44097 - 2oENC.USP-ESCOLA - Superando Obstáculos no Ensino de Física Moderna e Contemporânea |
Período da turma: | 18/07/2011 a 22/07/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | I - Conteúdo Físico:
1 – Física Atômica: Propriedades macroscópicas dos materiais em relação à sua estrutura atômica. Modelos Atômicos. Átomo Quântico. Transições Atômicas. Espectros de Emissão e Absorção. Laser. 2 – Física Nuclear: Forças Nucleares. Estabilidade Nuclear. Emissão de Radiações. Efeitos Biológicos das Radições. Medicina Nuclear. 3 – Física de Partículas: Evolução Histórica das Partículas. A Ciência no Brasil. Propriedades das Partículas e sua Detecção. Simetrias e Leis de Conservação. Classificação das Partículas. Modelo Padrão. Aceleradores de Partículas. Problemas Atuais em Física de Altas Energias. II – Estratégias de Ensino: 1 – Levantamento de Concepções e Hipóteses. 2 – Modelização. 3 – Experimentos de Baixo Custo e Analogias Experimentais. 4 – Leituras de Textos de Divulgação Científica. 5 – Uso da História da Ciência. 6 – Aprendizagem em Espaços não Formais (Laboratórios Científicos). ----------- DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2006. Livro destinado a professores que explora diferentes metodologias de ensino, sobretudo voltadas à educação cidadã. GURGEL, I. Elementos de uma Poética da Ciência: Fundamentos Teóricos e Implicações ao Ensino. São Paulo: Tese de Doutorado FEUSP, 2010. Nesta tese, elaborada pelo ministrante do curso, discute-se como trabalhar a produção de textos no Ensino de Física. GURGEL, I. A Imaginação Científica como Componente do Entendimento. São Paulo: Dissertação de Mestrado IFUSP, 2006. Nesta dissertação, elaborada pelo ministrante do curso, discute-se como elaborar atividades que envolvem a imaginação para o ensino de Física Moderna e Contemporânea. PIETROCOLA, M. (org) Ensino de Física. Florianópolis: Editora UFSC, 1999. O livro apresenta resultados de diferentes pesquisas, abordando desde a problemática das concepções espontâneas quanto o ensino por modelos e abordagem CTS. TIPLER, P. LEWILIN, A. Física Moderna. São Paulo: LTC, 2006. Livro técnico que apresenta as teorias e conteúdos conceituais envolvidos no curso. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ivã Gurgel |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |