Atividade

40118 - A prática com famílias nas instituições: contribuições teóricas e técnicas

Período da turma: 11/03/2011 a 01/07/2011

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Descrição: Objetivo: oferecer instrumentos conceituais e técnicos que auxiliem os profissionais a aprimorar seus contatos com famílias, no cotidiano de suas práticas institucionais, a partir do conhecimento maior da realidade psíquica e social dos grupos familiares, contribuindo, desta forma, para promover intervenções mais eficazes em suas áreas de atuação.
Público alvo: destina-se a profissionais da rede pública de saúde, educação e da área jurídica que lidam com famílias no cotidiano de suas práticas nas escolas, instituições de saúde, no Poder Judiciário etc.
Metodologia: aulas expositivas e discussões de situações de trabalho apresentadas pelos alunos.
Número de vagas e critério de seleção – 50 vagas. Não haverá prova de seleção para o curso. Os candidatos serão selecionados a partir da avaliação do currículo e carta justificando o interesse no curso.Ver requisitos de inscrições no item 6.
Requisitos e procedimento de inscrição – Poderão participar do curso profissionais que comprovadamente trabalhem em Instituições Públicas de Saúde, Educação e área Jurídica. As inscrições serão feitas de acordo com formulário específico de inscrição preenchidos na secretaria do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP.
Programa do curso
Aula Professores Tema da aula
Nome Instituição de origem Carga Horária
01 Belinda Mandelbaum USP 4 horas A família como sistema com uma estrutura de funcionamento inconsciente
02 Belinda Mandelbaum USP 4 horas Diversidade dos arranjos familiares no Brasil
Visão antropológica da família
03 Marcelo Lábaki Agostinho Especialista 4 horas O contato inicial com famílias
Transferência e contra-transferência no trabalho com famílias
04 Isabel Cristina Gomes USP 4 horas A criança doente como sintoma dos pais
05 Belinda Mandelbaum USP 4 horas Mitos familiares, crenças, valores
06 Cynthia Andersen Sarti Especialista 4 horas A família como espelho – um estudo sobre a moral dos pobres
07 Maria Inês Assumpção Fernandes USP 4 horas Famílias de migrantes
08 Adriana Marcondes Machado Especialista 4 horas Família e Escola
09 Belinda Mandelbaum USP 4 horas O espaço e o tempo familiar
10 Priscilla Nogueira Cavini USP 4 horas Família e políticas públicas
11 Maria Luisa Sandoval Schmidt USP 4 horas Programa de Saúde da Família (PSF)
12 Sidney Shine Especialista 4 horas A família na interface entre o direito e a psicologia
13 Marcelo Lábaki Agostinho Especialista 4 horas Família e Violência
14 Maria Júlia Kovács USP 4 horas A família e a morte
15 Vera Silvia Facciolla Paiva USP 4 horas Os órfãos da AIDS

Bibliografia
BERENSTEIN, I. “O espaço familiar” e “O tempo familiar”. Em: Família e doença mental. SP: Escuta, 1988.
BERENSTEIN, I. “O grupo familiar é um sistema com uma estrutura inconsciente”. Em: Família e doença mental. SP: Escuta, 1988.
BERQUÓ, E. “Arranjos familiares no Brasil”. Em: História da Vida Privada no Brasil. SP: Companhia das Letras, vol. 4.
BRITTON, R. “Representação como uma reação profissional inconsciente na dinâmica da família”. Em: Psicoterapia com famílias. SP: Casa do Psicólogo, 1988.
COPLEY, B. “Introduzindo as famílias na terapia familiar”. Em: Psicoterapia com famílias. SP: Casa do Psicólogo, 1988.
DE JONG, E. et al. La familia en los albores del nuevo milenio. Buenos Aires, Espacio Editorial, 2001.
DONZELOT, J. A Polícia das Famílias. RJ: Edições Graal, 1980.
FERREIRA, A. “Mitos familiares”. Em: BATESON, G. Interacción familiar
GOLDER, E. Clínica da Primeira Entrevista. SP: Jorge Zahar Editora, 2000.
LEVI-STRAUSS, C. “A família”. Em: O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70, 1986.
LAING, R.D. “Intervenção em situações sociais”. Em: A política da família. SP: Martins Fontes, 1983.
SARTI, C. A. “A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres”. SP: Cortez Editores Associados, 1996.

