Atividade

42545 - Artes Decorativas e Cultura Material em Portugal e no Brasil: Desafios de Investigação

Período da turma: 06/06/2011 a 10/06/2011

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Descrição: 1.ª e 2.ª sessões

I – CONCEITOS GERAIS

1 – Conceitos gerais das Artes Decorativas
1.1. – Artes maiores, artes utilitárias e artes sumptuárias
1.2. – Artes Decorativas e Artesanato
1.3. – Artes Maiores versus Artes Menores
1.4. – Artista versus Artífice

2 – Transversalidade das Artes Decorativas: Uma leitura epocal e transepocal

3 – Classificação das Artes Decorativas
3.1. – Artes Decorativas Móveis
3.2. – Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica
3.3. – Artes do Ornamento Humano

4 – Perspectiva socioartística na análise das Artes Decorativas
4.1. – Concepção e execução do objecto em Artes Decorativas
4.2. – Caracterização do objecto
4.3. – Clientela e História dos objectos

5 – Uma visão sobre os estilos nas Artes Decorativas


II – FONTES PARA O ESTUDO DAS ARTES DECORATIVAS EM PORTUGAL E BRASIL

2.1.– A documentação
2.1.1. - Pública
2.1.2. - Privada
2.1.3. - Eclesiástica e Institucional

2.2.– A iconografia
2.2.1. - Pintura de ambientes
2.2.2. - Retrato
2.2.3. - Gravura
2.2.4. - Fotografia


3.ª sessão

PARTE II

AMBIENTES DECORATIVOS EM PORTUGAL E NO BRASIL

1 – Conceito de ambiente decorativo
2 – Ambientes decorativos unitários e ecléticos
3 – Ambientes decorativos religiosos e profanos
4 – Exemplos de ambientes decorativos setecentistas
5 – Exemplos de ambientes decorativos oitocentistas e do princípio do século XX
6 – Projectos de ambientes decorativos de meados do século XX


4.ª sessão

PARTE III

ARTES DO MOBILIÀRIO EM PORTUGAL E NO BRASIL NOS SÉCULOS XVIII E XIX

1– Conceitos introdutórios
1.1. – Apreciação crítica das propostas de António de Aguiar
1.2. – A classificação do Instituto dos Museus e da Conservação (Portugal)
1.3. – Mobiliário civil e religioso
1.4. – Técnicas e materiais
1.5. – Fontes para o estudo do mobiliário

2– Matrizes de influência no mobiliário português e brasileiro dos séculos XVIII e XIX.
3– Mobiliário barroco
4– Mobiliário rococó
5– Mobiliário neoclássico


5.ª sessão

PARTE IV


OURIVESARIA DE PORTUGAL E DO BRASIL: Aspectos Introdutórios

1 – Ourivesaria, prataria, joalharia e vária
2. – Joalharia popular versus joalharia erudita
3. – Ensaiador e Contraste
3.1 – O Regimento do Ensaiador do Ouro de 1693
4. – Prataria sacra e profana
5. – Marcas de posse: monogramas, nomes, representações heráldicas
6. – Ourives do ouro, ourives da prata, lavrante da prata, cravador de pedraria e lapidário
7. – Marca de ensaiador municipal, marca da contrastaria, marco do ourives fabricante e marca (nome) da casa comercial de ourivesaria
8. – Principais centros produtores de ourivesaria em Portugal e no Brasil
9. – De aprendiz a oficial, de oficial a mestre. O ofício de ourives do ouro e ourives da prata
10. – A Confraria de Santo Elói dos Ourives do Ouro e a Confraria de Santo Elói dos Ourives da Prata
11. – Técnicas dos trabalhos de ourivesaria
12.– Fontes para o estudo da ourivesaria em Portugal e no Brasil

Bibliografia de referência

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Reais jóias no Norte de Portugal. Porto: [s. n.], 1995. (Direcção) (Prefácio dos Duques de Bragança).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A arte de Luiz Ferreira. Porto: Ipanema Park Hotel, 1996; Porto: Lello Editores, 1996.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Roteiro da Exposição 'Pratas portuguesas em Colecções Particulares’. Porto: Instituto Português de Museus, 1998.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: séc. XV ao séc. XX. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Actas do I Colóquio Português de Ourivesaria. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1999 (Coordenação).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os paliteiros de prata do Club Portuense. Porto: Club Portuense, 1999.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A joalharia em Portugal: 1750-1825. Porto: Livraria Civilização Editora, 1999 (Prefácio do Prof. Doutor Joaquim Jaime Ferreira-Alves).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Pratas em colecções do Douro. Porto: Bienal da Prata de Lamego; Lello Editores, 2001.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Artes da Mesa em Portugal: do século XVIII ao século XXI. Porto: Edição de Maria João Oliveira, 2002; 2.ª ed. Porto: Livraria Civilização, 2005.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os notariais e a História da Família. Porto: Centro de Estudos de História da Família da Universidade Moderna do Porto, D. L. 2001.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Manuel Alcino: Tradição e modernidade na Ourivesaria Portuguesa. Porto: Manuel Alcino & Filhos, 2003. Bilingue: português e inglês.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A ourivesaria da prata em Portugal e os mestres portuenses: História e sociabilidade (1750-1810). Porto: Ed. do Autor, 2004 (Prefácio do Prof. Doutor Joaquim Jaime Ferreira-Alves).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A joalharia no Porto ao tempo dos Almada. Porto: CITAR, 2008 (Prefácio da Doutora Letizia Arbeteta Mira).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Arte e sociabilidade no Porto Romântico. Porto: CITAR, 2009 (Prefácio de Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto).
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Actas do II Colóquio Português de Ourivesaria (coordenação). Porto: CITAR, 2009.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os bichos de Luiz Ferreira: No centenário do seu nascimento (1909-2009). Porto: Luiz Ferreira & Filhos, 2009.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Matrizes da investigação em Artes Decorativas (direcção). Porto: CITAR, 2010.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Percursos da joalharia em Portugal: Séculos XVIII a XX. Porto: CITAR, 2010.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa
Heloisa Maria Silveira Barbuy


 
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