Atividade

44103 - 2oENC.USP-ESCOLA - O ensino da escrita em inglês através de gêneros textuais

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

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Descrição: Este curso se adequa à proposta curricular do ensino de língua inglesa na rede estadual do estado de São Paulo pelos seguintes motivos: a) busca capacitar o professor teoricamente a trabalhar com o conceito de gênero textual, um componente importante dos letramentos múltiplos, b) através dos gêneros textuais objetiva-se capacitar o professor a trabalhar de maneira mais consistente com a escrita, que também faz parte dos letramentos, c) os gêneros textuais constituem-se em um bom exemplo do funcionamento da língua como prática social; a compreensão desse funcionamento linguístico-discursivo confere uma formação cidadã mais sólida aos alunos e aos professores.

IV. Objetivos:
1) Promover a escrita em inglês na escola pública através dos gêneros textuais.
2) Despertar o interesse dos alunos e professores para a importância da escrita de modo geral e a viabilidade de seu ensino no contexto da escola pública
3) Expor as diferentes teorias de gênero textual e suas relações com os documentos oficiais
4) Motivar os professores para o ensino do inglês na escola pública


V. Público Alvo:
Professores de Inglês do ensino Fundamental e Médio.

VI. Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
Metodologia:
Aulas expositivas com intensa participação do grupo para a discussão dos textos. Um fichamento em português dos textos em inglês será disponibilizado aos professores para facilitar a compreensão dos mesmos. O curso será ministrado em português. Haverá também uma parte prática em que os professores analisarão e criarão atividades escritas baseadas em gêneros textuais para as séries nas quais trabalham.

Programa:
- o conceito de gênero textual e de língua como prática social
- As escolas de gênero textual (interacionismo-sociodiscursivo, sistêmico-funcional, nova retórica, inglês para fins específicos)
- conceituação, propostas pedagógicas, pressupostos teóricos.
- O gênero textual e os documentos oficiais (PCNs, OCNs e a Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo)
- Avaliação da produção escrita

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Eggins, S., & Martin, J. (1997). Genres and registers of discourse. In T. A. v. Dijk (Ed.), Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction vol. 1 (pp. 230-256). London: Sage.
Esse texto resume e ilustra a escola australiana de gêneros textuais, uma das escolas a serem explicadas no curso.
Ferreira, M.M. (2009). Uma aplicação da abordagem pedagógica Movimento do abstrato para o concreto para o ensino do gênero textual. Revista Solta a Voz 20, 1, 115-129.
Esse texto resume e ilustra a escola australiana de gêneros textuais, uma das escolas a serem explicadas no curso.
Fontanini, I. (2002). Cartas ao editor: a linguagem como forma de identificação social e ideológica. In: J.L.Meurer& D. Motta-Roth. Gêneros Textuais.Bauru, SP:EDUSC.
Esse texto exemplifica a análise de um gênero textual bastante comum e que pode ser utilizado pelo professor na sala de aula. A relação entre texto e contexto aqui fica bem clara.
Hyonn, S. (1996). Genre in three traditions: implications for ESL. TESOL Quaterly, 30(4), 693-722.
Esse texto, seminal na área de gêneros textuais, resume e compara algumas escolas.
Marcushi, L.A.(2008). Gêneros textuais no ensino de línguas. In. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.São Paulo, Parábola.
O capítulo, bastante didático, visa distinguir conceitos que podem ser facilmente confundidos por uma pessoa desconhece as teorias de gênero textual: discurso, gênero textual, texto, tipos de texto.
Meurer, J.L. Bonini, A. Motta-Roth,D.(orgs). (2005). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo, Parábola. (caps 7,8 e 11)
Esses capítulos visam exemplificar e esclarecer a visão da nova retórica e bakhtiniana sobre gêneros textuais e dos termos gênero textual e gênero do discurso.
Schneuwly, B.; Dolz, J. (orgs) Gêneros orais e escritos na escola. Trad. De Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras. 2004. p. 21-39.
Esse texto explica a perspectiva da escola bronckartiana de gênero textual.
Swales, J. M. (1990). Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
Esse livro, cujo resumo sera provido aos professores, traz a perspectiva do Inglês para fins Acadêmicos sobre gênero textual.
Hamp-Lyons, L. (1991). Assessing Second Language Writing in Academic Contexts. Ablex.
Um capítulo desse livro será trabalho, em que se expõe as opções de avaliação da produção escrita dos alunos.
O item O gênero textual e os documentos oficiais serão trabalhados a partir da leitura dos próprios documentos oficiais e seu material pedagógico.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Marilia Mendes Ferreira


 
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