Atividade

44098 - 2oENC.USP-ESCOLA - A contextualização no Ensino de Química

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos
O curso tratará de temas atuais relacionados à química no ensino médio, conforme recomendações da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Público Alvo:
Professores de Ciências do Ensino Fundamental (principalmente 8ª série) e de Física do Ensino Médio.

Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
O curso contempla a formação dos alunos e as necessidades atuais da sociedade;

1 a química na formação para a cidadania - o tratamento de temas atuais relacionados à química no ensino médio;
2 as abordagens contextualizadas no ensino de química
3 exemplos e experiências de ensino

Estratégias e recursos tecnológicos selecionados: .
Projetores multimídia, laptop e retroprojetor.

Forma de acompanhamento e avaliação dos participantes e do curso:
A avaliação do curso será feita pelos próprios professores de forma conjunta, em um debate de idéias e sugestões, e haverá menção, no certificado, de trabalhos apresentados, se for o caso.

Bibliografia de referência comentada:

Artigos da Revista Química Nova na Escola – apresenta textos, experimentos, relatos de sala de aula e dados de pesquisa sobre a temática do curso
Marcondes et. al. Oficinas Temáticas no Ensino Público visando a Formação Continuada de Professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. Acesso: http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/Publicacoes/25068001_%20internet.pdf – apresenta discussões e exemplos de temas contextualizados para o ensino de Química

Santos, W. L. P.; Schnetzler, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. (Coleção educação) – apresenta pesquisas sobre contextualização no ensino de química

GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química). Interações e Transformações IV: Química e a Sobrevivência: Hidrosfera - Fonte de Materiais. São Paulo: EDUSP, 2005 – material instrucional sobre o tema hidrosfera para o ensino médio de química

Kotz, J. C. e Treichel Jr., P. M. Química geral e reações químicas. Trad. Flávio Maron Vichi. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 – apresenta conteúdos químicos sobre os temas abordados no curso.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Maria Eunice Ribeiro Marcondes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP