Atividade

44097 - 2oENC.USP-ESCOLA - Superando Obstáculos no Ensino de Física Moderna e Contemporânea

Período da turma: 18/07/2011 a 22/07/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: I - Conteúdo Físico:
1 – Física Atômica: Propriedades macroscópicas dos materiais em relação à sua estrutura atômica. Modelos Atômicos. Átomo Quântico. Transições Atômicas. Espectros de Emissão e Absorção. Laser.
2 – Física Nuclear: Forças Nucleares. Estabilidade Nuclear. Emissão de Radiações. Efeitos Biológicos das Radições. Medicina Nuclear.
3 – Física de Partículas: Evolução Histórica das Partículas. A Ciência no Brasil. Propriedades das Partículas e sua Detecção. Simetrias e Leis de Conservação. Classificação das Partículas. Modelo Padrão. Aceleradores de Partículas. Problemas Atuais em Física de Altas Energias.
II – Estratégias de Ensino:
1 – Levantamento de Concepções e Hipóteses.
2 – Modelização.
3 – Experimentos de Baixo Custo e Analogias Experimentais.
4 – Leituras de Textos de Divulgação Científica.
5 – Uso da História da Ciência.
6 – Aprendizagem em Espaços não Formais (Laboratórios Científicos).
-----------
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2006.
Livro destinado a professores que explora diferentes metodologias de ensino, sobretudo voltadas à educação cidadã.
GURGEL, I. Elementos de uma Poética da Ciência: Fundamentos Teóricos e Implicações ao Ensino. São Paulo: Tese de Doutorado FEUSP, 2010.
Nesta tese, elaborada pelo ministrante do curso, discute-se como trabalhar a produção de textos no Ensino de Física.
GURGEL, I. A Imaginação Científica como Componente do Entendimento. São Paulo: Dissertação de Mestrado IFUSP, 2006.
Nesta dissertação, elaborada pelo ministrante do curso, discute-se como elaborar atividades que envolvem a imaginação para o ensino de Física Moderna e Contemporânea.
PIETROCOLA, M. (org) Ensino de Física. Florianópolis: Editora UFSC, 1999.
O livro apresenta resultados de diferentes pesquisas, abordando desde a problemática das concepções espontâneas quanto o ensino por modelos e abordagem CTS.
TIPLER, P. LEWILIN, A. Física Moderna. São Paulo: LTC, 2006.
Livro técnico que apresenta as teorias e conteúdos conceituais envolvidos no curso.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ivã Gurgel


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP