Atividade

44102 - 2oENC.USP-ESCOLA - Libras e o ensino de Física na perspectiva inclusiva para a pessoa surda

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

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Descrição: A educação dos surdos tem passado por diversas transformações, com uma intensa produção científica entre as décadas de 1990 e 2010. Nesse período, foram realizados muitos trabalhos na área de alfabetização, letramento, história, sociologia e cultura surda, assim como estudos na área de matemática, culminado com a produção de diversos materiais e pesquisas para o ensino de Surdos no Brasil. Entretanto, houve menos trabalhos na área de ensino de Física e de outras disciplinas da área de exatas, o que acarreta dificuldades dos professores para lidarem com esse público. Este curso está sendo estruturado com o intuito de contribuir com essa formação e enfrentar os principais desafios, barreiras e perspectivas em relação ao ensino de Física para os professores e intérpretes que atuam em salas de aula.

IV. Objetivos

Atualização e formação de professores no estudo da linguagem de Libras voltada para o ensino de Física.

V. Público Alvo:
Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio.

VI. Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
• Os conceitos de inclusão e Exclusão.
• Legislação.
• Modelos de Educação para Surdos.
• Declaração de dois surdos formados no ensino superior e as barreiras educacionais enfrentadas pelos mesmos.
• Libras é o segundo idioma oficial do Brasil.
• Libras e Sinais básicos para a comunicação com surdos.
• A Importância da Experimentação no ensino para surdos.
• As metodologias de ensino de Física para surdos.
• Metodologias de Avaliação para surdos.
• Vocabulário em Libras na área de física no ambiente escolar.
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IX. Bibliografia de referência comentada:

Os livros abaixo oferecem um panorama recente sobre as principais pesquisas e dificuldades sobre o ensino de Línguas para pessoas surdas, o que também pode ser remetido para a área de ensino de Física na grande maioria dos aspectos.
QUADROS, Ronice Muller de. Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. In: 9º TheoreTical issues in sign language research conference florianópolis, Brasil, Dezembro 2006. Editora Arara Azul, 396 pg.
Esclarece acerca da importância da língua brasileira de sinais como língua materna dos surdos e sua utilização para acesso ao mundo externo.
QUADROS, Ronice Muller, Magali L. P.Schmiedt. Idéias para ensinar português para alunos surdos – Brasília : MEC, SEESP, 2006.120 p.
Oferece ferramentas e idéias para que os professores possam trabalhar a língua portuguesa, algumas delas aplicáveis ao ensino de física por analogia.

SACKS, OLIVER. Vendo Vozes: uma jornada ao mundo dos surdos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
Destaca a luta e o embate das comunidades surdas dos EUA em relação à língua americana de sinais e os desafios enfrentados por diversos surdos dentro das escolas especiais, sua exclusão e sentimento em relação a essas dificuldades. Essa obra oferece ao aluno do curso um mapeamento acerca da trajetória das comunidades surdas para que sua língua fosse reconhecida.
LORENZINI, Nydia Mara Pinheiro. Aquisição de Um Conceito Científico por Alunos Surdos de Classes Regulares do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2004.
Demonstra as dificuldades enfrentadas por docentes para ensinar ciências a alunos surdos incluídos.
Cardoso, Fabiano Cesar; Botan, Everton; Ferreira, Miriam Raquel. Sinalizando a Física. 1 – Vocabulário de Mecânica. Sinop: Projeto "Sinalizando a Fisica", 2010. 108 p.
Livro-base contendo a sinalização de conceitos e fenômenos físicos em libras na área de mecânica.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Jucivagno Francisco Cambuhy Silva
Márcia Batista da Silva
Roseli Cecilia Rocha de Carvalho Baumel


 
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