Carga horária e duração do curso – Curso de aperfeiçoamento de 60 horas com duração de 4 meses, ministrado 6ª feira de manhã (das 8 às 12 horas). O curso contará com 4 horas semanais divididas da seguinte forma:
o Primeira parte: aula teórica (2 horas)
o Segunda parte: discussão de situações de trabalho dos alunos (1 hora e 40 minutos). A discussão das situações de trabalho será relativa ao tema da aula teórica daquele dia.

Freqüência mínima exigida – o aluno deverá comparecer a, no mínimo, 85 % das aulas.

Critérios de aprovação – freqüência.

Nomes e atribuições de cada docente da Universidade de São Paulo
Nome Atribuição na USP
Belinda Mandelbaum Professora Doutora; Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, USP.
Isabel Cristina Gomes Professora Associada; Laboratório Casal e Família: Clínica e Estudos Psicossociais; Departamento de Psicologia Clínica; Instituto de Psicologia, USP.
Maria Inês Assumpção Fernandes Professora Titular; Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (LAPSO); Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, USP.
Maria Luisa Sandoval Schmidt Professora Associada; Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI); Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, USP.
Maria Júlia Kovács Professora Associada; Laboratório de Estudos sobre a Morte; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, USP.
Vera Silvia Facciolla Paiva Professora Doutora; Núcleo de Estudos e Prevenção da AIDS (NEPAIDS); Departamento de Psicologia Social e do Trabalho; Instituto de Psicologia, USP.

Currículos dos docentes externos à Universidade e especialistas convidados – ver anexos a este projeto.

Nomes dos servidores não-docentes participantes, quando sua qualificação assim o recomendar, devidamente autorizados pelo superior hierárquico.
Nome do servidores não-docentes Autorização do superior hierárquico

Proposta financeira – não haverá necessidade de auxílio financeiro, pois o curso será gratuito.

Justificativa dos participantes externos:
Cynthia Andersen Sarti: autora de um trabalho clássico na Antropologia brasileira sobre a moral familiar de populações pobres.
Sidney Shine: psicanalista com atuação na área da psicologia jurídica e com várias publicações na área.
Marcelo Lábaki Agostinho: psicanalista com atuação na área de família e infância em instituições públicas de Saúde Mental, tendo realizado mestrado sobre a primeira entrevista familiar. Atualmente é o psicólogo responsável pelo Serviço de Atendimento Psicológico a Famílias e Casais (SEFAM) do IPUSP.
Adriana Marcondes Machado: Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP, especialista em atendimento à comunidade e instituições, com experiência em intervenções em escolas públicas, no que se refere a relações família-escola.
Priscilla Nogueira Cavini: Mestranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia - USP -SP. Atualmente trabalha como coordenadora de Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF- no Programa de Saúde da Família, região sul do município de São Paulo, parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Organização Social Associação Congregação de Santa Catarina. Atuação como psicóloga e técnica em saúde mental por três anos no Programa Saúde da Família, região sudeste do município de São Paulo.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Adriana Marcondes Machado
Belinda Piltcher Haber Mandelbaum
Cynthia Andersen Sarti
Isabel Cristina Gomes
Marcelo Lábaki Agostinho
Maria Inês Assumpção Fernandes
Maria Julia Kovacs
Maria Luisa Sandoval Schmidt
Priscilla Nogueira Cavini
Sidney Kiyoshi Shine
Vera Silvia Facciolla Paiva


 
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