Atividade

42274 - INCENTIVO A FORMAÇÃO UNIVERSITARIA NA ZONA LESTE DE SAO PAULO.

Período da turma: 26/07/2011 a 15/12/2011

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Descrição: Programa completo, com ementas e referência bibliográfica atualizada (em anexo).
Os conteúdos a serem desenvolvidos neste programa são aqueles que compõem a base curricular do ensino médio e que são exigidos nos exames vestibulares e outros processos seletivos brasileiros para ingresso no ensino superior: Português, Redação, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês.

O material didático a ser empregado no curso foi elaborado por professores da Universidade de São Paulo e empregado no “Programa Pró-Universitário”, desenvolvido em 2004 e 2005 em uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação. Ele é composto por 9 apostilas, cada uma dedicada a uma disciplina curricular.

Tais materiais, organizados em apostilas, buscam preparar os estudantes para enfrentar com melhores condições o vestibular, retomando aspectos fundamentais da programação do ensino médio. De maneira sintética, cada uma dessas disciplinas curriculares pretende tratar dos seguintes aspectos:

Biologia
As Células e seus componentes, bem o seu funcionamento e do organismo que elas compõem; a organização dos seres vivos e sua distribuição no planeta; ser humano, plantas, animais, vírus, bactérias e fungos; O funcionamento interno do ser humano, suas relações sobre o mundo externo e as resultantes de suas ações.

Física
Re-visitar o mundo com um “olhar físico”, a partir de teorias, experimentos, história e relações entre tecnologias e sociedade, focando, de forma específica, os seguintes conteúdos: Luz e som; Calor; Eletromagnetismo, Mecânica, Energia e Física Moderna.

Geografia
Poder mundial e geopolítica; Fronteiras, Estados, Nação, poder e território; Localizações, movimentos e referencias; geografia da cidade; geografia do mundo; geografia humana.

História
Origem dos seres humanos até os dias atuais, compreendendo como o mundo em que vivemos contém referências históricas, e como estas podem ser lidas e entendidas por meio da exploração de diversas fontes. Explorar como o historiador trabalha com os materiais que seleciona para sua pesquisa, o tipo de conhecimento dela resultante e como exercícios podem permitir o entendimento de textos e de afirmações sobre momentos históricos.

Inglês
Construir significados através de textos; Formação do leitor de língua inglesa por meio de textos científicos, literários, de divulgação, jornalísticos e publicitários; reconhecimento de vocabulário e de elementos gramaticais básicos; reconhecimento das relações estabelecidas entre textos e contextos, orações e frases.

Língua Portuguesa
Variabilidade da linguagem e noção de norma; morfossintaxe das classes de palavras; processos de organização da frase; organização e articulação do texto; problema da significação; e recursos de estilo. A partir do contato com as normas gramaticais vigentes, trabalhar a interpretação e a produção de textos.

Matemática
Números, estatística, probabilidade e análise combinatória, geometria plana e espacial, geometria analítica, sistemas lineares e funções.

Química
A fenomenologia das transformações químicas, e suas interpretações em termos de modelos microscópicos e representações simbólicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas, visando a utilização racional da energia envolvida no processo, seu controle e rendimento. As ligações químicas, com ênfase em se evitar riscos à saúde e contaminação ambiental, e para a compreensão dos processos de produção de novos materiais e medicamentos.

Redação
Reconhecer e empregar recursos que conferem qualidade a textos; leitura e análise de textos; produção escrita e seus diferentes formatos e estilos.

BIBLIOGRAFIA

AMABIS & MARTHO. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Ed. Moderna, 2002.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2006.
CLARKE, S. MACMILLAN English Grammar - essential . Oxford: Macmillan Publishers, 2008.

COLLINS ESCOLAR PLUS - Dicionário bilíngue (port/ing - ing/port) - com CD-rom. Cengage Learning, 2009.

DICIONÁRIO MONOLÍNGUE ONLINE acesso em 30 de julho de 2010.

DONNINI, L., WEIGEL, A. & PLATERO, L. O ensino de língua inglesa - coleção ideias em ação. SP: Heinle Cengage Learning, 2010.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

FELTRE, R. Fundamentos da Química. São Paulo: Moderna, 2005.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986.

KERN, R. Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.

KOCH, I. V. G.; ELIAS, V. Ler e escrever: as estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.,,

LONGMAN - Dicionário escolar bilíngue (port/ing - ing/port) - com CD-rom. Longman, 2002.

LOPES, S. Bio 1.São Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

LOPES, S. Bio 2.São Paulo, Ed. Saraiva, 2002

LOPES, S. Bio 3.São Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

MCCARTHY, M., O'KEEFFE, A. & WALSH, S. Vocabulary matrix - understanding, learning, teaching. UK: Heinle Cengage Learning, 2010.

PERUZZO, T. & CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2008

SACHS, I. et alii (orgs). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SALVADOR, E. & USBERCO, J. Química Essencial: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2007.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. (2001) O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de janeiro: ED. Record, 2001.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Aracy A. M. Evangelista, Heliana Maria B. Brandão; Maria Zélia V. Machado (orgs.). A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática – ensino plural. São Paulo : Cortez, 2003.

Carga Horária:

192 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Diamantino Alves Correia Pereira
Dislane Zerbinatti Moraes
Paulo Rogério Miranda Correia
Ulisses Ferreira de Araújo


 
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