Atividade

41213 - Cinema da Reapropriação de Cultura de Arquivo

Período da turma: 17/03/2011 a 09/06/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
A metodologia empregada no curso conjuga exposição teórica (aspectos históricos, conceituais e artísticos da reapropriação cinematográfica do arquivo) e análise de filmes específicos que exemplificam e contradizem enunciados supostamente sistematizados e codificados sobre a prática do gênero.
Assim como a técnica e o conceito de montagem é decisiva para o gênero da reciclagem de filmes, o curso foi concebido como o possível desenvolvimento de um pensamento poético baseado em articulações e constelações entre processos e artefatos, entre tópicos e módulos, entre reflexão e criação.
A última parte é dedicada ao processo de criação de um filme sobre o encontro de um raro material na coleção Santos Dumont do Museu Paulista da USP. A partir do carretel de filme mutoscópio (1901) sobre Santos Dumont, a obra aborda aspectos históricos e artísticos do pré-cinema e do cinema de reapropriação de arquivo.
Estrutura

Módulo 1 - Uma (im)possível introdução à abordagem de arquivo pelo cinema
Aula 1 - Toda memória do mundo: arquivo e imaginação, história e estética
Fragmentos de uma história 1: filme de compilação
Aula 2 - Fragmentos de uma história 2: filme ensaio
Aula 3 - Fragmentos de uma história 3: filme de reapropriação

Módulo 2 - Uma (im)praticável amostragem de estudo de casos
Aula 4 - Reapropriação: Cinema de atrações por Ken Jacobs
Aula 5 - Ensaio: Histórias do Cinema por Jean-Luc Godard
Aula 6 - Limítrofe?: Desvios da viagem por Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi
Aula 7 - Limítrofe?: Elegia da morte do cinema por Bill Morrison

Módulo 3 - Uma (im)provável análise de filme
Aula 8 - Anatomia de um processo de pesquisa e criação 1: Encontrar um material
Anatomia de um processo de pesquisa e criação 2: Buscar os rastros
Aula 9 - Anatomia de um processo de pesquisa e criação 3: Restaurar os restos
Aula 10 - Arquivo, cinema e poética 1: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?”
Aula 11 - Arquivo, cinema e poética 2: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?”
Aula 12 - Arquivo, cinema e poética 3: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?”


BIBLIOGRAFIA:

(*) entre colchetes estão indicadas as bibliotecas da USP que possuem a obra

Módulo 1
ADRIANO, Carlos (ROSA, Carlos Adriano J de). O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. 384 f: il. (2 v.). Tese (Doutorado) – Orientador: Prof. Dr. Ismail Xavier – Escola de Comunicações e Artes, USP, 2008. [ECA, MP]
______. Um guia para as vanguardas cinematográficas. Trópico, São Paulo, abr. 2003. Disponível em . Acesso em 1 novembro 2010.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 9-15. [ECA, MP, FAU, FFLCH]
ELSAESSER, Thomas (Org.). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute, 1990. [ECA]
JAMES, David. E. Allegories of cinema. Princeton: Princeton University Press, 1989. [ECA]
KERN, Stephen. The culture of time and space, 1880-1918. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2003. [FFLCH, MP]
LEYDA, Jay. Films beget films: a study of the compilation film. New York: Hill and Wang, 1971.
MACHADO, Arlindo. Pré cinemas e pós cinemas. São Paulo: Papirus, 1997. [ECA, FFLCH]
SKOLLER, Jeffrey. Shadows, specters, shards: making history in avant-garde film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. [ECA, FFLCH]

Módulo 2
FRAMPTON, Hollis. For a metahistory of film: commonplace notes and hypotheses. In: ______. Circles of confusion: film, photography, video, texts 1968-1980. New York: Visual Studies Workshop Press, 1983. [ECA]
GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma. Paris: Gallimard/Gaumont, 1998. [ECA]
RUSSELL, Catherine. Experimental ethnography: the work of film in the age of video. Durham and London: Duke University Press, 1999. [FFLCH]
STRAUVEN, Wanda (Org.). The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

Módulo 3
CAMPOS, Augusto de. Carlos Adriano. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 189. [MP]
DIEGUES, Carlos. Um cinema de pura poesia e luz. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 190. [MP]
LABAKI, Amir. Quem tem medo da experimentação? In: ________. É tudo verdade. São Paulo: W11, 2005, p. 119-120. [MP]
MATTOS, Carlos Alberto. Ver, voar, volver. Rastros de Carmattos, Rio de Janeiro, 1 outubro 2010. Disponível em . Acesso em 1 nov. 2010. [MP]
PIGNATARI, Décio.. Carlos Adriano : he’s reel ! Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 abr. 1999. Caderno Acontece, p. 1. [MP]
VALENTE, Eduardo. Filme de amor. Revista Cinética, Rio de Janeiro, outubro 2010. Disponível em . Acesso em 1 nov. 2010. [MP]
VELOSO, Caetano. O cinema que faz do espectador um artista. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 188. [MP]

Filmografia

Módulo 1
Alone. Life wastes Andy Hardy - Martin Arnold - Áustria, 1998, 15 min
Dream work - Peter Tscherkassky - Áustria, 2001, 11 min
Film ist 1-12 - Gustav Deutsch - Áustria, 2004, 77 min (trechos)
Outer space - Peter Tscherkassky - Áustria, 1999, 10 min
Passage à la acte - Martin Arnold - Áustria, 1993, 12 min
Rose Hobart - Joseph Cornell - Estados Unidos, 1939, 17 min

Módulo 2
Dal polo all’ Equatore - Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi - Itália, 1986, 98 min
Decasia - Bill Morrison - Estados Unidos, 2002, 70 min
Histoire(s) du cinéma : 1a Toute les histoires - Jean-Luc Godard - França, 1998, 51 min
Histoire(s) du cinéma : 4b Les signes parmi nous – J.-L. Godard - França, 1998, 37 min
Return to the scene of the crime - Ken Jacobs - Estados Unidos, 2008, 93 min

Módulo 3
Santos Dumont: pré-cineasta? - Carlos Adriano - Brasil, 2010, 63 min 05 sec 07 frames

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Carlos Adriano Jeronimo de Rosa
Solange Ferraz de Lima


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP