44098 - 2oENC.USP-ESCOLA - A contextualização no Ensino de Química |
Período da turma: | 18/07/2011 a 22/07/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos
O curso tratará de temas atuais relacionados à química no ensino médio, conforme recomendações da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Público Alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio. Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso: O curso contempla a formação dos alunos e as necessidades atuais da sociedade; 1 a química na formação para a cidadania - o tratamento de temas atuais relacionados à química no ensino médio; 2 as abordagens contextualizadas no ensino de química 3 exemplos e experiências de ensino Estratégias e recursos tecnológicos selecionados: . Projetores multimídia, laptop e retroprojetor. Forma de acompanhamento e avaliação dos participantes e do curso: A avaliação do curso será feita pelos próprios professores de forma conjunta, em um debate de idéias e sugestões, e haverá menção, no certificado, de trabalhos apresentados, se for o caso. Bibliografia de referência comentada: Artigos da Revista Química Nova na Escola – apresenta textos, experimentos, relatos de sala de aula e dados de pesquisa sobre a temática do curso Marcondes et. al. Oficinas Temáticas no Ensino Público visando a Formação Continuada de Professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. Acesso: http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/Publicacoes/25068001_%20internet.pdf – apresenta discussões e exemplos de temas contextualizados para o ensino de Química Santos, W. L. P.; Schnetzler, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. (Coleção educação) – apresenta pesquisas sobre contextualização no ensino de química GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química). Interações e Transformações IV: Química e a Sobrevivência: Hidrosfera - Fonte de Materiais. São Paulo: EDUSP, 2005 – material instrucional sobre o tema hidrosfera para o ensino médio de química Kotz, J. C. e Treichel Jr., P. M. Química geral e reações químicas. Trad. Flávio Maron Vichi. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 – apresenta conteúdos químicos sobre os temas abordados no curso. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Maria Eunice Ribeiro Marcondes |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |