visuais

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AUMONT, Jacques. 1993. A imagem. Campinas, Papirus.
Entendimento dos processos de formação da imagem e da percepção visual.
CHION, Michel. 1981. O roteiro de cinema. SP: Martins Fontes.
Destaca as técnicas utilizadas na confecção de roteiros e seus princípios.
FIELD, Syd. 1997. Quatro roteiros. Estudos do roteiro americano. Uma análise de quatro inovadores clássicos contemporâneos. RJ: objetiva.
A partir da análise dos roteiros de 4 filmes, o autor ensina como escrever para cinema.
KELLISON, Cathrine. 2007. Produção e direção para TV e vídeo. Uma abordagem prática. RJ: Elsevier.
Explicações sobre o papel do produtor na indústria da TV e do vídeo, destacando essa função nesse mercado.
GOSCIOLA, Vicente. 2003. Roteiro para as novas mídias. Do game à TV interativa. SP: Senac.
Aborda o roteiro na produção audiovisual dentro das mídas digitais, com destaque para a interatividade e hipertexto.
MACHADO, Arlindo. 1988. A arte do vídeo. S.P: Brasiliense.
Trabalho seminal sobre a concepção da imagem eletrônica, seu funcionamento, suas particularidades e suas implicações na cultural do século XX.
MARQUES, Gabriel Garcia. 1995. Como contar um conto. Niterói: Casa Jorge.
A partir das oficinas de roteiro, Gabriel Garcia Márquez supervisiona o desenvolvimento de histórias.
RABIGER, Michael. 2007. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier.
Estudos para a produção de filmes, com destaque para a função do diretor.
SCHAFFER, R. Murray. 1991 O Ouvido pensante. SP: Unesp.
Analisa o histórico dos sons e fenômenos musicais na civilização.
XAVIER, Ismail (org). 2005. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. 3ª ed. revista e ampliada. RJ: Paz e Terra.
Aborda o discurso cinematográfico e analisa o se torna visível ou não-visível para o espectador.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Almir Antonio Rosa


 
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